cris Publicado Janeiro 28, 2006 Publicado Janeiro 28, 2006 Eu tenho uma garrafa de O2 e queria converter em CO2, alguem sabe se é possivel e onde? Esta garrafa é da Arliquido, mas disseram-me que se levar lá eles ficam com ela, porque eles normalmente alugam e raramente vendem. E como já não tenho nenhum decomento que prova a compra, eles vão conciderar propriedade deles. E se levar á concorrencia eles recusam mecher na garrafa, obrigando afazer um contrato com eles. Citar
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Olá! Tenta numa casa de extintores, que possua máquina para carregar co2 Citar Abraços Zé Néo
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Olá. Eu não posso falar muito sobre isso, pois não percebo grande coisa sobre essas garrafas. Mas deixa-me alertar-te para uma coisa, as garrafas não são todas feitas da mesma maneira. Dependendo do gás que se quer guardar, cada garrafa e as peças podem ser diferentes. Mas se dizes que é de O2, penso não haver grande problema, pois essas, pelo que sei, até são das que mais cuidados exigem (peças obrigatoriamente inoxidáveis), sem contar que o O2 é explosivo :D Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Olá A principal questão é se a garrafa e os acessórios aguentam pressão de carregamento e a pressão máxima admissivel. No caso do Co2 julgo ser de 70 bar e a garrafa tem de aguentar 150 bar ou mais. As garrafas de O2 são carregadas com pressões superiores a isso. Citar Abraços Zé Néo
ET Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Olá. Eu não posso falar muito sobre isso, pois não percebo grande coisa sobre essas garrafas. Mas deixa-me alertar-te para uma coisa, as garrafas não são todas feitas da mesma maneira. Dependendo do gás que se quer guardar, cada garrafa e as peças podem ser diferentes. Mas se dizes que é de O2, penso não haver grande problema, pois essas, pelo que sei, até são das que mais cuidados exigem (peças obrigatoriamente inoxidáveis), sem contar que o O2 é explosivo Cumprimentos Luís Fortunato As garrafas que usam O2 para cima de uma percentagem superior a 40%, tem de facto de estar limpas para O2. Mas o material das garrafas não é diferente, apenas os vedantes são de outro material, visivel normalmente pela cor verde. O O2 não é explosivo, ajuda é a combustão. Podes abrir uma garrafa cheia de O2 e colocares um cigarro que não provocas nenhuma explosão. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Peço desculpa, tens razão... o H2 sim é explosivo Mas mesmo assim, não deixa de ser perigoso ao pé de combustíveis e coisas que ardam... Ou seja, mesmo não havendo fontes que provoquem chamas nem faíscas, um aumento da concentração de O2 pode provocar o incendiar espontâneo de algo Já agora, nas MSDS das botijas de O2, aconselham vivamente a mantê-las longe de fontes de ignição e mesmo de elctricidade estática... Que não é explosivo, tudo bem, mas não deixa de ser perigoso. Mais que o Azoto ou outro gás inerte. É só isto que acho que se deve ter em mente... Dependendo do gás que se quer guardar, cada garrafa e as peças podem ser diferentes. apenas os vedantes são de outro material, visivel normalmente pela cor verde. Claro... quando falo em peças, é basicamente o que pode ser móvel. Se ficam oxidadas, end of story Obrigado pelo reparo. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
fx4ever2 Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Não querendo desviar a "conversa" do tema do tópico, até porque está um pouco relacionado, uma questão para os conhecedores: ...o Co2 industrial tem as mesmas características do Co2 usado na aquariofilia? Refiro-me ao Co2 utilizado para inertização de equipamentos. Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Oinq Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Não querendo desviar a "conversa" do tema do tópico, até porque está um pouco relacionado, uma questão para os conhecedores: ...o Co2 industrial tem as mesmas características do Co2 usado na aquariofilia? Refiro-me ao Co2 utilizado para inertização de equipamentos. Cumprimentos. FX Sim, é igual e sim podes usar esse cilindro a vontade. tens de ter só atenção ao teste hidroestatico que é valido por 5 anos, e está punçada no cilindro a data da ultima prova... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
fx4ever2 Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Não querendo desviar a "conversa" do tema do tópico, até porque está um pouco relacionado, uma questão para os conhecedores: ...o Co2 industrial tem as mesmas características do Co2 usado na aquariofilia? Refiro-me ao Co2 utilizado para inertização de equipamentos. Cumprimentos. FX Sim, é igual Boa notícia, apesar de já suspeitar isso,...Co2 deve ser Co2 em todo o lado. Tenho Co2 à "borlix". É só arranjar botija para carregar. e sim podes usar esse cilindro a vontade. tens de ter só atenção ao teste hidroestatico que é valido por 5 anos, e está punçada no cilindro a data da ultima prova... Além dessas "garrafas" de O2, haverá outras garrafas, extintores recarregáveis ,por exemplo, que se possam utilizar? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Oinq Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Cuidado com os extintores, só os extintores de CO2 podem ser usados para isso, pois são os unicos que suportam a alta pressão do carregamento. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
José Cruz Silva Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Olá Como referí em cima, qualquer garrafa, botija dará desde que cumpra os requisitos de resistencia à pressão. Não sei quais os valores exactos mas deverá aguentar uma pressão máxima de pelo menos 150 bar Citar Abraços Zé Néo
Oinq Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Tive agora a verificar, e o meu cilindro marca 250BAR, assim como uma garrafa de Oxigénio Industrial que também anda ali. Penso que a norma que rege isso é a mesma que rege os cilindros de mergulho, em que os mais baixos ( leia-se antigos ) são de 220BAR. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Oinq Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Sim, pode, é o que eu uso no aqua grande. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
fx4ever2 Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Cuidado com os extintores, só os extintores de CO2 podem ser usados para isso, pois são os unicos que suportam a alta pressão do carregamento. Já agora mais uma pergunta,.... esse Co2 dos extintores pode ser utilizado no aquário? Cumprimentos. FX Citar Cumprimentos FX
Oinq Publicado: Janeiro 28, 2006 Publicado: Janeiro 28, 2006 Cuidado com os extintores, só os extintores de CO2 podem ser usados para isso, pois são os unicos que suportam a alta pressão do carregamento. Já agora mais uma pergunta,.... esse Co2 dos extintores pode ser utilizado no aquário? Cumprimentos. FX Sim, pode, é o que eu uso no aqua grande. Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Recommended Posts