Madiques Publicado Janeiro 25, 2004 Publicado Janeiro 25, 2004 Tenho um difusor co2 caseiro no meu aquário de 120 litros. Hoje ao repor todos os componentes do difusor, coloquei fermento a mais; passado pouco tempo tinha alguma água do difusor no interior do meu aquário. A água passou a cristalina a esbranqiçada. Fiz uma TPA de 50% mas mesmo assim a àgua continua esbranquiçada. Isto poderá afectar os meus peixes? Que mais devo fazer? Desde já obrigado In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Nuno Carvalho Publicado: Janeiro 25, 2004 Publicado: Janeiro 25, 2004 Olá!!! Pois, para evitar esses acidentes é que utilizo este sistema: Mesmo sem haver acidentes misturado no CO2 acabam por ir moleculas de Alcool (produto da fermentação) que tb é muito volátil. Antes de utilizar este sistema o meu aquario chegou mesmo a cheirar a alcool (pouco mas cheirou). Para que começar a utilizar este sistema vai reparar que kd se muda a receita que a 2ª garrafa (que inicialmente só tinha água) também vai cheirar a alcool. Mais vale o alcool ficar na 2ªgarrafa do que ir para o aquario. Não respondi bem a tua questão mas espero ter ajudado com a sujestão. Abraços! Nuno Carvalho
Visitante Publicado: Janeiro 29, 2004 Publicado: Janeiro 29, 2004 Boas! Estou a pensar fazer um injector caseiro de CO2, mas de facto, tenho duvidas exactamente por causa do alcool que se forma durante a fermentação!!. Como impedir que o alcool entre no sistema arrastado pelo CO2 ?? Se calhar alguns problemas vem exactamente disto, é que as leveduras do femento degradam os açucares tranformado-os entre outros produtos de reacção o alcool etílico!! o resultado pode ser plantas viçosas , mas peixes "bebados"!!!!
Pedro Borges Publicado: Janeiro 30, 2004 Publicado: Janeiro 30, 2004 Peixes bebâdos - lol boa! O resultado não é entre outros álcool etílico, é exclusivamente álcool etílico O alcool à temperatura e pressão da garrafa apresenta-se normalmente sob a forma líquida, no entanto por ser um processo termodinâmico e não quântico, algum desse alcool assume a forma gasosa e é expelido juntamente com o CO2. A solução mais badalada para prevenir isto é a que o Nuno Carvalho apresentou. No entanto, com tantos passos intermédios é impossível que não se tenham perdas de pressão por fugas - é preciso muita atenção a isso, senão o CO2 não vai conseguir vencer a pressão da água e chegar ao fundo do aqua. Em suma, um bom sistema de CO2 DIY baseia-se em conseguir uma construçAo ESTANQUE. Quanto ao prob do líquido ter ido parar ao aqua, tenho um amigo meu a quem já aconteceu isso duas vezes e nunca teve probs com os peixes. É encorajador, mas sabes como é, cada caso é um caso. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Nóbrega Publicado: Janeiro 30, 2004 Publicado: Janeiro 30, 2004 boas! mesmo que o alcool entre para o aquário em forma de vapor (o gás é só depois da ebulição) este não vai ficar muito tempo na água, primeiro porque não se dissolve na água (é orgânico e a água é inorganica), é menos denso que a água ficando sempre na parte de cima, depois, como é muito volatil saírá do aqua por causa da temperatura. abraços! Categoria: Humano.
HomemPeixe Publicado: Janeiro 30, 2004 Publicado: Janeiro 30, 2004 A ideia que o Nuno Carvalho utiliza parece-me ser muito boa. Como não utilizo CO2 no aquário gostava de perguntar a quem utiliza e em especial quem o utiliza com um esquema caseiro: Qual é a vossa opinião sobre o esquema do Nuno Carvalho :D +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Visitante Publicado: Janeiro 30, 2004 Publicado: Janeiro 30, 2004 viva, Qual é a vossa opinião sobre o esquema do Nuno Carvalho É mais propenso a fugas. Ou tens maneira de vedar tudo muito bem ou então o CO2 nem deve chegar ao aqua. Eu uso uma mangueira directamente do CO2 para o aqua e nunca tive problemas. Uso no meio uma valvula anti retorno daquelas que se colocam nas bombas de ar de maneira a poder coloca-las abaixo do nivel de agua.
Recommended Posts