Recommended Posts

Publicado

aconteceu-me algo no minimo estranho..

tenho um casal de ramirezes que ja fizeram algumas posturas (vi os ovos mas nunca cresceu nada) mas desde a ultima que se separaram e foi aí que começou o "fenomeno". a femea começou a perseguir o macho a ficar cada vez maior. o macho mirrou literalmente e quase que teve pa morrer pq a femea n o deixava comer. mas o mais estranho é o facto de a femea estar a mudar para.. UM MACHO! ela ja tem o primeiro raio da barbatana dorsal enorme (q n tinha), as barbatanas pelvicas tb cresçeram e perdeu a cor rosada/magenta da barriga.

sei que existem especies que mudam de sexo durante a vida, mas agora com ramirezes.. se isso acontecesse ja se sabia!

espero que alguem me possa esclarecer isto.

[]´s!

Publicado:

pois, eu sei que é dificil de acreditar..

ainda agora antes de responder fui voltar a olhar pa eles e continuo :? quando vejo aquilo!

e garanto-te n sou eu q ando a inventar ou confundir coisas! tenho o aquario ao lado da cama e tenho acompanhado isto desde que começou ate hj, todos os dias!

 

posso por fotos, mas pouco vai adiantar pq o que se vai passar é dizerem que tenho dois machos.. até pq nao tenho nenhuma foto da femea antes de isto ter acontecido.. :D

 

n me considero nenhum biologo marinho ou especialista nesta materia, mas sei ver as diferenças entre machos e femeas! :?

Publicado:

A Natureza arranja sempre maneira de contrariar o que temos como garantido :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Sim realmente é estranho. E eu também estou a verificar o mesmo com o ramirezi femea que tenho no meu aquario. Era um casal, mas o macho morreu ha ja uns meses. E a femea tem vindo a mudar, e já não tem a zona da barriga rosada, e as barbatanas tornaram-se enormes e mais escuras. Não sei se é por estar sozinha.... :wink:

Publicado:

Calma!

 

Em primeiro lugar, a definição sexual dos peixes não é assim tão definida como a nossa, havendo espécies (principalmente marinhas MAS perciformes como os ciclídeos) que "decidem" entre eles quem é macho e quem é fêmea. Os próprios ciclídeos anões nascem sem sexo definido ficando principalmente ao sabor do pH e temperatura, nos primeiros dias, se vão ser machos ou fêmeas.

 

Em segundo lugar só se houver duas produções férteis pelo mesmo espécime é que se pode dizer que houve mudança de sexo.

 

Por exemplo nos apistos é comum determinados machos assumirem coloração e forma de fêmea porque sabendo que nunca vão ser dominantes, assim camuflados, metem-se facilmente no meio dum casal e aproveitam para fecundar uns ovitos à socapa!

 

De qualquer maneira há evidência científica de mudanças de sexo em anões sul-americanos por isso o relato é credível (vejam o artigo abaixo):

 

http://www.cichlidae.com/article.php?id=91

Publicado:

"UM CASO PARA ESPECIALISTAS!! ramirez transexual "

 

É pá não sabia que aqui também havia especialistas em transexuais

 

:P:crazyeyes: :D

fish2.gif