Recommended Posts

Publicado

Penso ter um casal de danios gigantes (Devario aequipinnatus ou Danio malabaricus) ou de danio de bengal (Cyprinus devario).

Eis a foto deles:

casal.jpg

Tenho quase a certeza de serem os primeiros, mas enfim... existe sempre a dúvida.

O que se passa é o seguinte...

Será que a fêmea está "de esperanças"?

Eis uma foto da dita, em que se nota bem que ela está reboludinha

daniofemea.jpg.

Se assim for, quais os cuidados a ter com os rebentos? Alimentação, etc.

É que não consigo encontrar grande informação sobre esta espécie, referente à criação...

Publicado:

Olá.

Creio que não. As fêmeas são realmente muito mais "redondinhas" que os machos, que parecem um pouco enfezados ao pé delas. Como são peixes ovíparos, o volume da barriga não terá necessáriamente relação directa com a eventual postura.

Publicado:

Boas

Tens esses peixes a que temperatura? estão a mais de 27ºC certo.

O que tens de fazer é pegar nessa fêmea e colucala o mais breve possivel num aqua com muito musgo de java e com berlindes ou seixos do tamanho de berlindes a cobrir o fundo. A fêmea deve ser posta nesse aqua durante o dia e o macho(s) na noite desse mesmo dia,a temperatura deve estar a 25ºC, ( se os tiveres a 27ºC deves colyca-los directamente sem aclimatação). A desova deve ocurrer na manhã do dia seguinte.

Eu disse que deves fazer isso quanto antes pois as fêmeas cheia que não desovem podem morrer.

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Ora bem, respondendo...

Creio que não. As fêmeas são realmente muito mais "redondinhas" que os machos, que parecem um pouco enfezados ao pé delas. Como são peixes ovíparos, o volume da barriga não terá necessáriamente relação directa com a eventual postura.

Atenção, ela está MUITO mais redonda do que estava... se vires bem a foto ela está bem gorducha, não um pouco mais bojuda que o macho.

Boas

Tens esses peixes a que temperatura? estão a mais de 27ºC certo.

O que tens de fazer é pegar nessa fêmea e colucala o mais breve possivel num aqua com muito musgo de java e com berlindes ou seixos do tamanho de berlindes a cobrir o fundo.  A fêmea deve ser posta nesse aqua durante o dia e o macho(s) na noite desse mesmo dia,a temperatura deve estar a 25ºC, ( se os tiveres a 27ºC deves colyca-los directamente sem aclimatação). A desova deve ocurrer na manhã do dia seguinte.

Eu disse que deves fazer isso quanto antes pois as fêmeas cheia que não desovem podem morrer.

Nopes... o aquário anda na ordem dos 25 / 26 graus. Quanto a mudar de aquário, de momento é totalmente impossivel, pois não tenho outro disponível...

Agora fiquei foi preocupado com a história de não desovarem...

Estou é a pensar metê-los numa maternidade, mas sinceramente custa-me bastante, pois as dimensões dela são... exíguas na melhor das hipoteses para estes dois acelerados, que adoram atravessar o aquário de uma ponta à outra em excesso de velocidade :oops:

A ver vamos...

Publicado:

não os metas numa maternidade ias piorar as coisas, só tens um macho?

à temperatura que tens o aqua eles devem desovar sem problema o macho é que não deve conseguir fazer o serviço como deve de ser.

se conseguires arranjar pelo menos mais um macho aconselho a fazeres isso e já agora não te esqueças que eles são peixes de cardume, o nº minimo deve de ser de5 peixes 2 femeas para 3 machos.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

não os metas numa maternidade ias piorar as coisas, só tens um macho?

à temperatura que tens o aqua eles devem desovar sem problema o macho é que não deve conseguir fazer o serviço como deve de ser.

se conseguires arranjar pelo menos mais um macho aconselho a fazeres isso e já agora não te esqueças que eles são peixes de cardume, o nº minimo deve de ser de5 peixes 2 femeas para 3 machos.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"