Recommended Posts

Publicado

Caros Amigos,

Embora não tivesse sido minha intenção, a Natureza tem destas coisas. A minha esposa tinha num aquário de exposição uns Discos de cativeiro dela (Marlboros Red, Snake Skins, etc.) e tinha lá emprestados uns Discos Selvagens meus. Acontece que um dos meus Discos Selvagens macho (que pelo aspecto e pose julgo ser um verdadeiro Disco α) se caiu de amores por uma fêmea Marlboro Red da minha esposa e acasalaram.

Até aqui nada demais não fosse um probleminha na criação de crias. É que o macho parece saber o que está a fazer e as crias andam em volta dele a comer muco sem problemas. Mas... Quando ele se abana e tenta largar as crias para estas irem para o corpo da fêmea, as desgraçadinhas ficam perdidas e não se dirigem para o corpo da mãe, é como se não a vissem sequer. Só quando o macho passa por perto é que elas mergulham que nem loucas sobre ele. Para além disso a fêmea quando pode apanha as crias com a boca e lança-as sobre o local que anteriormente foi o “ninho”.

Alguém já passou por um problema semelhante ou sabe de que se trata? E conhecem alguma solução? É que já criei outras vezes Discos e nunca observei tal problema.

Abraços,

Paulo

Publicado:

Bom...

Ninguém respondeu, mas felizmente também tudo tem corrido bem...

Embora as crias não pareçam comer grande coisa no corpo da mãe, pelo menos usam-na como “escudo” de protecção quando o pai as “deixa” para ir comer...

Pelo que sempre pude ver, o muco fornecido essencialmente pelo seu pai de origem selvagem é mais do que suficiente e de excelente qualidade, pois as crias mantiveram-se sempre bem gordas e com uma rápida taxa de crescimento...

Deixo aqui algumas fotos deles durante a alimentação das crias com Artémia Salina (peço desculpa pela qualidade das imagens, mas os vidros estão sujos com algas e eu não quis andar a mexer muito dentro do aquário a limpa-los para não perturbar a Família de Discos)...

Abraços,

Paulo

CasalComBebes2.jpg

Casal com as crias (é de notar no canto inferior esquerdo um dos meus Hypancistrus zebra L-46)

FemeaComBebes2.jpg

Fêmea com as crias durante o afastamento do macho

MachoComBebes.jpg

O macho e a prole

MachoComBebes2.jpg

É de notar que mesmo com a péssima qualidade das fotos o macho é um excelente exemplar (e Selvagem)

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas...

Paulo gostaria de saber se arranjas facilmente os L-46, já que disseste "um dos meus...", e já agora a que preço. É que aqui na minha zona nunca vi a venda infelizmente...

Um abraço

tiaGo Sá

Publicado:

Olá Paulo

Penso que o "problema " que apresentaste prende-se com o facto de as crias estarem predestinadas a procurar os reflexos cromáticos mais escuros, no caso do pai procuram a grande faixa negra, alias é normal em aquários com silicone preto ver as crias dirigirem-se para o mesmo.

Penso que com o passar dos dias elas aprendem a ir buscar o muco á mãe no entanto em casais "mistos" é vulgar acontecer o que relatas.

Abraço

frame.jpg