Recommended Posts

Publicado

Boas

Eu gostava de começar a fazer cultura de plantas emersas, mais concretamante de Microsorium pteropus. Gostaria de saber se é possível fazer cultura emersa desta espécie, e se é possível gostaria de saber como se processa o cultivo emerso desta espécie e que materiais são necessários para o cultivo da mesma.

Cumprimentos

Publicado:

Bem, não sou "pró" nesse domínio, mas creio que não digo asneira quando digo que podes fazê-lo assim:

Uma estufa (até podes fazê-lo num aquário com tampa) que garanta a manutenção de altos níveis de humidade.

Os requisitos de iluminação e temperatura creio que se mantêm em relação às submersas.

As raízes (e, se calhar, o rizoma) podem ficar submersos, mas não sei se é obrigatório. Mas mesmo não sendo obrigatório, se calhar é a forma mais prática de garantir que a planta recebe os nutrientes necessários pelas raízes (já que pelas folhas está fora de questão, imagino). Não sei se essa água precisa de estar em movimento.

Portanto basta um fundo de água com fertilizantes, e as plantas com as raízes lá mergulhadas... Provavelmente aqueles vasos perfurados preenchidos com lã de rocha que as empresas usam servem para ir absorvendo água num esquema semelhante.

E pronto :wink: foi uma contribuição modesta, mas espero que os mais sabidos possam dar uma ajuda mais específica. :arrow:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Boas

Tiago, obrigado pela tua resposta :roll::shock: . Mas entretanto surgiu-me uma dúvuda: com estas plantas dá para fazer o mesmo que se faz com as Echinodorus (acho que é assim que se escreve :P ) em que dá para mete-las num vaso com terra normal? Já agora Tiago, dá para fazer o cultivo dos Microsorium's numa caixa de Ferrero Roché (daquelas que se usam para eclodir killis), isto, como é obvio, numa fase inicial? Faço esta pergunta pois tenho uns Microsorium's com 1-2cm para iniciar a cultura.

Mais uma vez obrigado pela resposta :)

Cumprimentos

Publicado:

Como te digo: não sou um "pró" :) mas se se mantiverem as condições necessárias (nomeadamente a percentagem de humidade relativa do ar na estufa) não vejo porque não, quer no caso do vaso, quer no caso da ferrero rocher. :P

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Neste momento tenho uma série de "filhotes" de hygrophyla polisperma, numa caixa dos ditos ferrero rocher( foi o que veio à mão), e até estou a obter alguns resultados. No início pensava que iam ficar todas murchas... e no 1º dia verifiquei isso...mas passado uma semana já cresceram um pouco, e a cor das folhas escureceu. experimenta!

Publicado:

Rui André, tens as hygrophyla polisperma em terra e fora de água? é que tenho aqui umas que não se estão a dar tão bem no aqua e queria fortalecê-las um pouco

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

o meu aquário

Publicado:

Boas

Rui como é fizeste a plantação na caixinha da Ferrero, ou seja, o que é que utilizaste para fazer a plantação das Higrophylas. Dará para fazer o mesmo com o Microsorium?

Obrigado pelas respostas :)

Cumprimentos

Publicado:

Desculpa a resposta ser tão tardia... mas é simples, basta colocares um substracto fértil, laterita, turfa... colocas areao de rio, fino ou grosso. Em relação á água, apenas pus o suficiente para ensopar a camada de substracto fértil e areao. Com um esguicho, quase todos os dias molho as "paredes" da caixinha, para manter a humidade.

Publicado:

Boas

Obrigado pela resposta :D

Mas sei que com o Microsorium tenho de o plantar agarrando-o a uma pedra, como faço neste caso?

Cumprimentos