fixe_e_khulli Publicado Janeiro 30, 2006 Publicado Janeiro 30, 2006 Boa tarde, Eu tenho um betta vermelho (no dorso) e azul (nas barbatanas) e inicialmente tive-o num aquário de 3 litros até ter o comunitário montado. Até ter sido transferido para o comunitário, o betta tinha umas cores lindas e brilhantes e de há uns tempos para cá noto que as suas cores andam a ficar opacas e muito escuras. Haverá alguma explicação para este facto? Da última vez que medi o Ph andava pelos 7. Como companheiros de aquário tem pangáceos, colisas, vidros, plocostomus, corys, alguns caracois, camarões e kuhlii's. Será que alguém arranja alguma explicação? E o que devo fazer para lhe restituir as suas cores fantásticas??
Jorge Bento Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Olá Bem se ele comer bem e nao tiver sintomas de doença, a perda da cor deve ser á mudança... dá lhe tempo daqui a uma semana deve voltar a ter as cores fortes... se nao tiver é porque algum peixe tá lhe a fazer a vida negra e ataca-o.... Mas dalhe tempo... vai me informando sobre a evoluçao, mas atençao aos sintomas de doença. Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Joaoavo Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Os bettas ficam mais escuros quando a sua agressividade aumenta. Ele ficou escuro só no corpo ou nas barbatanas também? Se for só no corpo é porque se está a afirmar aos outros ocupantes ou a alguma femea que la tenhas João AvóO meu blog - Naturescaping
Jorge Bento Publicado: Janeiro 31, 2006 Publicado: Janeiro 31, 2006 Boas Não concordo, quando o macho aumenta a agressividade as cores ficam mais intensas e abra as barbatans... Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
fixe_e_khulli Publicado: Fevereiro 1, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2006 Pois é, caros amigos... As minhas suspeitas confirmaram-se... Tenho o meu aqua infectado com ictio, daí a perda de cor no betta. No fim-de-semana estive fora e quando voltei no Domingo, tinha o aqua a cerca de 19/20 graus (penso que devido a uma falha de energia prolongada) e os peixes cheios de bolinhas brancas. 5 neons foram logo nessa noite e de imediato comecei o tratamento. A tubaroa já nadava de lado e virava-se de barriga para cima para se coçar no areão, mas desde que comecei o tratamento´, pelo menos ela já nada normalmente. Felizmente, todos comem bem e espero que assim que esteja resolvido, as cores do betta voltem à normalidade. No entanto, tenho outro betta azul que está habitualmente noutro aquario e que antes de ir de fim-de-semana pus juntamente com os outros para estar numa temperatura mais amena, dentro da betteira (dentro do comunitário). Quando cheguei, além do choque de ver o aqua assim, os peixes doentes, não é que dou com o betinho solto???? A nadar livremente no mm espaço que o vermelho?... Procurei logo o red, com o coração nas mão e estavam os dois impávidos e serenos. Estariam lá há muito tempo? Teria acabado de acontecer e não tiveram tempo de se aperceber que estava lá outro macho? Não sei, mas voltei a colocá-lo na beteira para começar o tratamento. No dia seguinte, a mesma coisa! Os dois a nadar no mesmo aqua (60 litros) e mais uma vez sabe-se lá há qt tempo... Desta vez optei por guardar o red e deixar o betinho à solta... Vou dando novidades...
Recommended Posts