jose_marques Publicado Janeiro 29, 2006 Share Publicado Janeiro 29, 2006 Boas! Descobri ontem este forum, e tenho que dizer que estou muito satisfeito em encontrar um forum nacional com esta qualidade. Estou agradavelmente surpreendido. Quanto às minhas dúvidas... Tenho o meu aquario de agua salgada de 160x50x60 à cerca de 2 anos, com cerca de 60 kg de rocha viva, e até começar a ter problemas pensava que estava bem orientado, e que tinha um bom sistema. Infelizmente descobri que estava bastante enganado, que gastei dinheiro de uma forma estupida, e que o dono da loja que me orientou desde inicio pouco sabe sobre isto, apenas sabe por as coisas a iniciar. Vou começar pelas mais simples, até preparar as fotos para as mais complicadas. Dos muitos post que já li, vi mais do que um aquário com projectores HQI no formato de projector de halogeneo de exterior. É uma boa alternativa aos candeeiros de HQI + PI para aquarios? Ando há algum tempo a ver este tipo de candeeiros, mas acho que são extremamente caros. Quantas horas de luz por dia devo ter no aquário? Vi um post com um horário que achei estranho, entre as 16h e as 23h... e nesse mesmo post, o skimmer so trabalhava durante o dia ... isso é normal? Tenho o meu sempre a funcionar... Obrigado pela vossa ajuda! José Marques Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Prazeres Publicado: Janeiro 30, 2006 Share Publicado: Janeiro 30, 2006 Boas!!! Bem vindo ao Fórum! Luz - os projectores HQI são uma boa opção mas normalmente acabam por ser mais limitativos na área que iluminam. O teu aquário com dois projectores de 250w por exemplo ficaria com as zonas mais extremas muito mal iluminadas o que não é necessariamente mau porque até te permite colocar invertebrados por zonas de luz. Na prática, procurando bem, os projectores são bastante mais baratos do que as típicas calhas. Escumador - o costume é ter ligado 24 horas por dia mas em sistemas relativamente subpovoados e bem equilibrados demasiada escumação pode ser nociva uma vem que elimina elementos úteis a alguns invertebrados. No entanto, na dúvida, a regra é 24/24horas. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts