goartefactos Publicado Fevereiro 1, 2006 Publicado Fevereiro 1, 2006 Boas, comprei substrato "akadama" para por no meu novo plantado a minha duvida é : basta lavar ou é necessário ferver? obrigado ass. gonçalo Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
silver_fox Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 acho que tanto ao lavar como ferver vais retirar os poucos nutrientes que o akadama tem. Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
goartefactos Publicado: Fevereiro 1, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2006 mas eu vou por aquele substrato da jbl por baixo acho que pelo menos lavar para tirar o pó que aquilo traz (a montes)não seria má ideia pois não? Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
silver_fox Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 sendo assim convém lavares Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
goartefactos Publicado: Fevereiro 1, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2006 obrigado Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
Space Cowboy Publicado: Fevereiro 1, 2006 Publicado: Fevereiro 1, 2006 pois convem mesmo lavares porque o akadama traz montes de lixarada, até traz bocados de palha misturados (não sei como é que vão la parar pois aquilo supostamente é uma argila cozida a alta temperatura). quanto ao tirares os nutrientes na lavagem nao te preocupes, a akadama não deve ter quase nada portanto pouco se perde. tem atenção à fervura porque pode-se desagregar tudo Citar Go ahead...make my day
goartefactos Publicado: Fevereiro 1, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2006 tou a ver que o melhor é mesmo só lavar não acham? Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
Just_me Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 dá só uma chuveirada rapida para tirar o pó se quiseres, porque se lavares só vai parar de sair argila quando acabar a akadama. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
newmie Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 viva o melhor mesmo é só dares uma chuveirada, senão retiras os nutrientes. Quando fui comprar para mim, fui a um centro de jardinagem. A senhora que me atendeu, embora não perceba muito de aquariofilia, percebe de substratos e aconselhou-me a juntar zeolito, uma vez que com o tempo a akadama vai-se "transformar" em pó. Aliás, na opinião dela, o zeolito é o melhor substrato e ainda melhor que a akadama. O "verdadeiro" akadama custa um dinheirão. Daí eu ter juntado zeolito e um outro tipo de substrato que não me lembro do nome (depois posso ver) que é um bocado melhor que a akadama comum. É só a minha perspectiva, embora tenha o aqua a ciclar e ainda não tenha colocado plantas. cumprimentos Citar "Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes
Just_me Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 Sabes que a zeolite está indicada em substratos apenas na percentagem de 1/10, ou seja apenas 10% deve ser zeolite. já agora, o "verdadeiro" akadama???? explica lá isso. Para além disso o akadama com o tempo transforma-se em pó se for usado como substrato seco, em que esta sempre a passar de molhado, seco, molhado, seco (com as regas) e ai sim tem tendencia a desagregar-se. Posso-te dizer que já tenho akadama quase há um ano no aquario e ainda continua em grão. Daí eu ter juntado zeolito e um outro tipo de substrato que não me lembro do nome (depois posso ver) que é um bocado melhor que a akadama comum. terá sido Kanuma? já agora gostava de saber o que chamas de akadama comum. e de verdadeiro akadama.... já agora em que centro de jardinagem foi isso? era mesmo de jardinagem ou de bonsais? eu estou a experimentar utilizar um pouco de kanuma no fundo das camadas todas, é um substrato ácido por desmineralização e portanto com mais durabilidade que a turfa para manter pH's baixos junto as raizes. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
silver_fox Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 já agora, onde compraram o akadama? qual foi o preço +/-? Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
goartefactos Publicado: Fevereiro 2, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2006 eu paguei 22,50 :D na luso bonsai em lisboa acham que só aquele substracto fertil da jbl é suficiente ou meto mais alguma coisa? nos outros aquarios tenho areão normal e fertilizo com adubo liquido(seachen floreshing acho que é assim que se escreve) e consigo ter os aquarios porreiros com planta. digam de vossa justiça obrigadão estão a ser uma ajuda preciosa Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
newmie Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 viva tive a ver na embalagem e o nome do substracto é pumice. Eu usei tambem um areão acastanhado e mais ou menos dois kilos de pumice e outros 2 de zeolite bem misturados. Talvez não me tenha explicado bem. Se procurares por akadama, existem diversos tipos e logicamente, preços. Existe uma mais barata (não me recordo do preço mas paguei uns 20 euros sensivelmente por tudo - 3 sacos de pumice e uns dois kilos de zeolite). O que me foi dito é que existe uma especial que é do melhor para bonsais, mas é muito cara, aquilo a que a sra chamava a "verdadeira" akadama. Eu resolvi misturar pumice e zeolite, para alem do areão que tinha. Mas ainda não pus plantas ando em experiencias com a iluminação. cumprimentos Citar "Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes
Just_me Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 pumice = pedra-pomes.... isso é um substrato inerte...zeolite tambem é não fértil. A zeolite tem algumas vantagens já que vai adsorver a amónia, esta é depois decomposta pelas bactérias e sai como nitratos. A vantagem em relação a uma cerâmica ou substrato poroso ´que nestes ultimos são as bactérias que agarram a amónia e apenas agarram a que vão decompor estando o resto livre na agua. Na zeolite é feita a adsorção e portanto consegues amónia= 0 (desde que não sature) e depois as bactérias libertam sobre a forma de nitrito ou nitrato. Agora comparar as duas coisas... pagaste 20 euros por dois sacos de pumice e dois kilos de zeolite, mas o que são 3 sacos? 3 sacos de 2l? 3 sacos de 5l ? por exemplo o preço indicado pelo goartefactos é por 15l de akadama da grossa, média ou fina, da extra fina (2-3mm) deve ir para os 25-30 euros. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Space Cowboy Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 por exemplo o preço indicado pelo goartefactos é por 15l de akadama da grossa, média ou fina, da extra fina (2-3mm) deve ir para os 25-30 euros. o preço da extra fina é ligeiramente superior (35€ se não estou em erro) goartefactos na LusoBonsai eles têm um fertilizante de micros muito jeitoso com pouco cobre (MicroBonsai) quando la voltares aconselho :D Citar Go ahead...make my day
José Cruz Silva Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 Olá Como substrato inerte, eu uso pedra vulcanica avulso. Compro em viveiros de plantas a ± 0.60€/Kg Dá um pouco de trabalho pois é preciso passá-la por um crivo, vem avulso desde o pó até pedras com Ø ± 5cm. Tinha um pouco de receio que o pó colmatasse não deixando as raizes furarem, mas resultou bem. Agora estou sem bateria na maq. fotográfica, mas depois coloco aqui uma foto Citar Abraços Zé Néo
José Cruz Silva Publicado: Fevereiro 2, 2006 Publicado: Fevereiro 2, 2006 Cá vai a foto Citar Abraços Zé Néo
goartefactos Publicado: Fevereiro 5, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2006 já está dei-lhe duas chuveiradas e pronto tá a andar . realmente traz muita palha junto!!! em breve vou postar as fotos da montagem . cumps. Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
silver_fox Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 já agora, alguém me podia dar indicações para a luso bonsai? tipo, eu tentei lá ir, saí em sete rios e fui a pé, cheguei às twin towers e perdi-me.... como vou lá dar? Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 Olá. Vê lá se ajuda... Não sei se tens acesso a algum GPS, mas no caso de teres, deixa-me alertar que coloquei o cursor do rato "em cima" da Luso-Bonsai. Por isso, as coordenadas que vês no Google Earth, são as da Luso-Bonsai. Em todo o caso, não sei se já viste aqui. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
silver_fox Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 oh man, ajuda imenso! muito muito obrigado! ainda é um esticãozito a pé, mas tenho de lá ir. ja tinha visto a foto do site mas as distancias não se percebem bem Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Space Cowboy Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 se saires no metro de Sete rios é na boa, o problema é voltares com o saco as costas Citar Go ahead...make my day
goartefactos Publicado: Fevereiro 5, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2006 15 KILOS Citar enjoy the joy of joy!!! imagens dos meus aquarios em: http://spaces.msn.com/members/goartefactos/
Just_me Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 15 litros bastante diferente de 15 kilos 15 litros de agua pesam 15K 15 l de ar quanto pesam o saco pesa menos de 15k quase de certeza. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
silver_fox Publicado: Fevereiro 5, 2006 Publicado: Fevereiro 5, 2006 sim, o akadama parece bastante poroso Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Recommended Posts