Aquario só de peixes


Recommended Posts

Ola

 

normalmente, aqui no forum quando pensamos em montar um salgado, pensamos em peixes+corais, no entanto, é possivel montar um aquario salgado só para peixes.

 

O que seria necessario?

 

Não tenho intenções de montar um aquario so de peixes, mas lembrei-me disto e fiquei curioso..

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as grandes diferenças devem vir de menos exigência a nível de limpesa (pelo menos para algumas espécies), menos necessidade de luz e não ser necessário aditivos. O resto deve mais ou menos ser igual, digo eu... Ao contrário dos reefs acho que se pode viver com um nível de nitratos bem acima de zero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que dependa da quantidade de robalinhos que lá meteres... Com um número suficientemente baixo não vejo razões para a fórmula clássica skimmer+rocha viva+TPAs+refúgio de macro-algas não funcionar...

 

Eu há uma vintena de anos (possa que to velho) tive um salgado durante dois anos só com um filtro externo de 300 l/h que era u suprasumo da época. Devia ter os nitratos a 200 mas não sabia... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários só de peixes podes poupar na iluminação e na rocha viva, mas terás de ter um bom escumador e um filtro biológico como um filtro seco húmido ou, não sei se é viável ou não em água salgada, um filtro de leito fluido.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e que tal desnitrificadores?

 

Filtro biológico (quer seja filtro externo ou rocha viva) e desnitrificador

e o escumador claro, que aqui penso ser bastante importante.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais