Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Gostaria de vos colocar uma questão no sentido de obter a vossa ajuda.

Tenho um AQUA de 120x50x60, com um Filtro Rena XP3.

Flora :

3 Anúbias

5 Echinodorus

2 Valisnérias

2 Egérias

4 Microsoruns

1 Alteranthera Roseafolia

1 Cabomba

1 Bacopa

Fauna :

3 Escalares

5 Mollys

3 Bótias

4 Guppys

2 Néons

7 Cardinais

4 Rasboras

3 Plecos

1 Labeo Frenatus (A)

1 Labeo Bicolor

2 Corydoras (A)

1 Colisa

1 Tubarão Martelo

1 Camarão Não-Sei-O-Quê

2 Garras

Tenho substrato Sera Floradepot e uma camada de 5/6 cm de areão.

Este aquário tem cerca de 3 meses e o que sucede é que desde o início que não consigo eliminar umas partículas que tenho em suspensão na água e que fazem com que esta não seja cristalina tipo água engarrafada!

Eu limpo, aspiro, troco água, mudo matérias filtrantes, coloco, retiro, e nada...

Já tentei reduzir a corrente, já mudei os sítios de saída e entrada de água, fiz disposições diferentes e nada...

O Filtro tem esponjas, cerâmicas, as tais estrelinhas da Rena, lã de vidro, e coloquei adicionalmente uma matéria muito fina da JBL para micro-filtragem mas nada...

Não consigo eliminar as partículas de forma alguma...

São partículas muito pequenas, como se o fundo fosse agitado e levantasse poeira. Pensei que fosse estabilizando com o tempo mas o que é certo é que já lá vão 3 meses e não há forma.

Nota-se bem se olharmos por um dos vidros laterais em direcção ao outro.

Poderá ser do substrato? Ou do facto de aspirar de duas em duas semanas sempre que faço TPA? Do Filtro?

Acontece convosco também? Alguma ideia?

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos,

Pedro A. Lourenço

Publicado:

Sabes houve uma altura em que aconteceu-me o mesmo, e o problema no meu filtro (eheim profissional II) era a lã de vidro, a água tava turva, e era lã a mais, tirei-a deixei um tempinho e a água voltou ao normal!!!! :oops::?

Mas atenção pode ser de outra coisa, este foi um exemplo que me aconteceu, até pode não ser o teu caso!!!!

Publicado:

Boas, tenho exactamente o mesmo problema que o paflourenco, particulas em suspensao na agua, tenho 240L no aqua, filtro eheim profissional II 2026, com lã de vidro na ultima camada(topo), amanha ja vou tirar a la de vidro a ver se resolve o problema.

So consigo diminuir as particulas fazendo TPA's de cerca de 40 a 50%.

Mais alguem pode dar uma ajuda?

paflourenco: talvez se alterares o nome do tópico para "particulas em suspensao na agua" chama-se mais a atenção e poderiamos ter mais ajudas, é só uma ideia não leves a mal este reparo.

Cumps.

Publicado:
com lã de vidro na ultima camada(topo), amanha ja vou tirar a la de vidro a ver se resolve o problema.  

Só tens lã de vidro no cesto de cima? Não tens mais nada nesse cesto?

A lã de vidro não provoca partículas em suspensão na água. O seu uso em excesso é que poderá retirar fluxo ao filtro (e tempo de vida do motor...), fazendo com que este seja insuficiente para retirar a porcaria em suspensão.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

No cesto de baixo tenho ceramicas e esponja da eheim, no cesto de cima MicroMec da Jbl Esponja e por ultimo lã de vidro. Vou retirar a la de vidro para ver o que acontece.

Publicado:
Vou retirar a la de vidro para ver o que acontece.

Não faças isso :wink:

Desde que seja só uma camada de lã, só faz é bem.

Provavelmente, o débito do filtro não é suficiente para a litragem do aquário. Experimenta colocar um filtro interno ou uma power head com filtro rápido, para ver se a água fica mais cristalina.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

O filtro é suposto fazer 950L/hora, para um aqua de 240L penso que deveria ser suficiente... hoje remodelei o aqua, retirei +- 25 peixes e algumas plantas, está com um ar muito mais "arejado", vamos ver como se comporta agora o filtro, pois tb poderia ser do excesso de população que existia.

Publicado:

isso não tem muito a ver com a filtragem, mas sim com a circulação....

Muitas particulas em suspensão é sinal da fraca circulação/corrente que tens no aquário, possivelmente terás as chamadas zonas mortas onde o fluXo corrente é minimo. Não pensem que só com um Rena XP3 para um aqua desses é suficiente. E não se esqueçam também que ao carregarem os filtros com massas filtrantes, estão reduzir o débito dos próprios.

Soluções para isso :

-> ou arranjas uma power head, (cabeça motorizada), que faça uns 1000 l/h, para te ajudar na circulação de água.

-> ou arranjas outro filtro, quanto mais filtragem melhor :o

Um aparte :

Num aqua de 240 litros, com discos Ls cardinais etc, tenho 3 filtros, 1200l/h, 1500l/h, 1000l/h e uma power head 1000l/h, e mesmo assim tenho de os limpar de mês a mês, e acredita que tão bem sujos quando os limpo.

Concluindo, nunca é demais a filtragem que se tem, deves apostar sempre numa boa circulação de água, no meu ver isso é o fundamental

;)

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Boas

Também eu tive em tempos as particulas em suspensão na coluna de água mas que se devia em parte por dar a papa para os Discos (suja e muito), optei por adicionar na filtragem um filtro interior (Tetra 800l/h) que tem como aliado o Eheim ProII - 2026 -950l/h, e agora nada...

O que eu acho que tenhas talvez é o Aqua sobrepovoado

Reparei que tens as Estrelitas da Rena, nunca vi, mas presumo que sejam em plástico do tipo BioBalls, para mim esse tipo de fixador de bactérias nunca resultou e vendem não sei como...

Opta por utilizar para fazer a filtragem biológica massas do tipo Eheim pro, cerâmimas porosas da Sera e outras parecidas, são outra coisa.

No meu filtro tenho - primeiro cesto - 2 esponjas porosas da Eheim

segundo cesto - Ehfisubstrat e esponja fina á saida

Publicado:
O que eu acho que tenhas talvez é o Aqua sobrepovoado

Também acho. :D

Normalmente partículas em suspensão indica filtragem defeituosa ou excesso de peixes.

Não coloquem muito material dentro dos filtros porque muitas vezes isso prejudica a filtragem...

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!