Recommended Posts

Publicado

Após a compra de plantas, comecei a reparar que o aquário tinha caracóis, tipo praga...

Como é que se combate esta praga...

Obrigado pela vossa ajuda.

tiagodovale2-dbd.jpg
  • 4 meses depois...
Publicado:

bem... eu cá deixo-os andar... os meus não tocam nas plantas... mas se quiseres... parte-os com os dedos e dá aos peixes... eles adoram isso... pelo menos o meu betta (peixe intocável da minha mae... adora... farta-se de vir ao meu dedo comer)

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Publicado:

Desde que sejam bottias palhaço, eles adoram caracois.

Arranja 4 ou 5 bottias e em menos de 1 semana desaparecem os caracois todos.

Publicado:

Por acaso tive uma praga disso...puz 3 botias palhaços, e a praga continuou... entretanto, como aquilo era um aquario com bastantes plantas e com discus, entendi não deixar lá os bótias, assim como assim eles não estavam lá a fazer nada, passado mais de 6 semanas não havia melhorias, antes pelo contrario......puz-me á pesca, mas só consegui emboscar 2 deles, o 3º tinha um curso de guerrilha qualquer, não o consegui apanhar.

Bem, pemsei eu, um botia não deve fazer grande estrago ás plantas, mais faço eu aqui a tentar pescá-lo, ando a stressar os bichos e quê...deixei-o ficar...passaram-se mais de 2 meses, a praga dos caraois sempre a aumentar, cada vez que as luzes se ligavam eram centenas, pelos vidros fora....

Depois, um belo dia, comecei a reparar que os ditos cujos aram cada vez menos...e que o botia restante andava sempre em cima deles, papava todos quantos podia...

Não digo que os tenha irradicado, aquilo era uma praga digna de se ver, até metia medo, mas hoje em dia é raro ver um caracol, é um aqui, outro ali...outro dia dei-me ao trabalho de contar...em mais de 450X60 de perimetro de vidro, contei 7 manhosos mitras, logo quando a luz se acendeu...

Vai-se lá entender os bichos...quando estavam os 3, deviam ir jantar fora, os sacanas... :cry:

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Eles não são bem uma praga...

Eles reproduzem-se a ritomo acelerado porque têm muito alimento disponível, o que quer dizer que tens muitos detritos, ou alimentas demasiado.

Costumas aspirar o fundo aquando das TPAs? Tens algum problema de algas?

De qualquer das formas os caracois acabam sempre por minimizar os problemas que estão na sua origem, por isso não recomendo que os retires, a não ser que a razão seja estritamente estética.

Se queres diminuir a sua população basta descobrires o que está mal no teu aquário e corrigir. Verás que a população dos caracois se auto-regula. Entretanto recomendava-te que os deixasses andar, pois restos de comida em decomposição ou detritos são sempre menos prejudiciais depois de "processados" por um caracol. :cry: E se tens problemas de algas eles comem-nas. São uma equipa de limpeza muito decente. :D

E das "pragas" de caracois que tive (e faço questão de manter caracois em todos os meus aquários), nunca nenhum me mordiscou as plantas. Se o fizerem é porque o tecido da planta já está a decair.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png