moon_sphinx Publicado Janeiro 29, 2006 Publicado Janeiro 29, 2006 Ola Tenho um aqua de aproximadamente 155 l em 95 x 35 x 61 (CxLxH). Tenho 2 filtros internos a funcionar cada um com potencia de 200l/h, um termoestato. Tenho varias plantas. Tenho lido aqui no forum que muita gente tem CO2 no aqua. Sera que eu tambem preciso disso? De peixes tenho: - 2 molys + 2mollys bebes - 4 guppies - 1 limpa vidros - 1 tetra santa filomena - 2 cauda de espada - 2 beijadores e 1 gourami anao Nao deveriam ter O2?? Afinal os peixe precisam de oxigenio e nao de dioxido de carbono.... Alguem me podia explicar isto? * * * Citar Alea jacta est...
Frederico Publicado: Janeiro 29, 2006 Publicado: Janeiro 29, 2006 é perfeitamente normal a tua questão ...os peixes realmente precisam de O2...mas o CO2 é para as plantas e para que elas fiquem com um crescimento mais desenvolvido...se tiveres um aqua plantado ai sim e aconselhavel o uso de CO2 e as plantas depois vao libertar O2...ate vais poder verificar isso atraves de bolhas de ar coladas as plantas(pierling) Citar Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60
Joaoavo Publicado: Janeiro 29, 2006 Publicado: Janeiro 29, 2006 A injecção de CO2 no aquário tem duas funções: aumentar a taxa de fotossíntese das plantas, aumentando o seu crescimento e/ou estabilizar o pH. Geralmente nos aquários a agitação provocada pelos filtros e bombas de ar, leva à libertação de CO2 dissolvido na água e o pH aumenta (devido à diminuição de ácido carbónico). Para além disso, muitos aquários têm elódeas, plantas que são capazes de tirar CO2 dos hidrocarnonatos (HCO3-) contribuindo ainda mais para um aumento de pH. Se achares que o teu aquário está saudável (peixes e plantas) não é necessário injectares CO2, porque ao fazeres podes perturbar bruscamente o equilíbrio (variações bruscas de pH são prejudiciais aos peixes e bactérias). Contudo se quiseres aumentar o crescimento das plantas ou baixar o pH (por exemplo para introduzir espécies mais sensíveis) podes começar a experimentar esta técnica. Faz uma pesquisa no forum para te informares sobre as técnicas caseiras ou as mais automatizadas. Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
Recommended Posts