Recommended Posts

Publicado

Boas,

Caros amigos, hoje foi à Makro comprar duas cadeiras para o meu escritório e qual não é o meu espanto quando vejo isto:

IMG_0042.JPG

IMG_0043.JPG

Comprei 6. Custaram 8.69€.

Existiam também lâmpadas de outra marca com referência 6400k mas de 13W.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

eu tenho 2 dessas de 20w cada, comprei na Mestre Maco, + 2 duas de 20w de 5000k e dá bons resultados a julgar pelo binomio preço/qualidade. De referir que se pesquisarem em sites norte americanos ja existem lampadas deste genero ha muito tempo ha venda em sites de aquariofilia e segundo eles até funcionam benzinho...

Publicado:
pois,  

a makro, so com cartaozinho, né???

Sim, só com cartão. Mas basta ter uma empresa ou ser trabalhador independente para poderes ter o cartão.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:
eu tenho 2 dessas de 20w cada, comprei na Mestre Maco, + 2 duas de 20w de 5000k e dá bons resultados a julgar pelo binomio preço/qualidade. De referir que se pesquisarem em sites norte americanos ja existem lampadas deste genero ha muito tempo ha venda em sites de aquariofilia e segundo eles até funcionam benzinho...

Em Coimbra foi o único local onde as encontrei. O que me supreendeu foi ter a referência 6400k. :wink:

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

digam-me só uma coisa, se eu adaptar estas lâmpadas à minha calha tenho e meter algum tipo de ventilação?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:

Caros Amigos,

Tb comprei na Makro lampadas dessas e tenho-as instaladas para ai à 1 mês e estou satisfeita com o resultado, quanto a ventilação não tenho nenhuma.

Cumps

Publicado:
digam-me só uma coisa, se eu adaptar estas lâmpadas à minha calha tenho e meter algum tipo de ventilação?

Não é necessário. Elas não aquecem muito. Deves proteger as lâmpadas por causa da água, o vidro é um boa solução.

também (palavra corrigida) comprei na Makro lâmpadas dessas e tenho-as instaladas para ai à 1 mês e estou satisfeita com o resultado, quanto a ventilação não tenho nenhuma.

Já li um tópico do João Branquinho e ele tem uma calha adpatada com estas lâmpadas e colocou uma folha de alumínio para ajudar a optimizar a reflexão da luz.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Oi,

Só uma nota. Convem ter tambem em atenção a quantidade de lumens de emissao das lampadas. Só Watts e K, não fazem uma boa lampada, porque se só tiverem 600lm, a luz, nem 20cm de agua consegue penetrar.

Luis.Dias

Publicado:

Caros Amigos,

Luis dias

Convem ter tambem em atenção a quantidade de lumens de emissao das lampadas. Só Watts e K, não fazem uma boa lampada, porque se só tiverem 600lm, a luz, nem 20cm de agua consegue penetrar.
- Estas lampadas têm 6400 k

Silver fox - o ideal será sempre acima dos 6000 k

Cumps

Publicado:

Só uma nota. Convem ter tambem em atenção a quantidade de lumens de emissao das lampadas. Só Watts e K, não fazem uma boa lampada, porque se só tiverem 600lm, a luz, nem 20cm de agua consegue penetrar.

Luis, logo vou verificar e depois digo alguma coisa.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:
Caro ncosta,

As tuas lampadas são de 6400, eu tenho da mesma marca compradas na Makro, mas são de 20 w

Cumps

Estive a ver agora a embalagem e não referen o lumens, mas como a lili já testou sabemos que são boas. :wink:

Por isso é que eu gosto deste fórum :arrow: . Tenho aprendido muito e os meus meninos agradecem.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

Caro ncosta,

Sim de facto eu estou satisfeita com as lampadas quanto aos lumens e os kelvins são a mesma coisa ou seja dois nomes para uma caracteristica só :wink:

Publicado:
Caro ncosta,

Sim de facto eu estou satisfeita com as lampadas quanto aos lumens e os kelvins são a mesma coisa ou seja dois nomes para uma caracteristica só  :wink:

Cara lili, olha que não!!!

Kelvins são a temperatura de cor, mais amarelado (Kelvins mais baixos) ou mais azulado (kelvins mais altos)

Lumens são gorsso modo o poder de radiação da lampada por watt a multiplicar pela eficiencia do tipo de luz.

Mais grosso modo ainda, um diz-te a cor que queres dar à luz. O outro diz-te o grau de penetração que essa luz tem.

Como vez, são 2 nomes, para duas caracteristicas, completamente distintas.

Luis.Dias

Publicado:

e mais uma coisa....

que cri possuem estas lampadas.

- mas se ha gente satisfeitas com elas, é porque devem corresponder ao que se pretende, e isso muitas vezes é suficiente.

Publicado:

Caro Luis dias,

Mt obrgada pelo exclarecimento, a mim é que me explicaram mal essa questão dos k e dos lumens, já agora o que achas então dessas lampadas que são faladas mais acima neste subtópico.

kromoAqua - Já agora podias-me exclarecer o que é isso dos cri ?

Cumps

Publicado:
Caro Luis dias,

muito (palavra corrigida) obrgada pelo exclarecimento, a mim é que me explicaram mal essa questão dos k e dos lumens, já agora o que achas então dessas lampadas que são faladas mais acima neste subtópico.

Acho que se existe quem as use com sucesso. Então força. Os K anunciados, são de facto os mais indicados para um plantado.

kromoAqua - Já agora podias-me exclarecer o que é isso dos cri ?

Cumps

CRI - É um indice cromatico da lampada em comparação com a luz do dia que é 100.

Mais ou menos significa o grau de fiabilidade com que reproduzem uma cor. Melhor ainda, significa se quando a luz emitida pela lampada reproduz de uma forma fiel a cor do objecto ou não. Quanto maior for o CRI maior o grau de fiabilidade cromatica da lampada.

Em aquariofilia a importancia é relativa. A não ser que a tonalidade do peixe ou da planta tenha que estar fielmente reproduzida.

Luis.Dias

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Tenho a anu8nciar que estas lâmpadas são 5 estrelas.

Não tenho algas e as minhas plantas crescem a olhos vistos. Neste momento acho que tenho um excelente rácio de n.º de plantas, W e n.º de horas de luz.

Foi relativamente facil adaptar a segunda lâmpada.

Recomendo :oops:

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Publicado:

tenho andado a juntar €€ para comprar um cnjunto de lâmpadas e fazar um DIY daqueles que se vê por aqui, mas pergunto-me se com lâmpadas destas, que são bem mais baratas, e que tem provas dadas quanto a sua fiabilidade/efeitos não será melhor optar antes por estas últimas! lol

é que uma calha das típicas "luzes de cozinha" sai um pouco caro para quem só estuda e tá dependente das sobras da mesada para equipar um aqua! lol

gostava que me ajudassem, pelo que tnho visto aqui, vale a pena optar por estas lâmpadas!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
Caro ncosta,

Ainda bem que a tua iluminação está a funciona bem  ;) ,já agora qual o teu total de iluminação e como fizes-te.

Cumps

lili, o meu total é de 30W.

O meu aqua é da aquapor e já trazia um suporte fechado com uma destas lampadas. O que fiz foi colocar outra lampada do lado de fora do suporte. Tentei isola-la ao máximo. Usei uma braçadeira de plástico para fixar. O mais engraçado foi que colocei um tampa das caixas de CD por baixo para prevenir os salpicos de água. :)

Mas nada melhor que uma imagem.

IMG_0072.JPG

tenho andado a juntar €€ para comprar um cnjunto de lâmpadas e fazar um DIY daqueles que se vê por aqui, mas pergunto-me se com lâmpadas destas, que são bem mais baratas, e que tem provas dadas quanto a sua fiabilidade/efeitos não será melhor optar antes por estas últimas! lol

é que uma calha das típicas "luzes de cozinha" sai um pouco caro para quem só estuda e tá dependente das sobras da mesada para equipar um aqua! lol

gostava que me ajudassem, pelo que tnho visto aqui, vale a pena optar por estas lâmpadas!

A minha experiência diz-me que para aquas deste tamanho (+/- 55L) estas lâmpadas serão mais que suficientes.

Acredito que para aquas maiores serão melhores outro tipo de lâmpadas, embora estas possam funcionar como um complemento.

Um Abraço.

Nuno Costa.

n24.1.gif

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!