Recommended Posts

Publicado

boas!

tenho um aquario de 240L com peixes do lago tanganyika, entre eles *leleupis casal,

*neolamprologus brichardi (dezenas)

*um julidochromis dickfeldi

*2 altolamprologus calvus black (casal)

*1 tropheu moori

a minha duvida esta: comprei tropheus por duas vezes com a intenção de formar casal, e pelas duas vezes os tropheus visitantes apareciam mortos. O residente atacava-os até estes morrerem. Não sei qual o sexo do que tenho, e sei que os dois que comprei tinham sexos opostos.

Qual será o problema? cumprimentos.

Publicado:

Os Tropheus não são peixe de "casal". Eles devem ser mantidos em colónias numerosas e com vários cuidados ao nível do layout e configuração do aquário.

Se pesquisares aqui no fórum tens vários tópicos com dicas sobre a manutenção de Tropheus.

Coloca aqui as dimensões e setup do aquário.

Publicado:

Boas, Moonwalker

os tropheus são dos meus tangs preferidos mas infelizmente a minha experiência com tropheus é puramente teorica (farto-me de ler artigos, mas não tenho disponibilidade($$$$) para os manter) e o meu conselho é: Lê e informa-te

Na realidade é raro (para não dizer impossível) conseguires formar um casal apenas com dois individuos, ainda pra mais introduzindo-os em alturas diferentes.....

De um modo resumido:

Os tropheus são peixes que formam colónias, com hierarquias bem defenidas, pelo que é aconselhado que sejam mantidos em grupo (de preferência mais de 10). O ideal é que o grupo seja um "harém" com um ou dois machos (dependendo do tamanho do tanque) e o resto fêmeas.

Por outro lado os tropheus são territoriais. Se manténs um sozinho e introduzes outro no aquário vai-te acontecer o que descreves, vão matar-se à pancada. É assim o mundo dos tropheus.....

espero ter ajudado

Publicado:

O principal problema é mesmo a tua falta de informação sobre tropheus.

Os tropheus sao peixes muito agressivos entre eles, ao serem inseridos num aquário vão formar uma colónia muito hierarquizada, no teu caso se apenas tinhas um ele vai ser o dono e senhor de todo o aquário, todos os outros que forem adicionados vao ser considerados intrusos e vao ter de morrer.

Depois os tropheus são peixes de colónia e não de casal por isso vai ser muito dificil conseguires formar casal, existem criadores que afirmam ser possivel manter tropheus em pequenos grupos de 1 macho e 2 ou 3 femeas, mas vao ter de ser inseridos ao mesmo tempo e de preferencia adultos.

Se pesquisares por tropheus aqui no forum vais encontrar muita informação que te vai ajudar imenso, eu aconselhavate a ler os tópicos do Nuno Antunes sobre o assunto que estão muito bons. Se fores sóvio da APC tens na revista do mes passado um artigo do Nuno com toda a informação sobre tropheus.

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Publicado:

Depois os tropheus são peixes de colónia e não de casal por isso vai ser muito dificil conseguires formar casal, existem criadores que afirmam ser possivel manter tropheus em pequenos grupos de 1 macho e 2 ou 3 femeas, mas vao ter de ser inseridos ao mesmo tempo e de preferencia adultos.

Mais ou menos...

Suspeito que esse criador não tenha metido 2 tropheus num aquário e tenha tido sorte.

Quanto a mim ele retirou um macho "beta" e uma fêmea de uma colónia principal e juntou-os. Tirar o "alfa" seria muito possivelmente catastrófico para a estabilidade da colónia.

Em relação à introdução de tropheus "novos" numa colónia já estabelecida isso é possivel, embora comporte um risco elevado de destabilização da colónia, com a possivel morte de alguns exemplares mais fracos.

Para acrescentar os tropheus a uma colónia já estabelecida há um conjunto de regras orientadoras que têm como objectivo diminuir os riscos.

Assim:

-Os novos peixes devem ser de tamanho identico aos existentes, ou no caso de uma colónia de adultos poderão ser juvenis (normalmente ignorados pelos adultos).

-Nunca devem ser introduzidos apenas 1 ou 2 peixes, pois serão eliminados. Os tropheus são muito curiosos e investigam cada novo habitante do aquário. 1 ou 2 peixes não têm chances de sobrevivencia se "investigados" por 20 tropheus. Devem-se sempre acrescentar grupos grandes.

-Deve-se evitar introduzir novos tropheus numa colónia de adultos, pois os adultos são normalmente mais intolerantes que os juvenis. Em caso de construção de colónias de forma faseada a melhor opção é usar juvenis, se possivel com um tamanho semelhante ao dos que já lá estão e sempre grupos grandes.

Aqui fala-se é claro de tropheus da mesma espécie dos existentes no aquário. Por norma a agressividade dos tropheus é apenas intra-especifica , ou seja, deixam em paz todos os outros tropheus que não sejam da sua espécie.

Suspeito (não o posso provar) que a agressividade se possa mostrar (em niveis diminutos) em caso de colónias do mesmo sub-tipo, ou seja, uma colónia de sp. black "bemba" poderá ser agressiva para com uma colónia de sp black "mboko" mas deixar em paz uma colónia de sp. red.

Por fim Mário... não sou, nem me considero nenhum guru :o

Gosto dos bichos e interesso-me por os investigar mas muitos dos meus conhecimentos carecem de fundamentação prática e algumas "tiradas" podem ser verdadeiras bacoradas.

Há neste forum pessoas como o Eduardo por exemplo que sabem muito mas muito mais do que eu com relação a estes bicharocos.

Em relação ao artigo na revista da APC, conto torná-lo publico neste forum, até porque parte da informação que ele contém veio de tópicos mantidos aqui, pelo que seria injusto não o colocar. Apenas esperei um tempo para que os sócios da APC tivessem oportunidade de o ler em primeira mão.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
boas!

tenho um aquario de 240L com peixes do lago tanganyika, entre eles *leleupis casal,  

*neolamprologus brichardi (dezenas)  

*um julidochromis dickfeldi  

*2 altolamprologus calvus black (casal)

*1 tropheu moori

a minha duvida esta: comprei tropheus por duas vezes com a intenção de formar casal, e pelas duas vezes os tropheus visitantes apareciam mortos. O residente atacava-os até estes morrerem. Não sei qual o sexo do que tenho, e sei que os dois que comprei tinham sexos opostos.

Qual será o problema? cumprimentos.

Será que era só o tropheus residente?

Tenho os meus com julies marlieri e volta na volta levam umas corridas potentes.

No teu aquário vejo vários possiveis agressores além do residente, tens a julie, tens os brichardi também.

Além disso... que comida lhes dás? Sabes que não podem comer proteína animal não sabes?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Suspeito que esse criador não tenha metido 2 tropheus num aquário e tenha tido sorte.  

Quanto a mim ele retirou um macho "beta" e uma fêmea de uma colónia principal e juntou-os. Tirar o "alfa" seria muito possivelmente catastrófico para a estabilidade da colónia.

Ele mantinha ou 4 ou 5 tropheus num aquário, 1 macho e o resto femeas, que foram retirados do aquário principal dele.

Pelo que entendi a ideia era experimentar reproduzir os tropheus nessas condiçoes e ele conseguiu, tambem não acredito que tenha tirado o macho alpha, mas isso já não me lembro, eu li esse site uma vez e não guardei a pagina, já andei à procura de novo mas ainda não tive sorte.

Por fim Mário... não sou, nem me considero nenhum guru :wink:  

Gosto dos bichos e interesso-me por os investigar mas muitos dos meus conhecimentos carecem de fundamentação prática e algumas "tiradas" podem ser verdadeiras bacoradas.  

Há neste forum pessoas como o Eduardo por exemplo que sabem muito mas muito mais do que eu com relação a estes bicharocos.

Eu falei em ti porque nos ultimos tempos foste quem teve os topicos mais interessantes sobre tropheus, num deles até o Eduardo veio dar uma ajuda e tudo.

Em relação a teres falta de pratica, nós ficamos aqui a espera que ganhes :?: .

Acho que o problema em torno dos tropheus é que existe muita teoria e pouca pratica, se formos a ver a "receita" para teres tropheus é quase sempre a mesma, aqua de 2m com 2 colónias de tropheus com uns 20 elementos, fora isso já cria muita controversia, de vez em quando lá aparecem uns relatos de alguem que fez de outra maneira mas é muito raro.

Mas até se entende são peixes caros e nem todos estão dispostos a arriscar, eu desisti da ideia mesmo por isso, não me apeteceu arriscar, apesar de ter 90% de certeza que era capaz de resultar, talvez um dia.

Pic_4704_13.jpg
Publicado:

boas

bem eu tenho andado a aprender sobre tropheus e estou farto de ler para manter uma colonia, mas sem expriencia á 8 meses comprei só 5 red moliro e inflismente dois saltaram do aquario e fiquei so com 3 que não sei se são dois machos ou um macho e duas femeas

na outra semana vi pela primeira vezum deles a por os ovos e na tal dança :wink:

acho que é bom sinal,sempre estiveram só os trez e deram-se sempre bem

por isso cada vez leio mais sobre tropheus e fico mais confuzo

agora voumontar mais 3 ou 4 aquarios com 300 litros cada e vou por 10 tropheus de cada variedade em cada aquario

Publicado:

agora voumontar mais 3 ou 4 aquarios com 300 litros cada e vou por 10 tropheus de cada variedade em cada aquario

Porque é que em vez de tares a montar vários não montas só um?? uma coisa com uns 800 litros devia de ser espetacular, alem de que em principio deve sair mais barato e tudo

Abraço

Pic_4704_13.jpg
Publicado:

boas

bem eu quero montar varios para por cada variedade para fazer criação

estou a penssar em 6 ou 7 variadades 2 já tenho red moliro e duboasi

ja tenho dois aquarios de 500 litros com malawis e 1 com 250 litros com bichardis e outro com 250 litros para eretmodus que já comprei mas estão em lisboa (vem para a semana )a garagem já está a ficar apertada por isso é que estou a pençar em 3 baterias feitas em barrotes cada com dois aquarios de 120 e fica cheia

se conseguisse vender os malawi é que era ,mas aqui os marroquinos não ligam a ciclideos e para vender em lisboa é complicado todos de uma vez ou duas

obrigado pelas opnioes

Publicado:
boas

bem eu quero montar varios para por cada variedade para fazer criação

estou a penssar em 6 ou 7 variadades 2 já tenho red moliro e duboasi

Se queres fazer criação para venderes o meu conselho é que invistas em peixes de qualidade.

O ideal seriam selvagens ou quando muito F1's pois aí terias a certeza do que compras e da qualidade.

Há por aí muito tropheus manhoso à venda, como a maioria dos ciclideos do mercado.

O problema de peixes de má qualidade é que podem ser mais propensos a doenças, o que em tropheus pode ser desastroso, ou podem ser hiper agressivos, o que constitui novo problema.

Ainda um dia estou para investir em mais 2 ou 3 espécies de tropheus que me agradam particularmente mas que são carissimas porque a zona onde são apanhados no lago está infestada de crocodilos :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Acho que o problema em torno dos tropheus é que existe muita teoria e pouca pratica, se formos a ver a "receita" para teres tropheus é quase sempre a mesma, aqua de 2m com 2 colónias de tropheus com uns 20 elementos, fora isso já cria muita controversia, de vez em quando lá aparecem uns relatos de alguem que fez de outra maneira mas é muito raro.  

Não concordo com essa "receita" e acredita que não é isso que vejo nos foruns de tropheus que frequento.

Na sua maioria o pessoal usa o tamanho minimo de 120cm de frente. Claro que aconselha sempre 1,5m ou mesmo os 2m, mas convenhamos que nem todas as pessoas têm uma parede de 2m livre em casa, para já não falar no investimento brutal em filtros e no aquário propriamente dito.

Em relação ao facto de ser uma ou duas colónias também é interessante. Comprei o livro do konnings sobre o tanganika (muito bom e aconselho vivamente) e ele refere que a maioria das populações de tropheus vive isolada. Por vezes habitam na mesma área geográfica mas em niveis de profundidade diferentes. Daí que como é que pode ser melhor ter 2 colónias distintas, se na natureza os peixes nem se encontram?

É preciso não esquecer uma outra realidade... a maior parte da informação sobre tropheus é proveniente de sites americanos. Se fores a ver todos te aconselham F0 e nem pensar em outra coisa que não seja F0. Acontece que eles têm brutais associação de ciclideos com leilões regulares, têm criadores em toda a zona da florida, e importam directamente do malawi e tanganika.

Logo para eles comprar F0 é natural e não pensariam noutra coisa. Um F0 por lá custa quase o mesmo que um de criação nas nossas lojas nacionais.

Para eles comprar 30 peixes não custa nada. Para nós 30 tropheus é mais que o salario minimo nacional e em muitos casos é mais do que aquilo que ganhamos por mês.

São realidades distintas e devemos sempre fazer a devida adaptação.

Nestas coisas de tropheus quanto a mim só há mesmo 2 verdades:

-Agua impecável.

-Nada de proteína animal.

Tudo o resto é sempre passivel de alteração.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi