Pedro Borges Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 Nepias, estamos a falar de experiências ciéntíficas de laboratório e não da observação de aquariofilista. Estas experiências foram levadas a cabo com fósforo timbrado radioactivamente de forma a poder definir no fim, para além de qualquer dúvida, quanto foi absorvido de onde. não é necessário solos férteis, bastam solos envelhecidos com muitos resíduos orgânicos. e boa fertilização na água... bem, isso para mim são solos férteis... se calhar andamos para aqui a dizer o mesmo há algum tempo Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 eu tinha dito que um solo de laterite não continha macronutrientes... verdade... Só com o tempo é que estes melhoram...estes "capturam" o que anda na água. mas isso também acontece com solos pobres...eles com o tempo ganham material orgânico e ficam bem ricos... solos com húmus, têm naturalmente boas quatidades de todos os elementos...e com a carga orgância estão preparados para durar eternamente...desde que se coloque fertilização na água... por tudo isto considero a fertilização à água... o principal elemento para se mantêr um aquário plantado e saudável...mesmo com solos "rascos"... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 sim já começamos a concordar ... o que é bom! mas continuo na minha...podes comprar solo rasco... desde que faças boa fertilização liquida irás ter sucesso... pelo menos a médio e a longo prazo... O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 boas! algumas daquelas plantas que citaste são anfibias, conheço algumas . não sei se me fiz entender bem, mas não quiz dizer que as plantas absorviam exclusivamente pelas folhas e nada pela raíz. agora quanto á água (com nútrientes dissolvidos) passar da raíz ás folhas por osmose pode ser feita uma experiencia a comprovar o facto. toda a gente sabe que se a certas plantas lhes forem cortadas as raízes elas acabarão po morrer secas. se as plantas gastam energia a fazer o transporte da raíz até ás folhas deve ser obvio que não vão gastar energia com substancias inuteis. a experiencia que sugiro fazerem, que por sinal é muito conhecida é colocarem a flor do cravo dentro de uma jarra com corante alimentar, a flor, passado algum tempo (mais rápido quanto mais seco o ambiente), vai tornar-se da côr do corante adicionado á água. este corante não é uma substancia util para a planta, e é transportado da mesma maneira que seriam transportados nútrientes, mais aínda, a planta não tem raíz, e se considerarmos a raíz como um orgao da planta capaz de realizar tal processo gastando energia este orgao não existe na experiencia, o que prova que as substancias sobem até ás folhas por osmose, quanto mais seco for o ambiente em que a planta se encontra mais água sairá pelas suas folhas, fazendo com que sequem, para se estabelecer um equilibrio entre a solução em que a planta se encontra e as folhas a água vai subir por osmose. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 agora quanto á água (com nútrientes dissolvidos) passar da raíz ás folhas por osmose pode ser feita uma experiencia a comprovar o facto.Sim, é claro que passa da raiz para as folhas, mas não é por osmose rapaz osmose é um fenómeno completamente diferente toda a gente sabe que se a certas plantas lhes forem cortadas as raízes elas acabarão po morrer secas. Plantas terrestres... sim... e então? se as plantas gastam energia a fazer o transporte da raíz até ás folhas deve ser obvio que não vão gastar energia com substancias inuteis. Por acaso até nem é óbvio, nem verdade, muitas plantas absorvem metais pesados que não lhes servem para nada. E o teu próprio exemplo do cravo prova isso mesmo. Ainda quanto ao exemplo do cravo, volto a referir que não é osmose, é apenas um equilíbrio de humidades. Dou-te um exemplo semelhante, cortas uma tira de palel higiénico e mergulhas uma ponta em água, a água vai subir pelo papel higiénico pelo exacto mesmo processo que se passa com o cravo, quanto mais seco o ar, mais depressa sobe. É um fenómeno físico baseado na tensão superficial da água do qual as plantas terrestres tiram partido. Não tem absolutamente nada a haver com osmose. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Janeiro 28, 2004 Autor Share Publicado: Janeiro 28, 2004 Olá, Já alguem encontrou humos de minhoca em Portugal? Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Janeiro 28, 2004 Share Publicado: Janeiro 28, 2004 boas! osmose... pois... difusão simples talvez seja o termo mais indicado. o que dizes a isto? abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 29, 2004 Share Publicado: Janeiro 29, 2004 Já alguem encontrou humos de minhoca em Portugal?Apanha umas minhocas de terra (na terra) compra um saco de terra no hiper, mete lá as minhocas e raspa para lá os restos das refeições e mistura. Acabas com: Humus de minhoca da melhor qualidade. Caixote do lixo com maior taxa de reciclagem (menos matéria orgânica = podes fazer mais e melhor triagem para o ecoponto) Minhocas vivas como alimento para ciclideos Queres mais vantagens? tudo isto de borla? osmose... pois... difusão simples talvez seja o termo mais indicado. Pois, era só isso que eu estava a mencionar. de resto concordo na generalidade com o que dizes. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Janeiro 29, 2004 Autor Share Publicado: Janeiro 29, 2004 Olá MrPCB, já esperimentas-te a fazer esse humos caseiro? Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 29, 2004 Share Publicado: Janeiro 29, 2004 Por acaso ainda não. Mas estou muito tentado. Ví um documentário sobre o tema que me deixou fascinado. Um dia destes quando andar por Sintra vou levantar umas pedrinhas a ver se encontro minhocas e entro na jogada. Não é difícil entender que a coisa funciona, mas eu depois deixo aqui feedback. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Janeiro 30, 2004 Autor Share Publicado: Janeiro 30, 2004 MrPCB, vou tentar também. Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 Olá depois do que foi discutido, venho por uma pergunta... O melhor substrato será uma camada de argilha, coberta por uma camada de areao fino e/ou areia? de preferencia areia? No total com 10cm? mais ou menos? Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 Na minha opinião a longo prazo todas as formas de areão se equivalem (materia orgânica acumulada), o problema é a curto prazo algumas opções como o húmus podem facilitar a nossa vida...ou não... imaginem se este húmus tiver ainda carregadinho de matéria por decompor...a água vai ficar péssima para os peixes e plantas (cuidado com isso)... altura do areão? quanto mais melhor (minha opinião), mas ninguém quer um aquário cheio de areão até cima... areia fina como camada superficial no areão acho má ideia, é necessário alguma permeabilidade no areão para que haja alguma difusão dos elementos da água para o areão e vice-versa...(mas o vice-versa no caso de húmus ou produto similar...pode resultar em sopa verde...caldo verde de algas). claro que húmus bem colocado, e bem tratada será excelente, como referi a longo prazo os areões tem caracteristicas semelhantes (desde que não seja lavado o areão), só que ao colocar o húmus temos um produto talvez já com algumas das caracteristicas do "velho" areão...o que é sempre bom. Nunca usei húmus, mas sei que existe muito boa gente que consegue se safar com produtos destes, e MUITO BEM... claro que também há outros que acabam mal impressionados com o húmus... o húmus convém que fique ligeiramente isolado da água superficial (minha opinião), tipo com camadas de areão por cima deste...o problema é quando andamos a replantar e a plantar...humus pode vir á superficie e ...será uma grande bodega... laterite e outros produtos considero mais pobres, mas isso até pode ser boa ideia, a longo prazo este tem propriedades de "capturar" alguns dos nutrientes da coluna de água...e não tem algumas das desvantagem do húmus portanto é tudo compromissos, mas com cuidado qualquer areão serve...desde que se faça a tal fertilização da coluna de água com bom fertilizante liquido... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dave Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 Alo! Também acho q sem mta dificuldade se arranja um areão capaz de dar conta do recado. Por exemplo, o que tenho ali à espera de algum tempo para o colocar no futuro plantado é um areão apanhado num riozito mas, apesar de na altura parecer estar limpo, agora se o passar por água sai uma água mto acastanhada... parece-me que aquilo também tem alguma argila à mistura. A minha duvida é, se a argila pode ajudar no no desenvolvimento das plantas, se calhar não o devia lavar mto nem preocupar-me em tirar toda a sujidade, certo? Mas provavelmente é melhor fervê-lo?! De resto, vou optar pelo fertilizante liquido para complementar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 OI Eu tenho um AQ. de 25L em que o areão veio do rio Guadiana é práticamente todo costituido de xisto e tambem por mais que se lave sai sempre água castanha, eu por mim gosto bastante dele, não só pela cor mas também porque as plantas crescem bem nele. Só tem um inconveniente como não é muito arredondado torna-se um pouco agressivo para os barbilhos das cory que depressa se gastam. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Leal Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 A minha pergunta vem no seguimento de algumas observações que fiz em diversas fotos de biotopos e de algum conhecimento de alguns rios e zonas alagadas. Nas maioria dos casos as plantas que temos em aquário vêm dessas zonas, e reparei que na maioria dos casos o solo é composto por argila, ou terra relativamente compacta, e logo a cima uma mistura de lodo com matéria orgánica. E que nos estúarios existe ainda grandes áreas de com areia, sendo estas áreas onde crescem melhor as plantas. E reparei também que onde o areão é demasiado grande, as plantas não crescem tão bem. Por isso é que perguntei se no caso de querermos um plantado não seria melhor usar a tal argila que é muito impermiável, coberta com uma camada relativamente grande de areia. Julgo que eliminava-mos o problema de sujar a areia e a água, se tivessemos uma camada grande de areia, e como a argila é muito compacta, julgo que não a poderiamos arrancar junto com as plantas. que acham disto? Pesquisem antes de perguntar! Fish are friends, not foöd Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Janeiro 31, 2004 Autor Share Publicado: Janeiro 31, 2004 Também apanhei esse areão escuro misturado com argila num afluente do Guadiana. Plantei numa caixa de bombons Lilaeopsis mauritiana só com esse areão. Fica metade da planta na forma emersa e ela está na minha opinião a desenvolver-se bem. Quer dizer está a crescer muito devagar, mas essa é a velocidade normal de crescimento das Lilaeopsis. Abraços, António Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Janeiro 31, 2004 Share Publicado: Janeiro 31, 2004 Há inúmeras discussões acerca deste assunto, de tudo o que lí não conseguí chegar a conclusão nenhuma, um dia passo-me e monto uma bateria de aquas só para fazer testes de crescimento nas diferente situações. "Teóricamente": Substratos ricos em matéria orgânica são bons para as plantas, mas podem ser maus para os peixes Areias demasiado grossas não apresentam o meio físico ideal para as raízes. Areias demasiado finas tornam-se demasiado "packed" em profundidade e impedem o avanço das raízes. Massas tipo argilas e semelhantes apresentam sérios riscos de anaerobia e consequênte geração de gases venenosos. Substratos "afiados" ferem as raízes. Isto é +- o que consigo sintetisar do que lí em diversas fontes. Agora na prática creio que cada caso é um caso, e diferentes plantas devem ter diferentes comportamentos / necessidades. