PST Publicado Fevereiro 7, 2006 Publicado Fevereiro 7, 2006 Boas, já é o segundo lysmata que ponho no aquário que morre quase instantaneamente. Estarei a fazer algo mal na aclimatação (cerca de 30 minutos dentro do plástico e depois vou misturando gradualmente a água do aquário) ou é da química da água? No mesmo dia meti lá um ocelaris e um "bodião" (não me lembro do nome, é um daqueles que enchem a boca de areia ) que parecem perfeitamente em forma... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
mikie_aqua Publicado: Fevereiro 7, 2006 Publicado: Fevereiro 7, 2006 Já fiz a aclimatação a dois lysmata amboinensis e não tive problema nenhum ( a não ser o meu Clarkii que, enquanto não os matou! ( sim eu vi! ) não descansou... A aclimatação que fiz foi a seguinte: Dobrar a abertura do saco de forma a formar uma espécie de "bóia" junto à altura de água dentro do saco ( isto vai permitir o saco flutuar ficando com as mão livres ). Depois coloco um recipiente pequeno com água do aqua ( aproximadamente o mesmo volume de água que está dentro do aqua ), num ponto mais alto que o saco, com um tubo daqueles de ar com torneira de controle de fluxo na ponta de forma a que a água do aqua entre no saco gota-a-gota ( assim a possivel modança de química da água é o mais lenta possível ) Por fim afundo um pouco o saco no aqua ( de modo a que saia o mínimo de água do saco para o aqua ) e retiro o ser vivo para fora do saco. Para todo este processo demoro cerca de 30 minutos. Quanto a mim ( experiência apesar de pouca, e bom senso ), penso que este processo é muito eficaz mas aguarda mais respostas. Quanto à química, também poderá residir aqui o teu problema mas dando-nos valores te poderemos ajudar. Cumprimentos, Vitor Rosado
mikie_aqua Publicado: Fevereiro 7, 2006 Publicado: Fevereiro 7, 2006 Ups, correcção: O volume de água do aqua que ponho no recipiente é obviamente igual ao que está dentro do saco e não o volume do aqua! Cumprimentos, Vitor Rosado
aderito Publicado: Fevereiro 7, 2006 Publicado: Fevereiro 7, 2006 "mikie_aqua" disse: "Por fim afundo um pouco o saco no aqua ( de modo a que saia o mínimo de água do saco para o aqua ) e retiro o ser vivo para fora do saco." Tem muito cuidado para NUNCA misturares água do saco com a água do teu aquário... Podes ter algumas surpresas bem desagradáveis. Acho que o principal problema com os lysmata é a diferença de salinidade. Tens de a igualar demoradamente....
tikinho Publicado: Maio 1, 2006 Publicado: Maio 1, 2006 o lysmata se for introduzido sozinho nunca se tornara dominador em certas areas do aqua pois tem estudado a especie???sao mais incentivos em grupo os bodiao ja teem territorio marcado o lysmata ao entar sozinho ou 2 ou ate 3 nunca se iram sentir mais dominadores de espacos!!veja se e esse o problema??? se eu tiver calma ele tb tera tempo!!!
Recommended Posts