Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal....

Ando em grande mudanças nos meus aquarios, e o primero apsso, é mudar o tipo de luz que tenho. Mas estou a tentar alterar apenas a calha que tenho, pois a estectica tb é importante para mim.

Por isso cheguei à conclusão um tipo de lampadas que poderia usar são as PC ou power compact. Muito bem!! O meu aquário (que quero faze dele um plantado) tem 40l e está neste momento com 0375 watts/litro o que é muito pouco, pois sei que o bom é já 1watt/litro. Por isso gostaria se saber

se 1,5 watt/litro é já considerado um exagero???

se alguem usa este tipo de lâmpadas (casquilho g23), acham que podem dizer que variedade usam??

Obrigada

Publicado:

Olá Woody Weaver!

1,5 watts por litro costuma ser considerado um pouquito de mais, mas tendo em conta que nos aquários mais pequenos essa regra não se aplica exactamente da mesma maneira, 1,5w em 40 litros não é demasiado.

Na verdade, para manter plantas que peçam muita luz para mostrar o melhor de si (como a Glossostigma), 60/70w é o que precisas para os teus 40 litros!

Quanto ao casquilho, eu fiz a minha calha com lâmpadas fluorescentes compactas integradas (PC), com casquilho normal, de rosca (E27), por isso não sei ajudar-te. Era um aquapor de 40 litros (60 cm) e usei a calha original: ficou com 3 PC.

Vou deixar só um link para ti e para os fãs de plantados do Takashi Amano. Estes tipos sistematizaram a relação watt/litro numa série de montagens do Amano, permitindo depois fazer um cálculo estimativo com base nessa sistematização, para qualquer litragem. :wink:

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

boas, tiagodovale, podes postar fotos da tua calha? é que tenho um aquapor de 60cm e queria fazer a mesma alteração na iluminação.

obrigado desde já :)

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:

Na altura não tirei fotos do processo, e agora está em Ponte de Lima: ofereci esse aquário aos meus pais.

No entanto aqui tens a do Samufish, que é semelhante:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4460

e a do Just_me:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9015

espero que não se importem. :wink:

O meu esquema foi um pouco diferente:

Pic_5655_4.jpg

Com um berbequim fiz os furos necessários no alumínio para instalar os casquilhos de aplicação mural (têm mais uma pecinha para fixar numa parede e ficar paralelo a ela) com parafusos e porcas pequenos. Os casquilhos são ligados em paralelo. Comprei tudo no AKI, barato e sem complicações. Também usei folha de alumínio (da cozinha) como reflector.

Não pude voltar introduzir a placa de plástico transparente na calha, pois não cabia: a solução foi colar essa placa no interior da tampa do aquário, com super-cola 3, e assim ficou resolvido o problema da condensação. Ficou impecável. Está montada há cerca de um ano.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Caro Wooddy Weaver,

De facto essa solução e a mais facil e mais economica com a vantagem de ser eficas, podes usar esses casquilhos G23 pois são mais pequenos e no aki existem uns que já trazem suporte atraz para poderes afixar à tampa e depois quanto às lampadas tens uma mt porreiras na makro que têm casquilho G 23 6400 K e 20 W.

Cumps

Publicado:

Olá lili.

Não quererás dizer E27?? :oops:

É que lâmpadas com casquilho G23, creio que não existem com 20 Watts de potência... :wink: Estive à procura na Osram, e não encontrei.

Já agora:

2G11 e G23 (de encaixe, não de enroscar)

S-2G11-G23.gif

E27 de enroscar:

fluocompactee27.gif

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

No caso dos E14, fiz a minha segunda calha com esses casquilhos, por ocuparem menos espaço na calha...

A verdade é que as grandes marcas não fazem lâmpadas nas cores que nos interessam para esses casquilhos.

Encontrei nos chineses umas de 6400k e percebi logo porque são tão baratas: não servem para nada: a cor é muito errada, um pouco esverdeada/amarelada até, e aposto que o índice CRI é miserável... A calha está a um canto à espera que troque os casquilhos para uns E27...

As phillips são caras, mas tenho a certeza do CRI, que é o que interessa mais...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Boas

Alguem me sabe dizer onde posso encontar caixilhos para lampadas pl-s

Penso (vi no post em cima) que o encaixe é o G23

Será k existem nas grabdes superficies ou só em casas especializadas em iluminação?

Cumps