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Fevereiro 2, 2004 Autor Share Publicado: Fevereiro 2, 2004 Afinal que ponho na parte fértil do meu substracto por baixo do areão de 3/4 mm que já comprei? Não vou fazer nenhuma experiência neste aquário, quero uma coisa comprovada. Abraços, António Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Fevereiro 2, 2004 Share Publicado: Fevereiro 2, 2004 Oi Pôe um dos substratos que se vendem por aí e pronto se não fizer bem mal também não faz. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Fevereiro 2, 2004 Share Publicado: Fevereiro 2, 2004 Se queres algo comprovado, eu uso com óptimos resultados o Plant Depot da Amtra (sim já me acusaram de fazer pub à amtra, mas é o que eu uso / conheço o que hei-de fazer? ) Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Rodrigues Publicado: Fevereiro 4, 2004 Autor Share Publicado: Fevereiro 4, 2004 Não encontrei o da Plant Depot da Amtra. O que acham de eu usar sera florodepot + fondo vivo da prodac? O fondo vivo não é completo os da prodac aconselham a acrescentar outros produtos deles e dizem que é composto por argila e micronutrientes (não dizem quais). O florodepot dizem que é completo, mas que os nutrientes são consumidos nas primeiras 4/6 semanas. Abraços, António Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Foca Publicado: Fevereiro 4, 2004 Share Publicado: Fevereiro 4, 2004 OI Usa o da Prodac que não é muito caro e serve perfeitamente. Eu usei e não me dei mal. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
caue Publicado: Março 17, 2005 Share Publicado: Março 17, 2005 Daqui a pouco vcs vão descobrir q as plantas estão fazendo a fotosintese pelas raízes além de fazê-la pelas folhas... heauheau!! Eu particurlamente acho q as plantas usam cada parte dela pra uma coisa, os fertilizante q as folhas realmente querem é o CO2 já as raízes o NPK.. Se elas tiram os nutrientes(NPK) da coluna d'agua pelas folhas, pq algumas brotam raízes na coluna d'gua?! Acho q a Raiz faz mlr o serviço, neh? Não dizendo q ñ há uma troca de nutriente entre a folha e o meio.. Mas dizendo q a raiz foi feita pra tal! e a folha p/ fulano de tal!! E se a folha já está ocupado c/ fulando de tal, o tal fica com as raízes.. blz? Lógico q há plantas aquaticas, como algumas terrestres, que não tem nem raiz. Aí já são outros 500... Mas dizer q a planta de raiz vai deixar de consumir nutrientes pela raiz p/ consumir pela folha q gasta menos enegia.. gimme a break! Ela pode sim consumir um pouco pelas folhas, mas tha main shit is the root! Se pões a raiz em substrato solido, está ela plantada, se pões em cascalho neutro c/ fertilizante liquido, estás em hidroponia.. Mas as raízes são as principais fontes dessa planta.. E nenhuma planta terrestre q tenha raiz sobrevive só com borrifadas de spray fertilizante em suas folhas....valeu? Mas como tudo tem sua excessão... tlz haja..hehe!! M e u 1º P l a n t a d o ! ! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
caue Publicado: Março 17, 2005 Share Publicado: Março 17, 2005 Enfim... Se baseando nas terrestres.. 1- Você coloca area adubada no jarro e planta. Depois de um tempo q a planta já consumiu os nutrientes do jarro, oque demora um bocado, vc põe mais um pouco de fertilizante! E tudo blz, neh? Mas se: 2- Você coloca area s/ nutriente no jarro e planta. Terás quer pôr fertilizante desde o inicio e sempre... A primeira opção é melhor pq os nutrientes já estão na dosagem certa, e espalhados uniformemente. Vc naum terá trabalho de estar dosando fertilizante, comprando fertilizante e mudando o PH a cada aplicação, podendo matar a planta em um vacilo qualquer.. Acho melhor deixar a natureza agir quieto q ficar aplicanto quimicos à torta e à direita.. E no caso de vc fazer a opção 1 e tacar fertilizante desde o começo, aí então vc irá se espantar com o crescimento da planta ou com sua morte por excessos..PH acido..etc Então não venhas dizer que qualquer substrato vale é so fertilizar depois, mas é logico, se vai fertilizar depois, então o substrato será fertil!! e não qualquer substrato!!! Mas que tal, já por ele fertilizado, que irá durar por mais tempo e sairá mais barato?! []'s M e u 1º P l a n t a d o ! ! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts