Quem conhece a Blyxa japonica


Marc

Recommended Posts

Oi Gente,

Venho pedir Informação.

 

Como não se trata de uma planta muito conhecida gostava de saber se alguém sabe algo sobre ela.

 

Temperatura, Kh, Ph, exigências de luz e qualquer outra particularidade.

Tenho umas que se estão a dar mal num aquário em que Eusteralis stellata, Glosso e Hemianthus callitrichoides se dão lindamente.

 

As folhas novas nascem de rosa pálido muito pequenas e não crescem. ficam com furos e acabam por se soltar.

 

Mas estão a lançar uma haste que parece ser floral. Também daquele branco pálido.

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marc.

 

A experiência que tenho dessa planta é que gosta de muita luz, água mole e pH ácido.

 

Quanto à fertilização, tens que lhe dar um bom suplemento de nitratos e potássio, bem como de ferro. Com luz incidente e com uma adequada fertilização de ferro, as novas folhas vão apresentar uma coloração avermelhada muito bonita.

 

No teu caso, aposta mais nos nitratos e no potássio, pois parece-me ser esse o problema das tuas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marc,

em termos de condições não há muito que te possa dizer, como só meço o ph ele é de 7. Tenho tanto a 30 graus como a 25 e dão-se bem. A fertilização é Hortrilon :roll: e desenvolvem-se muito bem. Contudo, pela experiência que tenho, demora um certo tempo a adaptar-se a "novas condições" (muito, muito maior se tiver de tiver de se adaptar ao estado submerso ) é só uma questão de esperar...

 

Quanto às hastes florais, no aquário a 30º e apesar de as ter à quase um ano nunca apareceram, noutro aquário a 25º estão a aparecer "com fartura", apesar de estarem plantadas à poucos meses - um espigão com 1 mm de diametro e com uma ponta "fálica" branca, já lá estão à cerca de 3 semanas e até agora nada de "flor"...

 

Mais um facto que talvez seja relevante, como tenho algumas perto do vidro frontal deu para perceber que as raizes crescem a um ritmo bastante elevado (para mim deve ser a planta que mais rapidamente as raizes crescem), ou seja , a fertilização junto às raizes poderá ser muito benéfica (uso turfa no fundo, que creio ser de onde "chupam" os nutrientes)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado pelas Respostas.

 

Tenho fertilizado com Nitrato e Potassio (Pois como o André disse esse é um problema meu - Tenho pouco Peixe)

 

E Tenho usado o Seachem Florish em tabs e o Trace líquido para Micro-Elementos e aquela dose de Ferro. Ontem medi pela primeiravez o Ferro e deu Zero. Medi Potassio e tá porreiro e os Nitratos estão baixos, mas existentes.

 

Montei o Tanque há duas semanas. Se calhar ainda se estão a Habituar.

 

Estou a tentar manter o aquário com apenas 1-2kH e um PH que ronda os 6.4. A uma Temperatura de 24-25ºC (Nos últimos dois dias desceu para os 23º. Mas já tenho o termostato regulado para 30º - é o frio que se faz sentir...)

 

Estava com medo que a Blyxa era de águas duras.

 

Vou ver se meto mais ferro.

 

Obrigado pela Ajuda!

 

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Marc, com poucos nitratos ela ressente-se. Como ainda não tens peixes, fertiliza com nitratos. Aponta para os 10-20 mg/L e mantém assim. É o ideal. Depois é potássio.

 

Como disseste, também se pode estar aclimatizar ainda aos parâmetros da água. É dar tempo e fertilizante às plantas. Não te fies nos testes de ferro. Fia-te nas plantas. São o melhor teste. :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico admirado ao saber que ela se dá aqui nestes climas.

 

Onde soubeste disso?

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Como o nome indica, japonica, ela existe no Japão, alem de outras areas do Leste Asiatico, onde o clima é temperado.

A referência mais antiga que tenho da presença deste planta em Portugal é no livro do Paulo de Oliveira sobre plantas de aquario.

Existem outras plantas de aquario introduzidas em Portugal.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado, também tenho esse livro... é bem antigo, 1981. Apesar da data, não deixa de ser um exelente livro! Mas em relação a essa planta, tenho pena de ser tão breve, pois apenas refere a sua existência nos arrozais do Vale do Sado, como já foi dito. Mas onde..?:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais