Buracos


Joaoavo

Recommended Posts

Apesar de ter lido que as pomacea bridgesii não atacavam as plantas, estou desconfiado que estão a provocar o aparecimento de biracos redondos nas folhas da minha higrofila polisperma. É possível que sejam eles? Não acredito que seja falta de nutrientes porque as outras plantas estão muito bem. Suspeito disso porque a higrofila é a planta que tenho com as folhas mais tenras. Também tenho um CAE mas não acredito que seja ele. Posso tar enganado. Alguem me pode elucidar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como é que são os buracos? O facto de as outras plantas estarem bem não quer dizer que não seja nutrientes/nutriente. A hygrophila é uma planta de crescimento muito rápido e as plantas de crescimento rápido são as primeiras a mostrar sintomas de carência de nutrientes. Não excluo a hipótese de ter sido qualquer desses animais que referiste, mas acho muito remota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

buracos pequenos e logo nas folhas velhas...a pomacea não é, os caracois quando teem de comer alguma planta, preferem rebentos ou caules, não se atiram ao pior da planta, as folhas velhas.

 

Quanto ao diagnostico, saber algo mais cobre o aquario permite um diagnostico mais fácil.

 

e só tens buracos, mais nada? amarelecimento, etc? nada?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As pomaceas não foram de certeza pois tive o mesmo problema e não tenho pomaceas nem nenhum tipo de "caracois" no aquario.Quanto a resolução do problema não estou muito certo visto que depois disso fiz uma remodelação ao aquario na qual inclui um upgrade de luz e substrato fertil e fertilização liquida visto que antes estavam em falta os 3 essenciais.Podes dar mais detalhes do setup quanto à iluminação,fertilização e ph e dureza da agua?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma anúbia apresenta duas folhas com pontas amarelas, mas à parte disso mais nada. Deixei o aquário 3 dias sem luz para me livrar das filamentosas.

O setup é:

 

100x30x40

70W luz: 2x20W compactas domésticas daylight + 1 aqua-glo 30W

Fauna: 6 melanotaenia boesemani, 1 casal de paraísos, 2 bettas fêmea, 2 botias yo-yo, 1 CAE, 4 caridina japonica

Flora: Cryptocoryne wendtii green e brown,cryptocoryne crispatula balansae, cryptocoryne affinis, valisneria gigantea, sagitaria subulata, anubia nana, riccia, musgo de java, elodea, higrofila polisperma, ludwigia repens

substrato: areão de rio + laterite

Fertilização: Tetra PlantaMin

 

Creio que é falta de potássio. Quando encontrar algum sitio onde se venda sulfato de potássio vou fazer um fertilizante deste macro. Creio que os outros macros, tendo em conta a quantidade de peixes que tenho, estão sempre em valores bons para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais