Aveludado no fundo do meu aqua


MiguelBarros

Recommended Posts

Boas

 

Parece ser fungos.Não sou muito entendido no assunto mas vou tentar ajudar.Acho k deves remover os fungos com uma mangueira enquanto tiras a agua do aquario.Fazer um TPA de 50% e comprar medicamentos anti fungos e juntas umas gotas.Se o sal não for prejudicial aos peixes que possuis juntas um pouco tambem.Não sei se faz diferença mas aconselhava-te a ligar tambem a bomba de ar.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Se calhar a filtragem que tens no aqua não é suficiente e tens pouca circulação da água daí esses depósitos.

 

Claro que posso estar a dizer um tremendo disparate e por isso se pussesses o setup do aqua ajudava muito. :D Parece-me ser um aqua de ciclídeos africanos ou estou enganada? Se assim for pelo que li estes gostam de águas movimentadas (daí o uso de powerheads).

 

Mas sem mais dados concretos podemos estar aqui a especular sem chegar a conclusões nenhumas.

 

Cumprimentos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não meteste comida demais nem nada? eu quando tive isso eram à volta de pedaços de comida que pus no inicio para iniciar o ciclo

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os peixes de lagos africnanos gostam de correntes? mas no lago as aguas n se movimentam muito (palavra corrigida).... digo eu, que de africanos pouco ou nada percebo.

 

Como eu disse eu também percebo pouco ou nada de africanos mas pelo que tenho lido no fórum pelo menos os tanganyka gostam de correntes. Acho eu... :?

 

De qualquer forma uma TPA deve resolver principalmente se aspirares isso. :oops:

 

Espero ter ajudado. :wink:

 

Cumprimentos a todos.

 

Ana Rita Godinho

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço ajuda de todos.

 

Aqua Malawi

 

Dimensões: 100x40x40

 

Iluminação: 2x30 W

 

Filtragem: Eheim 2213

 

Temperatura: 25 - 27ºC

 

pH: 7.5 - 7.8 (sei que devia ser mais, estou a trabalhar para melhorar o pH)

 

Habtantes:

 

- 2 Cynotilapia afra, maxo e femea

- 2 Labidochromis caeruleus, maxo e femea

 

Plantas:

 

- 3 Anubias Anã

 

- 1 Samambaia Africana

 

- 1 tronco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

silver_fox:

 

- Como eles são pequenos, não dou muita comida já para não se acumular no fundo.

 

Alexandre.S

 

- Este aveludado está situado só em determinadas partes do aqua, não está em todo o areão do aqua.

 

Um informação que pode ser util para me poderem ajudar. Eu no inicio da construção do aqua, não estava a pensar montar um aqua malawi, até porque queria colocar diversas expecies de plantas e então coloquei fertilizantes por baixo do areão de rio. Como depois decidi por malawi tive que colocar pedras e coloqueias sem esvaziar por completo o aqua o que fez que remexe-se com o fundo e liberta-se o fertelizante. Poderá ser uma causa? O fertilizantes provocar isto? Eu daqui a mais ou menos duas semanas vou remover tudo do aqua, para colocar outro tipo de areão e assim vou poder limpar tudo, mas até lá tenho receio que isto afecte os peixes que disponho actualmente.

 

Como eu referi agradeço todas as ajudas, algumas explicações aqui deixadas por voçês, não são certezas, mas agradeço-as na mesma. De qualquer forma espero que continuem ajudar-me a esclarecer algumas coisas deixadas aqui por voçês, como é o caso de usar ou não bombas de ar.

 

Obrigado a todos.

 

Miguel Barros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens pouca movimentaçao/circulaçao de agua se fosse a ti punha mais circulaçao e vais ver que esse problema vai ficar resolvido ...nao e nd d grave e os ciclideos africanos gostam de mt circulaçao de agua....e esses detritos acumulados vao desaparecendo esta descansado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MiguelBarros

 

uma coisa para aumentares o ph e pores pedras calcarias no aquario e areao de coral....quanto ao tronco que tens no aquario tira porque os troncos tem tendencia a por a agua acida e nao alcalina como tu queres :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

qual a conclusão acerca desse veludo é fungos são cianobactérias ou será que é baba de cegonha estou com curiusidade de saber o que é e como se trata porque já me aconteceu o mesmo e não cheguei a conclusão nenhuma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a mim aconteceu-me quando montei o aquário e desapareceu com a ciclagem normal. Quando introduzi os peixes ainda restava um pouco e não demorou muito porque os peixes desataram a comer aquilo.

 

Na minha modesta opinião ou tens o aquário há pouco tempo, ou a filtragem biológica está sem grande desempenho.

 

Tenho um amigo que é Eng. Agrónomo e que me disse que isso acontecia em tanques de irrigação quando era introduzida água nova, e que resolviam isso com a adição de enzimas. Eu não adicionei nada, (nem sei bem o que são enzimas, muito menos a aplicação em aquarofilia) apenas deixei o filtro amadurecer e pronto, nunca mais apareceu. Por lógica penso que as enzimas funcionam como as bactérias do filtro.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Se esse aveludado for branco / incolor são de facto bolores e normalmente crescem na materia organica acumulada no fundo do aquário por má circulação, excesso de comida e falta de limpeza do filtro mecânico ( deve ser semanal ) e falta de sifonagem e TPA?s. As trocas de água e a circulação são muito importantes nos ciclideos africanos sejam eles de lagos ou de rios , pporque gostam de águas bem oxigenadas.

Por vezes temos a formação de uma pelicula de " algas" geralmente verdes mas que podem ser negras ou bordeaux que são ciano bacterias. Nesse caso também o excesso de materia organica , o excesso de fosfatos e a falta de circulação e TPA's são a causa.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Rui Ferreira de Almeida,

 

Na passada semana mudei de casa e o aquário foi atrás.

Neste momento está a ciclar à exactamente 1 semana. Tenho posto partes de comida para ajudar à criação de bactérias. Na verdade tenho visto estes fungos no dia seguinte agarrados a essa comida.

A minha questão é: é um processo normal porque o filtro biológico ainda não está a 100% ? É seguro por peixes no aqua mesmo com esta situação?

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

penso que o melhor método para essa boa movimentação da água seria uma powerhead.

 

Eu num 60*30*30 resolvi esse problema com uma boa bomba de ar,

Num aquario dessas proporções talvez seja melhor uma powerhead.

 

Cumprimentos. ALexandre.S ;)

Alexandre Saraiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais