Recommended Posts

Publicado

Boas!

Comprei 2 tipos de fertilizantes para plantas terrestres:

Substral em Barra - NPK - 10.7% - 6.4% - 8.6%

e com oligoelementos

Substral líquido - NPK - 6% - 3% - 6%

Fe 0.03%

e oligoelementos: boro, Cobre, Manganês, Molibdénio e Zinco

O meu aqua tem 240l brutos e gostava de saber se alguém utiliza este tipo de fertilização. Como acham que devo fertilizar o meu aqua com estes produtos?

Publicado:

O adubo em barras, acho que podes utilizar sem problemas, quanto ao Substral, eu não o utilizaria:

1- por causa da quantidade de fosfatos para o Azoto e potássio e segundo pela relação de azoto para o potássio.

2- Pela concentração de cobre.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

E o Co2 não existe no ar? e um excesso de concentração não nos manda para o caraças?

e o oxigénio, não precisamos dele para viver mas em concentrações demasiado elevadas nao nos lixa os pulmões todos?

as plantas usam cobre e precisam dele, é apenas uma questão de concentrações. mas se quiseres usar...o aquario é teu!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá.

Então mas como posso saber a quantidade de Cu? Existe algum teste? Qual concentração limite?

Salvo erro existe. Não sei é se é exclusivo para água salgada.

Quanto a concentrações, acho isso um bocado difícil de opinar. Dependendo dos seres vivos, poderão ser mais ou menos tolerantes ao cobre livre na água.

Um grupo muito pouco tolerante são os Invertebrados.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Bem... Acho que vou arriscar e utilizar o substral líquido. Quanto ao substral em barras, tendo em conta que o meu aqua tem 1,20m x 40 cm, quantas barras acham q devo colocar e de quanto em quanto tempo devo renovar? E o líquido que quantidade para 240l e de quanto em quanto tempo? Alguém sabe como usar estes fertilizantes???

Publicado:

Viva.

Nunca usei dessas barras, mas uso umas semelhantes - Algoflash (N.P.K. - 13.6.9), com uma proporção de fósforo ligeiramente inferior.

Costumo partir uma barra em 4 ou 5 bocados e enterrá-los nos vários grupo de plantas perto da raíz. Aconselho é a não minar o aquário de barras, põe algumas e passado uma semana vais ver se notas diferença nas plantas em que colocaste. A quantidade depende também se tens muitas ou poucas plantas..

Quanto à duração, não sei, mas acho que é mesmo ir observando o desenvolvimento da planta.

Para mim, os fosfatos são o maior perigo. TPA's frequentes ajudam a mantê-los lá em baixo.

Vai dando notícias do desenvolvimento da 'experiência'. :?

Abraço,

David

Publicado:

Boas

Já notei uma enorme diferença no aquário desde que introduzi essas barras, o aquário ficou cheio de espuma branca. :wink:

Não tenho a certeza de que tenha sido da fertilização pois também introduzi uma nova garrafa de co2 diy. Mas quase de certeza foi das barras, os nitratos estão muito altos, ainda não vi foi os fosfatos. Mas é assim que se testam novas ideias, lol. Só espero que os peixes não morram....

Publicado:

Olá.

Pois, eu quando escrevi que os fosfatos para mim são o maior perigo, é mesmo para mim... o meu aquário não tem muitos peixes, pelo que a adição de nitratos não tem sido motivo de preocupação, aliás, é mesmo necessária se quero ver as plantas a crescer. Mas no teu caso pode ser diferente, basta teres proporcionalmente mais peixes para o teu volume de água, ou menos massa vegetal... tudo varia de caso para caso. E aí é que está a piada. hehe.

A espuma se calhar é provocada pelo fertilizante ou então alguma fuga da garrafa de CO2 para o aquário (esperemos que não).. sinceramente não sei, talvez alguém consiga explicar o fenómeno.

Abraço,

David

Publicado:

Ola.

Nrmalmente essa espuma revela que a colonia de bacterias nitridificadora faliu, ou esta perto disso.

A partida essa espuma branca e amonia.

Por acaso o aquario nao esta a cheirar a amoniaco? Tipo produtos de cabeleireiro?

Publicado:

Boas!

Quanto a ser amónia acho q posso colocar essa opção de parte uma vez que a espuma surgiu no início da semana e ainda não morreu nenhum habitante do aqua, além disso o teste de amónia deu quase nulo. Estranhamente a espuma começou há pouco a desaparecer... Não fiz nada a não ser retirar 10% da àgua (antes de repor o que retirei). Mas comntinuo a achar que deve ter sido do fertilizante....

Publicado:

Boas!

eu uso substral (não te sei dizer agora a relação dos macros) sem problemas, tenho vários tipos de caracois que apesar de serem sensíveis ao cobre não mostram sinais de fraquezas, reproduzindo-se normalmente.

Uso também hortilon para fertilizar com micros.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

• 8 meses depois...
Publicado:

Boas Pessoal!!!

já li aqui vários tópicos que há determinadas barras de fertilizante que se pode usar nos aquas, por acaso ao fazer umas arrumações aqui em casa, encontrei umas barras dessas mas.... como não percebo nada de química venho pedir aqui ao pessoal mais entendido que se pronuncie :wink:

aqui fica a composição das barras.

comp.jpg

Publicado:

Boas Pessoal!!

então ninguém me ajuda a saber se posso ou não colocar estas barras que tenho aqui em casa?

digam-me algo se não der vão para o jardim :D

Publicado:

Olá.

Evita utilizar isso...

Além de ter uma composição NPK desadequada a plantas de aquário, o Azoto encontra-se sobre a forma de Amoníaco/Amónia (dentro de água existem sempre os dois) e de Ureia.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Boas!

Comprei 2 tipos de fertilizantes para plantas terrestres:

Substral em Barra - NPK - 10.7% - 6.4% - 8.6%

e com oligoelementos

Substral líquido - NPK - 6% - 3% - 6%

Fe 0.03%

e oligoelementos: boro, Cobre, Manganês, Molibdénio e Zinco

O meu aqua tem 240l brutos e gostava de saber se alguém utiliza este tipo de fertilização. Como acham que devo fertilizar o meu aqua com estes produtos?

utilizo esse por indicação de um entendido na matéria que o utiliza num plantado de discus e não tem qualquer problema e eu também não, já uso isso à 2 meses e não noto alterações :D

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)