Recommended Posts

Publicado

Começo por logo dizer que a água a que tenho possibilidade de recolha para os aquários (poço) não é do melhor que há :o . Passo a explicar:

 

parâmetros:

pH: entre 4,5 a 6,5 sensivelmente

kH: 0

gH: 0

 

o que pude concluir com outras pessoas e pesquisas foi que, dado as durezas serem nulas ou perto disso, o pH balança entre valores muito separados e descontrolavelmente.

 

o que cheguei a fazer, também por influências que me levaram a crer o problema resolvido foi inserir calcário em grandes quantidades afim das durezas aumentarem e arrastarem o pH consigo para valores de 8-8,5 e sem grandes variações. mesmo assim, tenho tido alguns problemas com algumas espécies, mais precisamente com os africanos dos cyprichromis que foram cedendo aos poucos :P ... ainda assim e para contrastar, os similis estão perfeitos e até criam! :P

 

o que estava a pensar fazer nas férias da páscoa ou depois nas "grandes" era vender todos os aquários que tenho (é muito trabalho) e comprar um de 140x40x50 ou 140x40x60cm (CxLxA) e lá colocar amazónicos novamente, mais precisamente altuns e cardumes de pequeno porte.

 

1ª opção: colocar uma pequena quantidade de calcário, apenas para estabilizar as durezas em 3 ou 4 e assim também estabilizar o pH com adição de troncos a contrastar.

 

2ª opção: não me parece muito óbvia, pois isto não é para qualquer, mas fica para estatística... aquisição de um aparelho de monitorização ligado a C02 para estabilização do pH em dado valor, a contrastar com uma ligeira quantidade de calcário para, na mesma, subir ligeiramente as durezas.

 

3ª opção: esquecer este tipo de aquário :? :D e dedicar-me a zonas geográficas que contenham dureza média (adição do calcário) e pH na ordem dos 7 (com os troncos)... porém, muito sinceramente, não gosto de mais nenhuma zona e quanto as espécies, gosto muito de óscares,mas a largura (impossível de alterar) fica àquem dos requisitos "mínimos"...mesmo os áfricas foram um pouco uma desilução porque não são muito afectivos com os donos, como os óscares p.e. (perdoem-me esses viciados :D )...

 

4ª opção: desistir disto até aos meus muitos 30s quanto tiver aqui água canalizada ou quando mudar de casa... :D

 

desculpem o tamanho do tópico, mas estou cansado de tanto magicar...

ajudem pf

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

adaptares a fauna é sem duvida a melhor escolha.

 

outra coisa, se tens africanos para que queres injectar co2? o co2 baixa-te o ph e a dureza do aqua, n estabiliza nada... se a tua agua é acida, se adicionas calcario, depois troncos, depois co2 isso vai ficar uma salganhada e nunca vais ter valores estaveis, que é mt mais importante que o ter o PH em certo grau.

 

se queres manter os africanos, pa arranja areao coralino, o suficiente para cobrir a superficie do aqua ( n precisas de grande altura de areao coralino.. ele depois mistura-se com o normal e pronto. se quiseres, adiciona uma ou outra pedra calcaria e pronto. o PH pelo menos para 7 deve ir e depois matem-se estavel. eu ja fiz uma experiencia do genero uma vez e resultou bastante bem. a minha agua tinha o ph mais alto que o teu, mas tb tinha uma dureza baixa. no fim fiquei com PH entre 7,5 e 8 e uma dureza razoavel.

se quiseres mm, o areao calcario é mm a tua melhor soluçao. n metas e tudo de uma vez la para dentro senao isso varia-te o PH bruscamene... vao deitando um pouco la para dentro todos os dias.

smflogo.gif
Publicado:

acho que não perceberam... eu já fiz isso! já puz calcário (tanto no areão coralino como em rochas) e coloquei africanos...

 

mas queria mesmo era pôr amazónicos... daí a minha dúvida quanto Às possíveis formas de adaptar a minha água a esses habitantes.

 

Oinq:

quanto a isso é pouco possível... não há muitos peixes que gostem de pH que balance desta forma...

 

obrigado na mesma e continuem

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Bom dia.

Tens de preparar a àgua antes das mudas.

1º Arranjas um bidon com 100 lt e enches de àgua.

Põe-na a borbulhar durante 24 Horas com uma pedra difusora FORTE.

Testa a àgua pois penso que os valores já são outros.

Caso o valor de Ph se mantenha nos mesmos parametros:

Arranjas bicarbonato de sodio e acrescentas na àgua, 24 horas depois testa.

Se aos sem litros juntares 4 colheres de chá, eu diria que vais "arranjar" um Ph de 6,8 e um Kh de 4.

Aprende a "cozinhar" a tua àgua.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

obrigado pela sugestão!

 

mesmo assim, talvez conjugue com isso a 1ª opção, pois penso que o calcário (uma pedra no filtro) não é suficiente para elevar as durezas para valores muito altos, ainda por cima, quando "anulado" pelos troncos que obrigatoriamente terá como amazónico que irá ser.

 

ainda tenho muito tempo para planear estas mudanças, pois não gosto de coisas precipitadas.

mais sugestões são bem vindas!

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

para amazonico n está assim tao mau... ha quem crie discus em PH 5.

eles gostam de aguas acidas e moles.

 

mas se quiseres um pouco menos acida, mete apenas so um pouquinho de areao calcario, que te soube ligeirmanete a dureza e pronto.

os troncos n te vao alterar assim tanto o PH e acho que o co n acidifca a menos de 6 ( mas aqui ja estou a falar de cor ).

actualmente tenho um aquario em que queria um PH de 7 e uma dureza media. injecto co2 pq tenho algumas plantas e isso ainda ia acidificar mais.. que é que eu fiz. meti duas pedras calcarias la para dentro e tenho um ph estvavel estre os 7 e os 7,5 e pronto. nem me chateio mais.

 

ou entao faz como o joao machado disse.

smflogo.gif
Publicado:

pois, já tive discus nestas condições... o problema até nem é o pH, mas sim o facto de a dureza ser tão baixa afim de não segurar o pH num valor fixo...

 

obrigado pelas respostas, já estou mais iluminado... tava com receio que não houvesse grandes soluções.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

parâmetros:

pH: entre 4,5 a 6,5 sensivelmente

kH: 0

gH: 0

 

Eu mantenho um pseudo-amazonico.

 

Actualmente tenho o meu pH a entre 5.5 e 6 ( não me tem apetecido levar agua pa testar amiude, como tal é o que o teste colometrico dá ), para teres uma ideia, eu reponho agua com dureza pertinho do zero ( condutividades de 6 ou 7 ppm ) e pHs inferiores a 4. bowdown com a circulação ele fica nesses valores... tenho plantas e injecto CO2 ( embora o CO2 não acidifique a agua mais de 6,4 )

 

 

Ora se ja tens a agua mole e acida, porque raio queres meter calcareo? os amazonicos têm agua acida e mole :n00b:

Publicado:

bem, verifiquei agora a água da torneia, já não o fazia à um mês mais ou menos e fiquei um bocado alterado:

 

pH: 5

kH: 0

gH: 5

 

acho que deste modo, como sugeriram, fazendo a tal "oxigenação" deve chegar... ou se calhar seja até possível sem isso, mediante as alterações nos próximos tempos.

 

obrigado a todos

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Olá.

 

Põe essa mesma àgua de ph 5 a borbulhar bem 24H e testa de novo.

Se com isso queres dizer que a água dele tem CO2 dissolvido... a minha opinião, é que não tem... para haver CO2 dissolvido o KH tem de ser diferente de 0.

 

Já agora... se puderes, mede os nitratos.

Essa água vem de onde? Poço/fonte? Parece água de chuva, com nitratos dissolvidos :wink:

 

Mas já não digo nada.

Faz o que o João Machado te disse, e compara os resultados.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

 

Não obrigatoriamente.

 

Num aquário com turfa, podes ter um KH muito baixo,e o pH ser estável...

 

Numa água (geralmente muito mole) que contenha CO2 dissolvido, o KH pode ser alto, no entanto é muito instável o pH...

 

O equilíbrio ácido carbónico/bicarbonato/carbonato não é o único que pode tamponizar a água.

 

Óbviamente, que em aquários de água dura, é o que contribui quase na sua exclusividade, para o devido tamponamento. Mas daí a ser o único que pode existir...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

a água vem do poço. aqui não há água canalizada...

 

vou então comprar o teste para medir os nitratos.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

bem, fiz novamente os testes, nomeadamente o de nitratos:

 

pH: 4,5

kH: 0

gH: 5

NO2: 40 - 60 mg/l (ppm)

 

ainda não tive possibilidade de por a água a borbolhar dado que não tenho recipientes de grande capacidade ao ponto de dar resultados convincentes.

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Olá.

 

Fizeste o teste de Nitratos ou de Nitritos?

 

NO2: 40 - 60 mg/l (ppm)

Concerteza que te enganaste, e querias escrever NO3... se fosse isso em Nitritos :shock:

 

Fazendo umas contas rápidas, se o único ácido contributor para esse abaixamento de pH fosse o ácido nítrico, com essa concentração de nitratos, vemos que o pH varia entre 3.26-3.43.

Mas como o GH é apreciável (e ao GH estão sempre associadas bases), não é de estranhar que os contributores do GH estejam a aumentar ligeiramente o pH (até aos 4.5).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

sim, foi erro meu, o teste que efectuei foi o de nitratos (NO3).

 

então, que poderei fazer para resolver o problema, se é que há problema (parece-me que sim)?

Cumprimentos!

Diogo Correia

Publicado:

Olá mais uma vez.

 

Quanto ao que podes fazer, na minha opinião, é pouco... :?

Primeiro, para elevares o pH e KH, aconselhava-te a arranjar um recipiente o maior possível, onde ias adicionar Bicarbonato de Sódio. Tinhas era de ter uma agitação, nem que fosse pouca, para homogeneizar a solução.

 

Mas se formos a ver, já tens uma concentração de nitratos, um pouco alta :) Ou arranjas aquelas bolas de algas (Cladophora aegagropila) para ver se te livras dos nitratos, ou então trocas de água :(

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.