Recommended Posts

Publicado

Olá,

Pelo que ouvi dizer, aqui no fórum existem algumas pessoas que se dedicam à fina arte de fazer aquários. ora, eu estou interessada em construir um com as medidas acima, mas antes de mais queria saber valores, para ter uma ideia. Gostaria também que me ajudassem quanto ao tipo de vidro (espessura ideal), filtro (externo? de que potência?) e termostato... Deixo aqui um projecto que elaborei para perceberem melhor... As boxes são 6 e destinadas a alevins ou maternidades ou ainda para eventual separação de algum peixe e têm 20x20x20. Fico à espera da vossa ajuda...

Semttulo1.jpg [/img][/url]

Publicado:

Boas

Em relação à espessura de vidro dá uma vista de olhos neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36284

Em relação ao aquário o meu conselho é que se não tiveres experiencia a construir não te metas nisso com um projecto desse tamanho. Para além do vidro ser pesadissimo, logo dificil de manusear com os nossos equipamentos e mão de obra "caseiros", a colagem de um bicho desses não é nada fácil e deve ficar bem feita pois são muitos litros de água.

Em relação a filtro tudo depende do que lá vais colocar. Eu se calhar apostaria em sump em detrimento do filtro pois um filtro para um aquário desses é muito caro. Agora tudo depende de que tipo de aquários estamos a falar.

Termoestato colocaria 2 de 200/300w, um a cada ponta. Alternativamente 3 de 150/200w, isto para manter a água uniformemente aquecida.

As boxes.... eu não pensaria nisso. É capaz de ser melhor apostares em 2 aquários de 60L. Um para hospital/quarentena e outro para maternidade.

As boxes vão ficar feias sempre penduradas no aquário e maternidades só são precisas de tempos a tempos.

Além do mais é preferivel fazer manutenção diária a uma maternidade de 60L que a 6 boxes, com a vantagem de não estarmos a poluir a água do aquário principal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!