Substrato para plantado


António Rodrigues

Recommended Posts

Olá

 

Estou a montar um aquário plantado de 200l e para a camada fértil do substrato não encontro laterita nem humos de minhoca. O que tenho encontrado é sera floredepot, JBL Florapol e fondovivo da prodac.

Estes últimos são caros e não sei se têm todos os nutrientes que as plantas precisam (embora todos digam que só precisamos deles para ter plantas saudáveis).

Que substrato ei de usar?

Que substrato usam e que resultados têm tido?

 

Um abraço,

António Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu tenho tido óptimos resultados com Amtra Plant Depot (achoq que se chama assim). Até a madagascariensis está a crescer que nem uma doida e elas são famosas por serem muito exigentes com o substrato.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Para não estar a criar um novo tópico, pareceu-me ser este o mais apropriado à questão que me surgiu no momento e à qual gostaria de obter resposta se alguem me souber elucidar.

 

O meu substrato é composto por areão fino, são cerca de 3 cm de areão.

À cerca de 3/4 meses, ao montar o aqua, estava com ideias de colocar plantas (em abundância) mas assim não aconteceu e tenho apenas duas. Mas isto pq, na loja, qdo vi o preço do substrato rico em laterite acabei por deixar para mais tarde a opção das plantas a sério e decidi apanhar a ideia de colocar daquela lã usada nos filtros (lã de vidro ou de algodão.. n sei) como camada no fundo do aqua para as raízes se agarrarem melhor. e assim poderia ter algumas plantas também.

 

Assim, coloquei uma camada de areão, uma camada desta lã a cobri-lo e depois mais areao para tapar.

Isto deveria resolver em parte o meu problema de querer ter plantas pois ia ajuda-las a enraízar.

 

Até acho q ajuda, mas agora... será que o facto de ter aquela lã lá de baixo vai causar algum problema a médio/longo prazo? Algo do género de acumulação de substâncias nocivas naquela zona, porque afinal de contas é lã e qdo tiramos a lã dos nossos filtros vemos que não vem muito limpinha... :D

 

O que for mais aconselhável é o que devo fazer, mesmo que implique tirar tudo e voltar a montar. Tou com ideias de colocar um ou outro discus e é preferivel agarrar o problema agora do que qdo eles lá estiverem. :D

 

 

Um abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem uzar lã de vidro como sustrato :D

É bem possivel que venhas ater problemas com essa opção.

Acho que devias considerar em a retirar e colucar um bom substrato, no mercado tens alguns bons produtos ex: da AZOO mais indicado para que tem um aquario com necessidades de agua acida; JBL ; e outras

As raizes das plantas não vão ficas mais "presas" por pores a lã de vidro (bem e daì talvez, mas não tem a minima logica fazer isso) elas nessecitam é de um substrato no qual elas possam retirar alguns nutrientes que não existem na agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dave, teres colocado lâ de vidro no fundo não aquece nem arrefece as plantas, excepto talvêz do ponto de vista físico algumas poderem ficar mais bem enraizadas. O substrato que tu compras não é para prender as raizes das plantas, é para alimentá-las. Esses substratos especiais para plantas contêm todos os nutrientes que uma planta normalmente necessita sob formas de facil absorção pelas mesmas... Quanto à lâ ficar suja, é exactamente isso que tu queres ou queres que as plantas morram à fome?

Se fosse anterior à montagem do aqua sugeria-te que comprasses um pedaço de argila (barro de moldar serve) e embebesses a lâ nessa mesma argila, depois cobrias com areão e aí sim estarias a dar algo de novo às plantas, um solo argiloso em adição a um solo silicoso (Está certo assim DL?). A argila iria por exº servir como forte fonte de ferro, que é um nutriente habitualmente em falta nos aquas - Normalmente presente apenas através da acomida não ou mal digerida e/ou de peixes mortos.

Mas para isso tb podias misturar a argila com o areão e poupar a lâ de vidro... sinceramente acho que foi um passo nem para a frente nem para trás, foi de ficar no mesmo sítio ;)

 

Abraço, espero ter ajudado a esclarecer.

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Também tenho um plantado de 200 litros.

Comprei o substrato da PRODAC um balde de 8 Kg salvo erro(dá para uma camada de mais ou menos 3cm).

Primeiro espalhei uma camada de 3cm de areão fino , depois o substrato,l a seguir uma rede plática de 3mm de malha para o areão de cima não se misturar com o substrato e finalmente 4cm de areão fino.

Está montado á três messes e já não há espaço para as plantas crescerem mais.

 

Abraços FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

 

Pois é mas a maioria das plantas que tenho não vão ser mudadas ou são plantas com poucas raízes, de qualquer maneira concordo contigo principalmente se forem planta grandes e com muitas raízes, torna-se dificil arranca-las.

 

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

porquê utilizar substrato fertil com o risco de se introduzir nútrientes descontroladamente na cooluna de água que pode provocar grandes problemas com algas se se pode introduzir esses mesmos nútrientes controladamente na coluna de água e estes por difusão simples passariam para o substrato?

dou-vos um conselho: não usem substrato fertil, dá uma trabalheira a montar, fica mais caro que os fertilizantes liquidos, não é controlavel e quando se arranca alguma planta a água fica toda cheia de detritos!

pensem bem antes de introduzirem este tipo de fertilizantes no aquário, é que eu utilizei numa montagem e estou bastante arrependido.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo nisto das plantas...

 

Só tenho no fundo do meu aquário uma camada de 3/4 cm's de areão, vou acrescentar mais para ficar com uns 6 cm's. O que quero saber é se este areão basta-me para plantar as plantas e depois então adiciono um fertilizante liquido ou uns sticks como alguem já me sugeriu, ou tenho que meter outra coisa misturada com o areão ?

 

Um abraço!

Tomás Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Obrigado pelas vossas dicas e exemplos.

 

Pois, de facto eu sei que a lã por si só não vai fornecer os nutrientes às plantas e não lhes trará beneficios directos para o seu crescimento (se fosse hoje não a tinha posto).

 

Mas em relação ao que o MrPCB disse...

 

Quanto à lâ ficar suja, é exactamente isso que tu queres ou queres que as plantas morram à fome?

 

 

Quero e não quero. A lã vai ficar suja.. isso pode vir a ajudar as plantas na sua subsistencia, agora continuo a colocar a questão se essa acumulação de detritos na lã não me pode trazer problemas para os peixes mesmo que seja a médio/longo prazo...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alo!!

 

Em relação ao que o taslixado disse dos substratos férteis, ficou-me meio atravessado, pq por acaso era uma das hipóteses que colocava, caso fosse tirar a camada de lã... aí aproveitava para introduzir um fertilizante, mas não achas boa ideia? terá a ver com os fosfatos :oops:

 

Deveria haver algum substrato fertilizante mais aconselhável para evitar esses probs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o taslixado tem e não tem razão no que disse em minha opinião. Os pontos que apresentou são todos válidos excepto o do preço e o da difusão para a camada de água. A utilização de aditivos de substrato têm exactamente uma grande vantagem.

 

:oops: Uma vez que os nutrientes são de libertação lenta, são absorvidos pelas raizes das plantas e em condições normais quase nada sai para a coluna de água, contribuindo assim para alimentar específicamente as plantas de raiz e não as algas em suspensão.

 

Quanto ao preço n se pode esquecer que uma dose dá para alguns anos enquanto que o fertilizante líquido tem que se administrar todas as semanas.

 

As desvantagens apontadas são reais e não devem ser menosprezadas.

 

O que quero saber é se este areão basta-me para plantar as plantas e depois então adiciono um fertilizante liquido ou uns sticks como alguem já me sugeriu, ou tenho que meter outra coisa misturada com o areão ?
Vai pelo que diz o taslixado, se já tens o aqua montado adicionas adubo líquido (para aquário) controladamente e umas bolas de laterite (sticks costumam ser para plantas terrestres). Não uses adubo de plantas comum NPK a não ser que tenhas poucos peixes e um enorme crescimento de plantas (imensa luz e CO2 e plantas a formar manchas amarelas).

 

essa acumulação de detritos na lã não me pode trazer problemas para os peixes mesmo que seja a médio/longo prazo...?

Não, essa acumulação de detritos é essencial que seja mantida em paz porque se a perturbares disrompes o ciclo da matéria oprgânica no teu aqua.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Algas verdes nos vidros pode não ser grave, se forem pequenos pontos verdes é sinal que vai tudo bem, isto se se resumir a este tipo de algas.

 

No meu caso quando os spots verdes aparecem as coisas estão equilibradas.

 

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, tb eu sou a favor da utilização de areão simples, ao substrato fértil.

Porque nem todas as plantas são iguais, e a maior parte delas nem sequer retira grande alimento do solo. E se ouver alguma planta que necessite de ter o solo adubado, no aquário, é preferível adubar só nessa área.

 

A questão das algas no troncos e pedras, tb se deve porque muitas vezes ainda o aqua/plantas não está estabelecidoas e já estamos a colocar decoração.

 

Agora quanto aos custos, tb é verdade que se poupa no areão, o último que coloquei apanhei-o eu, por isso foi de borla. Mas se contabilizar o que gasto em F.liquido, ultrapassa em muito os sacos de substrato fértil.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito ferro pode ser problema, mas é só temporário...

 

O ferro é fácilmente oxidado para a forma Fe3+, mesmo associado a moléculas orgânicas (artificiais) como o EDTA, estando nesta forma (fe3+) deixa de estar solúvel...o que é o mesmo que dizer que fica indisponivel para as plantas ou para as algas...

 

hum...

para mim deve existir todos os nutrientes em boas quantidades, em demasia podem se tornar em algo tóxico, mas devem lá estar, em caso contrário as algas ficam a ganhar...

 

os niveis variam consoante os nutrientes, o ferro é um micronutriente(é necessário em quantidades infimas), dão demasiada importância a este...

 

um elemento que costuma escassear é o potássio, e ninguém se preocupa com este (é um macronutriente)...enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, existe alguma maneira de se conseguir potássio de forma DIY.

 

Por ex. os tuberculos são ricos em potássio, se por exemplo deixar-mos uma batata dentro de água ela liberta potássio, entre outra subtâncias...

 

enfim pode até ser um pouco estúpio.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Então que ponho eu no substrato além do areão normal?

Laterita não encontro, basta por um dos produtos de uma das várias marcas que fico com o substrato completo?

MrPCB esse tal Amtra Plant Depot é caro? é de que marca? Amtra?

 

Um Abraço,

António Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais