Recommended Posts

Publicado

Olá a todos. Desde que montei o meu aqua que tenho tido problemas em baixar o PH e o KH (ph= 7.4 ; kh= 10ºDkh) e nem mesmo com Co2 vai lá. A minha pergunta é : Comprei um garrafão de água com o Ph de 5.1 e o Kh a 1 e gostava se não há problema em tentar fazer uma mistura entre esta água e a minha da torneira para gradualmente tentar baixar o PH do meu aqua. Fiz teste aos fosfatos (já que no meu aqua estão um pouco altos também e talvez daí se deva o facto de tar a ficar com filamentosas nas folhas) e descubri que quase também não tem fosfatos. Gostaria de saber se há algum problema ou inconviniente nisto. Obrigado a todos. :o

Publicado:

Olá.

Em princípio, não haverá problema.

As águas engarrafadas, geralmente trazem no rótulo uma análise química com os iões presentes em maiores quantidades.

São águas, em regra, mais moles que a da torneira.

Resta saber agora, se compensa andares a comprar água engarrafada para as TPA's :o

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Sim, de facto trás essa análise química que para mim é grego. :D Quanto á questão do compensar acho que não me vai trazes problemas porque troco apenas 30% de água semanalmente +/- e basta me 2 garrafões que custam 30 cent cada e misturar com água da minha torneira até obter o Ph que quero. Já agora Ivanpantz eu sei que isto não é regra geral e que varia de aqua para aqua mas qual o Kh ideal para um plantado? e o valor de Fosfatos em mg/l? Desde já obrigado, fica bem :D

Publicado:

Olá.

Já agora Ivanpantz eu sei que isto não é regra geral e que varia de aqua para aqua mas qual o Kh ideal para um plantado? e o valor de Fosfatos em mg/l? Desde já obrigado, fica bem

Tal como já disseste, depende de aquário para aquário. Geralmente (quase sempre) os aquário plantados têm injecção de CO2 e pH's ácidos (mesmo sem o CO2). O que faz com que o KH possa variar numa larga escala.

Nem te deves guiar muito pelo KH. O que deves fazer, é pegar numa tabela de pH/KH/CO2, para calculares a concentração de CO2 que tens no aquário.

Ou seja, montas o aquário, injectas o CO2, deixas estabilizar e de seguida medes o pH e o KH. Para um dado pH, se tiveres um KH muito alto, quer dizer que para manteres um KH dessa ordem, tens de estar a injectar muito CO2. Logo, a concentração de CO2 na água será proporcional ao KH.

Tens aqui uma tabela dessas.

Quanto aos Fosfatos, deves mantê-los entre 1.0-2.0 ppm.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá!

Não esquecer que os níveis de fosfatos (e principalmente estes) deverão estar sempre em concordância com os restantes valores de nitratos, potássio etc.

Um nível de fosfatos a 2,00mg/l e nitratos a 0 não é nada aconselhável.

Eu oriento-me por estes:

Nitratos - 5,00mg/l

Fosfatos - 0,5mg/l

Potássio - 15,00mg/

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Claro zeneo...

Mas eu agora vou ser mauzinho...

Como é que orientas o valor de Potássio? :D

Estás a falar em termos de fertilização, certo?

Tu por cada 5 ppm de N que adicionas, adicionas igualmente 0.5 de P e 15 de K, certo? Pelo menos foi o que eu percebi.

Fica bem.

Um abraço

Luís Fortunato

Publicado:

Olá!

Já sabia que ias marrar comigo :D cheers;);)

O K já se sabe que tem de ser a olho e o que estavamos a discutir eram os parametros da água e não a quantidade de fertilização.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg