joni Publicado Fevereiro 4, 2006 Publicado Fevereiro 4, 2006 Peço ajuda para o seguinte: Na quinta - feira (hoje é sábado) comprei três neons na loja, esperando comprar na segunda pelo menos mais quatro. Pretendia iniciar o hobby de aquarofilista com estes três peixes que estão sozinhos num aqua de 60 cm. Quando os neons chegaram observei os mesmos e verifiquei parecer estar tudo certo. Na sexta começaram a surgir pequenas pintas brancas no corpo dos peixes e barbatanas, para além do facto que um deles não aconpanhar os outros permanece quase uma e exclusivamente no interior de uma concha que possuo. Tenho algumas plantas no aqua que já lá estavam há mais de uma semana, a Alternanthera reineckii lilacina e a cabomba, controlei apenas a temperatura da agua e também o ph, para os peixes que introduzi. Já tenho os neons doentes ainda agora chegaram ou o que é que se passará ? Vieram da loja doentes ? Não se adaptaram ? Ou fiz algo de errado ? Como é que posso resolver o problema ? Citar
silver_fox Publicado: Fevereiro 4, 2006 Publicado: Fevereiro 4, 2006 vê a temperatura da água, quase de certeza que houve uma descida brusca, provavelmente no transporte. o que fica sozinho provavelmente não resistirá, mas aumenta a temperatura para uns 29º e compra-lhes medicação para ictio e trata como diz nas instruções e boa sorte :D Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
hotrodder Publicado: Fevereiro 4, 2006 Publicado: Fevereiro 4, 2006 Boas! Podias passar o setup do teu aquario para te esclarecermos melhor, de qualquer das maneiras é provável que seja Ictio, aumanta a temperatura da água e se não tiveres mais peixes junta uma colher de sopa de sal. Já agora, as conchas alcalinizam a água, e os neons são peixes de águas ácidas. abraço Citar A Água está cada vez mais Viva!
joni Publicado: Fevereiro 5, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2006 Caros : Visualizei algumas fotografias de peixes com Ictio na internet e efectivamente o que os meus peixes têm é isso mesmo. Aumentei a temperatura da água para 29º.C e, para +/- 40 l de água adicionei uma colher de sopa de sal. (pergunto se chega ou acrescento mais ?) Quanto tempo deverei prosseguir com a temperatura elevada ? Os peixes toleram esta situação muito tempo ? Será este tratamento suficiente ? Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar. Citar
Pedro.Soares Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 Boas Quanto ao sal acho k é ineficaz no ictio.Tens bomba de ar?Se não tiveres compra uma para oxigenar a agua.A temperatura a 29 não é prejudicial aos peixes,mas certas plantas não aceitam essa temperatura muito tempo.Boa sorte. Citar Cumprimentos
NunoMGG Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 Já tive esse problema com neons,e isso deve ser certamente Ictio provocado pelo transporte (teu ou pela loja). O que eu fiz foi o seguinte... como tinha mais peixes no aquario, e não pareciam estar afectados, o que fiz foi cortar a parte de cima de um garrafao de 5L e coloquei la os neos, meti uma pedra difusora na agua para haver alguma oxigenação e fiz ai o tratamento. Com aproximadamente 4L torna-se mais facil de fazer actuar o medicamento. E ainda hj estão ali ok! Ahhh... é verdade, eu fiz isto no verão... nao era preciso termostato no garrafão Cumps. Citar
silver_fox Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 ja me falaram num produto da avipar que é o desinfekt para fazer um tratamento profilático a essas doenças quandos os peixes chegam do trasporte, alguém usa e como se dá? Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
joni Publicado: Fevereiro 5, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2006 Boa tarde : Como já referi aumentei a temperatura (29), reduzi o tempo de luz (12h para 8h), adicionei uma colher de sal e ao fim de 24 horas já começo a ver algumas melhoras nos peixes, o que estava sempre dentro da concha já sai e já se alimenta, apesar de ainda muito atacado e outro quase já não apresenta pontos brancos. A pergunta agora é quanto tempo é que continuo com estas medidas de excepção ? dois, três ou mais dias ? Obrigado. Citar
Fernando Soares Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 Joni A quanto tempo tinhas o aquario a funcionar antes da introdução dos peixes? Estaria bem ciclado? Coloca aqui o setup do teu aquario para melhor te poderem ajudar. Se for ictio o problema dos teus peixes, resolves com costamed da Sera, em dois dias ficas com o problema resolvido, pelo menos comigo deu sempre resultado. Mas isso esta claro so resolve se tiveres o aquario devidamente ciclado. cumps fsoares Citar
arty77 Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 a última vez que fiz um tratamento desse demorou cerca de 5 a 6 dias Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
NunoMGG Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 O medicamento que usas certamente tens as instruções no seu interior, convem seguir à regra as quantidades e dias a aplicar. Normalmente ao 6º dia os pontos ja devem ter desaparecido totalmente. No caso do que eu uso, aplico no 1º 2º 3º e 6º dia... Cumps. Citar
Recommended Posts