Recommended Posts

Publicado

Boas, faz amanhã 1 semana que comprei 2 discus e começo a ficar preocupado pela falta de interesse deles pela comida.

Sei que a adaptação deles não é fácil mas e costuma levar uns dias até começarem a comer, mas não me recordo em situações anteriores de terem demorado tanto tempo.

É normal ? Ou deverei começar a preocupar-me ?

Eles aparentam estar saudaveis.

Publicado:

Bom dia.

Em peixes grande é normal.

No meu caso já ficaram 6 semanas sem comer :wink: .

Em peixes pequenos não é tão normal.

Que tamanho têm, onde os compraste, qual a sua proveniencia (Europa/Asia), etc.

Dá-nos tambem outros dados sobre o aqua.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Setup Aquario:

Plantado

Dimensões: 118x38x56 (aprox. 200L)

pH-6,5

Gh-3º

Kh-2º

NO2 - 0 mg/L

NO3 - ~5mg/L

Iluminação: 220W

Temp. - 28º

Filtragem: Filtro Externo Eheim Professional II 2026

Fauna:

20 Cardinais

6 Neons Chineses

6 Neons Negros

6 Caridina Japonicas

10 red Cherrys

4 Otocinclus

6 Crosocheilus

Os discus são 2: Um deles tem 10/11 cm o outro 6/7 cm, não sei qual a origem, mas sei que tinham chegado a uma grande loja em Benfica (a qual não posso dizer o nome ;) ) 2 dias antes de eu os comprar.

Hoje voltaram a não comer, e estive a reparar o comportamento. Andam à vontade pelo aquario, a respiração é normal, as cores tb, quase sempre abertos, até os vi a defecar (mesmo sem comer :lol: ). De estranho apenas o facto de se esfregarem nas folhas e nos troncos algumas vezes, e um deles parece ter uma pequena mancha esbranquiçada tipo muco que só se nota se for vista bem de perto.

Obrigado pela ajuda.

Publicado:

olha na minha opiniao comeca ja a fazer um tratamento de desparatizaçao...tens os discus stressados...e devem comecar a ficar escuros...faz o tratamento o quanto antes e dps uma muda de agua...

Publicado:

Bom dia.

Os discus, quase sempre, são portadores de parasitas e em momentos de stress acusam esse facto.

A simples mudança de ambiente pode originar isso.

Eu sugeria que comprasses Sterazin da Waterlife e fizesses um tratamento seguindo as instruções.

Esses peixes provavelmente são de origem Asiática e como tal, muitos deles, vêm habituados a comida viva daí a relutancia em aceitar outra comida.

NÃO lhes dês larvas de mosquito, daphnias ou outros bichinhos de àgua doce, pois isso, em principio, põe-os a comer mas infesta-os de parasitas.

Vai tentando com artémia (agua salgada).

Paciencia, muita paciencia.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas! Desculpem pelo pequeno desvio do tópico, mas estive a ler em um site que fala de comida viva (o link está em um post de venda do Rasec) em que falam que a larva de mosquito vermelho, também pode ser de água salgada. Assim sendo, o problema de parasitas, já não se coloca, certo?

FooterAmazon.jpg

Rui Soares

Publicado:

Experimenta um pouco de coração de boi! Os meus foi remédio santo, mas os meus vieram da Alemanha!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Só para informar que finalmente os discus começaram a comer ...

Resultou em pleno o tratamento com sterazin, obrigado a todos pela ajuda.