Recommended Posts

Publicado

boas,

estive a fazer uma busca aqui no forum mas não cheguei a nenhuma conclusão,

alguem me pode dizer que tipo de areia( e onde comprar preços se poderem) é que posso por no meu futuro aqua de discus??? ( gostava mesmo que o substrato fosse de areia)

e se devo por algum tipo de fertilizante por baixo dessa areia?? tipo turfa ou assim visto querer um aqua bastante bem plantado

agradecia sugestões

abraços

Publicado:

oi nao sei se é boa ideia ou não...disseram-me de tudo... eu resolvi experimentar e pus areia de rio ....podes ver fotos aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3250

pus um cordao de aquecimento da Rena e substrato Sera por cima do cordão e a areia por cima detudo... e até agora vejo as plantas mto satisfeitas até a glosssostigma :)

Qto à areia comprei sacas de 40 kilos no aki por 2,5€ e ate agora nao vi nenhum problema, alias acho q é excelente para fixar as plantas, mas tb so ta montado ha 2 semanas.. :)

Não fui muito esclarecedor eu sei mas já dei umas achegas bowdown

Abraço

Posted Image
Publicado:

muito obrigado mais uma vez pela resposta rápida

quanto à areia não tem interferencia com PH ?? será Discussafe??

:)

abraços

Publicado:

oi de novo

fico contente por ter ajudado, agora como geólogo digo-te uma coisa, não há rocha nem mineral nenhum que não reaga com a água.

Neste caso como são silicatos a reacção é mais lenta no tempo, e tende a acidificar o Ph e pouco mais, como a granulometris também é mais pequena, implica que a superfície de contacto com a água seja maior, logo poderá haver mais interacção do que se tiveres um areão mais grosso, mas nada de muito preocupante no espaço temporalm, isto é não vais ter variações bruscs de Ph, em horas nem em dias, leva umas semanas e são variações suaves.

Vai-te mantendo a par dos parametros :)

Abraço

Posted Image
Publicado:

Fala Pardal, tudo bem

No meu aqua de CA's coloquei areia de filtro de piscina, a qual é vendida em qualquer loja de artigos de piscina. É uma areia de alta qualidade, pois não possui impurezas(gravetos, argila,...)

Garanto que voce vai gostar

Abraços

Britzke 8)

Publicado:

boas,

e essa areia de filtro de piscina é cara?? e altera PH??

abraços e obrigado pelas respostas

Publicado:

Oi,

se conheceres algum dono de uma obra pede-lhe se não podes levar um pouco de areia de rio, utilizado no cimento. Tens de ter atenção é que a deves ferver e lavar muito bem muitas vezes antes de a colocares no aqua... Eu vou fazer isto!! 8)

Abraço

Publicado:

Fala Pardal, tudo bem

Aqui no Brasil, o preço é bem acessivel e a areia é neutra, não interfirindo no Ph da água.

Espero ter ajudado

Britzke ;)

Publicado:

mais uma vez muito obrigado pela ajuda

e como não podia deixar de ser cá vai mais uma pergunta, uma loja na zona de lisboa em que possa comprar areia de filtro de piscina ou há no AKI ou numa loja assim do genero??

abraços

Publicado:

Viva,

e como não podia deixar de ser cá vai mais uma pergunta, uma loja na zona de lisboa em que possa comprar areia de filtro de piscina ou há no AKI ou numa loja assim do genero??

Há no AKI, mas lá também encontras 20Kg de areia de rio por 2 euros.

Publicado:

boas ppl

tou esgotado!!!!

a areia de rio que vi estava horrivel era mais preta que cor de areia, e areia de filtro de piscina tb não encontrei branca!!!!!!!

a unica areia que vi branca foi areia de rebouco (acho que é isto) mas não se posso usar ou se tem algum tipo de goma

:) please se alguei tivwer areia ou mode de arranjar areia agradeço (e preços se possivel!!!)

:) tenho o aqua parado À espera de alguma areia!!!!!!

Publicado:

Ola

és de onde? eu comprei areia de rio no aki por 2.51€ 40 kilos no aki de alfragide....

podes ver fotos da mesma no meu topico do aquario de 200 litros no subforum fotos e videos ...

Abraço

Posted Image
Publicado:

boas,

a areia de rio que falei era do aki e estava horrivel!!!!! :)

o objectivo era mesmo uma areia branca!! :~(

:)

Publicado:

Viva,

Os peixes sentem-se melhor numa areia escura.

Para além disso realça mais as cores dos peixes e plantas.

Publicado:

Boas,

Estou a pensar usar tb areia no meu proximo aqua, mas tenho vários receios:

1 - Não causa problemas nos sistemas de filtragem ?? (areia na engrenagem :) )

2 - Como é a manutenção de um fundo desses ?? ao aspirar não vem a areia toda no aspirador ?? Não ficará feia com o passar do tempo e as sujidades que se possam acumular ?

3 - As plantas aguentam-se bem nesse tipo de terreno ?? Com um bom substracto por baixo ?

Obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!