Recommended Posts

Publicado

olá a todos!

à alguns dias atrás deu-me um flash! comecei a interessar-me por aquários marinhos e tenho devorado este forum diariamente.

passa-se o seguinte: vivo em frente ao mar (na praia do furadouro- ovar) e sempre me interessei muito por macroalgas. como felizmente tenho algum tempo livre decidi finalmente ter um desses aquários que voces mostram e tanto me fascinam!! parabéns a todos!! obviamente tenho um grande problema: não percebo nada disto!!!

gostava de saber se é possível ter um aquário só com plantas, aliás, essas plantas todas que vocês falam são algas?? desculpem a ignorância... cheers

por onde começo? com que dimensões...vejo essas vossas fotos de mecanismos estranhos, tubos, válvulas, imensas tomadas, etc...fico muito confusa :roll: ... só sei que tenho imensa água à minha frente pronta a ser recolhida!!hihi! omg

também me interesso por corais, mas acho que tenho de ir devagar...

obrigada a todos!

Fábia

Publicado:

Queres portanto fazer um plantado salgado. :wink:

É possível e até pode ser engraçado mas duvido que fiques por aí.

Infelizmente vais necessitar de gastar algum dinheiro em iluminação.

Quanto às "plantas" a clássica é a Caulerpa e não custa nada (em termos de esforço inicial e de manutenção) fazer um sistema com menos de 50 litros só para essa planta. O problema é que vais ter de podar muito a planta porque tem taxas de crescimento incríveis.

Dá-nos uma ideia da dimensão do aquário e quanto ao teu passado de aquariofília de água doce, que nós tentamos ajudar quanto à escolha do equipamento.

Publicado:

ola!

bem, não faço ideia das dimensões...depende muito dos preços...infelizmente!! sou estudante... :wink:

tive a convencer o meu namorado a ajudar-me a construir um aqua mas acho que pa começar devo comprar um porque não percebo nada disto...hihi! pelo menos o móvel vamos fazer nós! já é um começo...

no passado só tive peixinhos normais...sei lah...daqueles vulgares das lojas... agora deram-me um beta que anda ali todo contente! mas o aqua deve levar só uns 4 ou 5 litros...

achas possivel usar a água do mar daqui do furadouro?

beijo

Publicado:

Acho que em princípio podes usar a agua do Furadouro. Se bem me lembro é bastante boa até porque já está razoavelmente longe da Barra da Ria. O problema vai ser carregá-la ao longo do areal e reabastecer no Inverno. :wink:

Quanto ao aquário, para o que tu queres, deixando uma margem para evoluir, diria que quanto maior melhor dentro de certos limites. Dá uma olhada ao sub-fórum nanoreefs.

O teu grande limite vai ser a luz e o respectivo custo. O resto até pode ser mais barato do que a água doce nomeadamente pelo facto de não teres filtro externo.

Quanto a plantas, eu não gosto de Caulerpa cheers. Se quisesse algo como tu optava por um tanque de 120 litros mínimo onde colocaria Zostera (se a encontrasse).

Usaria 3 ou 4 T5 de 39w para um total de 117 a 156 watts e colocava apenas areia de coral fino no fundo. Usava duas powerheads de 600 a 800 l/h e tambem punha um pouco (muito pouco mesmo) de rocha viva. Depois de 6 mesinhos com mudas de água semanais de 10 litros e estando o aquário cheinho de bicharocos, talvez adquirisse um casal de cavalos marinhos. Nessa altura compraria um escumador.

O custo duma "brincadeira" destas (antes de meter os cavalos marinhos e escumador) deve rondar os 40 a 70 contos moeda antiga. Para muito menos se espiolhares as boas oportunidades que surgem no Fórum para muito mais se comprares tudo na primeira loja que encontrares.

A Zostera é a "Valisneria" de água salgada (são muito parecidas). É uma planta superior e não uma macro-alga e desempenha um papel muitíssimo importante em muitos habitats. Os cavalos marinhos adoram-na não só porque tipicamente concentra muito e bom alimento para eles mas também pelo factor protecção que lhes dão.

Zostera_kweek1.jpg

Publicado:

Eita!!! obrigada!! :o

ja é um começo... vou começar já hoje a investigar preços...e claro vou procurar no fórum. se conheceres alguém que queira negociar avisa!! tou aberta a sugestões!!hihi!! ;)

mal tenha novidades aviso!!!

beijinhos!

Publicado:

ola!!

acho que já mudei de ideias... depois de muitas fotos que vi neste forum achei muito mais aliciante o desafio de montar um reef do que um plantado marinho! :D

por enquanto ando a negociar aquarios... :D

aqui vai uma foto do meu primeiro projeto!!!! :P:?:P

http://tk.files.storage.msn.com/x1pnp_rgmi...9j0pN8HfzXyaZZs

(não consegui por aqui a foto directamente...ja fui ao tópico de ajuda mas precisava de uma explicação mais simples... :D sou um bocado lenta nestas coisas... :o:? )

quando tiver um setup definido mando noticias

Beijos

Publicado:

Nuno, só um apontamento, há essa ideia de que a ria de aveiro é suja, mas a ria que de facto é mais poluida, é aquela que entra dentro da cidade, tal qual o douro é, em determinadas zonas junto da cidade do Porto. Eu inclusivamente já usei para fazer mudas de água no meu aquário, água da ria, embora de Verão as faça maioritariamente com água da praia da costa nova, onde tenho o aquário, mas que de qualquer maneira é pertissimo da barra da ria. Portanto Fabia, seguramente que aí no furadouro, um pouco mais a norte, tens água excepcional :D .

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro