Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho um problema com uma estrela do mar laranja (Echinaster sp.).

Tinha problemas de nitratos (será da falta de carvão no filtro?) e resolvi fazer mudas constantes de água (30 litros por dia) durante 3 dias (o aquario é de 200 litros). Após o 2º dia verifiquei que a minha estrela tinha "inchado" e quase não se movia. Será normal este comportamento? Estará a morrer? O que fazer? Entretanto os nitratos desceram, mas pouco.

Aqui vai uma imagem

estr1.jpg

reparem que uma perna está inchada

Publicado:

Olá Rui,

As estrelas são sensíveis a variações bruscas de salinidade pelo que convém estares atento à sua variação durante as TPA's. Esse inchaço poderá estar relacionado com uma alteração brusca da salinidade e não ter nada a ver com a presença de nitratos. Aproveito para perguntar qual é a concentração de nitratos na água do teu aquário?

Publicado:

Hoje de manhã já tinha desinchado e já se movia como se nada tivesse acontecido. Os nitratos estavam a 180 a 200, o que é bastante. Tb tive um problema à tempos com um coral (Goniopora verde) que morreu e desfez-se no aquário (eu não sabia se estava a morrer ou se era uma muda de pele :lol: ), mas desde que isso aconteceu já fis umas 6 TPA's de 30 litros cada (antes destas TPA's os nitratos estavam a 400). Mas tb foi nesta altura que retirei o filtro de carvão que tinha. agora não sei a que se deve esta não redução dos nitratos, já que foram muitas TPA's em pouco tempo (30 dias) e não hove aumento da minha população.