JoseTorres Publicado Fevereiro 9, 2006 Publicado Fevereiro 9, 2006 Depois de me inspirar com muitos de vocês, neste fantástico espaço. Resolvi dar início às minhas intervenções com esta iluminação, de forma a poder retribuir o que já aprendi com todos. Espero resolver muitas ideias que por aí andam! Lista de Compras - Placa de Madeira 4 mm - Cola de Madeira - Balastro - Casquilhos das lâmpadas - Arrancadores - Cabo de alimentação de computador - Interruptor - Alguns metros de fio - Chapa reflectora - Acrílico - (Espessura da Calha de alumínio em U) - Tinta preta para madeira Fase inicial: Fase Final: Resultado: Espero ter ajudado em alguma coisa. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Marc Publicado: Fevereiro 9, 2006 Publicado: Fevereiro 9, 2006 Muito bem senhor torres. "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
berlioz Publicado: Fevereiro 9, 2006 Publicado: Fevereiro 9, 2006 Tá um bom trabalho, parabens Seria uma ajuda tanbem colocares o valor gasto na montagem. Agora pergunto onde conseguiste os apoios para a calha de iluminação? Cumps
JoseTorres Publicado: Fevereiro 9, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2006 Muito obrigado Marc e berlioz berlioz o valor gasto na montagem é sempre um pouco relativo, existe sempre aquela peça que se compra e não serve, como foi no meu caso com os arrancadores (Singles) e o acrílico (repetir várias vezes os cortes e as colagens), o que temos disponível e o que temos de comprar. No entanto é o gozo que dá termos um DIY. Os preços, esses aqui vão: - Placa de Madeira 4 mm = 5 (+-120x50) - Cola de Madeira - Balastro = 3 - Casquilhos das lâmpadas = 4 (total) - Arrancadores duplos = 1,5 - Cabo de alimentação de computador - Interruptor = 3 (Loja de electrónica) - Alguns metros de fio - Chapa reflectora = 10 - Acrílico - (Espessura da Calha de alumínio em U) = 5 - Calha de alumínio em U = 4 - Tinta preta para madeira = 5 Total de +- 45 (Loja de bricolage - AKI) Os apoios, foram feitos por mim em acrílico, como podes ver nas fotos, são necessárias 5 peças para cada um deles. O que fiz foi, desenhar as peças de forma individual e imprimir em papel autocolante, para depois colar no acrílico. Depois foi só cortar, furar e colar(dito assim até parece fácil, só é preciso um bocadinho de tempo e paciência). Cumps Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Amun_ra Publicado: Fevereiro 14, 2006 Publicado: Fevereiro 14, 2006 Parabens pelo excelente trabalho, é so para reforçar a ideia de que os DIY podem ser bastante uteis e de uma qualidade profissional. Um abraço. Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
JoseTorres Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Amun_ra Muito obrigado, pela tua critica. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
JMBBA Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Parabens Zé Torres! Esta impecavel! Quase que poderias fazere uma linha de montagem e vender... ehehehe. Tenho a certeza que compradores não faltariam! Gr abraço! Zé Mário Vamos ver... mas só com paciência!
Ricardo C Sousa Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Excelente trabalho e contributo. Colaste o acrilico com o que? Disseram que era preciso uma cola/solvente especial. Compraste essa cola onde e qto custou? Outra coisa que fiquei com duvida, foi os suportes que usaste para o vidro de protecção da calha. Podes explicar melhor como o fizeste? Compraste algum tipo de vidro especial, tipo filtro UV? É que eu estou a fazer a minha, tambem 60cm 2x18W, mas optei por comprar uma armadura que me custou 15€ e traz 2 lampadas, balastro, arrancadores. É só ligar um cabo e está pronta a funcionar. Antes que me alertem sobre a questão das lampadas não serem apropriadas para aquario, devo dizer que isto é para um aqua de ciclideos africanos, onde só preciso da luz para ver os peixes. Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
JoseTorres Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Obrigado aos dois JMBBA e Ricardo C Sousa Ricardo C Sousa -Para ser honesto, foi com (supercola do Chinês) , depois de seca permite a utilização da lixa de papel. Relativamente á colagem, podes reparar que existem furos de broca diagonais nas zonas de contacto, o que depois de cheios de cola, facilitou em muito, uma colagem segura. -Os suportes para o vidro, foram improvisados com “pinças” que existem no interior das capas de DVD e afixados com pequenos parafusos á estrutura de madeira. O vidro é normalíssimo apenas o cortei á medida. -Parece uma boa compra, no entanto permite-me alertar-te para quando o ligares, sempre podes comprar lâmpadas de 1Euro no AKI. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
seraph Publicado: Setembro 29, 2006 Publicado: Setembro 29, 2006 boas! estou em estudo para fazer uma calha para o meu aqua plantado de 40cm! a questao é que não sei o tamanha das lampadas para começar a construir a estrutura conhecem algum site em que me possa basiar? é a 1ª vez que vou fazer um diy envolvendo tanta parte electrica, tou com imensas dúvidas! :\
JoseTorres Publicado: Outubro 3, 2006 Autor Publicado: Outubro 3, 2006 Dá uma vista de olhos aqui, http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/tipos.htm e aqui, http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm . Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Ang3lo Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 podias era colocar as medidas e isso para o pessoal aproveitar as tuas ideias ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Luís Fortunato Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Olá. podias era colocar as medidas e isso para o pessoal aproveitar as tuas ideias Não é preciso... são lâmpadas T8 de 18 watts cada... consegues ter uma ideia das dimensões da calha. Cada lâmpada de 18 watts tem de comprimento 59 cm. É teres um pouco de olho e tirares as tuas conclusões. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
JoseTorres Publicado: Outubro 11, 2006 Autor Publicado: Outubro 11, 2006 Boas Ang3lo Os apoios da calha foram feitos. Comprei uma chapa de acrílico, imprimi os suportes numa folha de papel autocolante, colei sobre o acrílico e com uma serra e voula. Uma lâmpada de 18w tem aproximadamente 60cm mais os casquilhos 62cm. Repara que na zona de contacto dos apoios com a calha existe uma calha em U, que permite ajustar/centrar a calha. Sempre que precisares de alguma coisa diz!!!. Cump. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Ang3lo Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Ok nao sabia isso das medidas e como tb nunca fiz nada do genero nao sabia Entao isso dos apoios ainda da um coto de traballho....vou tentar comecar com a parte de madeira primeiro e ir fazendo aos bocadinhos...hehe ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Ang3lo Publicado: Outubro 15, 2006 Publicado: Outubro 15, 2006 Boas aqui estou eu de novo para te perguntar uma coisinha o meu aqua tem as seguintes medidas 80*40*30 estou a pensar fazer uma calhar do genero da tua penso que duas lampadas de 18W/20w devem chegar nao achas? e se me podias dar estas medidas que o teu tem para ter uma ideia so... Tks pela ajuda ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
JoseTorres Publicado: Outubro 16, 2006 Autor Publicado: Outubro 16, 2006 Ola ang3lo E isto? No entanto, vê se esta iluminação e suficiente para aquilo que pretendes. Se quiseres umas plantas bonitas com este tipo de lâmpadas, no teu aquário de 100l, se calhar são precisas 4 ou 5 lâmpadas. Se precisares de alguma coisa diz. Cump Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
Ang3lo Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 Sim é mesmo isso...ja percebi tudo o meu aqua tem 98L mas com a areia e isso fica com 90L kero para plantas bonitas e isso achas que sera preciso mais que duas lampadas de 20w? Podes tambem colocar o eskema dos suportes?se calhar um tio de um amigo vai fazer isso em aluminio ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Ang3lo Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Boas ca estou eu novamente e para vos mostrar o meu desenho de um possivel apoio para a calha que vou montar queria saber a vossa opiniao em relacao as medidas e isso Aqui esta o desenho: A barra em baixo apoia na vidro com um suporte em cima desenhado de cada lado. agora surgui uma duvida em termos de centro de massa...tenho de ver isso?ou ao meter a calha akilo fica firme? Tks pela ajuda desde ja ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
JoseTorres Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Boas Ang3lo Foi assim que eu fiz. Espero ter ajudado. Cump. Os meus DIY´s Calha 180W Suspensa Calha Iluminação 2x18W Os meus aquários 200l e 55l
IsaGanhão Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 OI Ò Torres onde é que moras??????? :D Pá podias ser meu vizinho, caneco.........és mesmo engenhocas, Fica Bem Isa
Ang3lo Publicado: Novembro 11, 2006 Publicado: Novembro 11, 2006 Boas tenho uma duvida em relacao as ligaçoes.... o fio que sai do balastro liga ao suporte da lampada ou ao arrancador primeiro? isto é sai do balastro-»arrancador-»suporte1-»suporte2 ou balastro-»suporte1-»arrancador-»suporte2 e ja agora sr torres que sao aquelas cenas que tens na calha onde encaixa o suporte? ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
Luís Fortunato Publicado: Novembro 12, 2006 Publicado: Novembro 12, 2006 Olá. Os arrancadores, apesar de não ser perceptível no esquema que o JoseTorres apresentou, ligam-se sempre em paralelo: Tudo bem que nestas fotos os suportes dos arrancadores são independentes dos casquilhos das lâmpadas... Se tu reparares, no esquema que o JoseTorres apresentou, estão lá todas as ligações que necessitas de fazer para ligares essas duas lâmpadas em série: Se vires com atenção, repararás que há um fio que liga os extremos de uma mesma lâmpada um ao outro. Esses fios referem-se à ligação em paralelo dos arrancadores. Se ligares, tal e qual como no esquema do JoseTorres o sistema funcionará. Qualquer dúvida, estás a vontade. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ang3lo Publicado: Novembro 12, 2006 Publicado: Novembro 12, 2006 muito obrigado mesmo...fiquei mesmo a perceber agora ja nao tenho duvidas em relacao a montagem é que nao tava a chegar la que o arrancador era em paralelo....! Agora gostaria de saber se alguem me consegue arranjar esta ponta para as lampadas encaixarem é que no AKI de braga esta esgotado a algumas semanas e nas outras lojas so tem outros modelos que nao dao na minha calha! Se alguem tiver uma loja ou AKI que tenha este modelo que me diga eu mando o dinheiro e enviava por CTT quem me poder esse favor que diga alguma coisa sff A peça em questao é esta...... Seriam 4 peças destas! Obrigado ::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura:: Cumprimentos Angelo
PhantomNorth Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Boas. Já agora, como cortaste os apoios de acrilico para a calha? Essa perfeição foi apenas com serra e paciencia? Que grossura tem o acrilico?
Recommended Posts