Recommended Posts

Publicado

Pois é... depois de umas 15 ou 20 posturas com nascimentos de ramis decidi oferecer os cardinais e neons, senão tinham de ir pa tabua da cozinha... sempre que nasciam ramis, la andavam os gulosos a encher o bandulho, era só as luzes apagarem...

Então pensei... é desta que vou ter ramis pequeninos a nadar por ai :lol::lol:

Nada mais errado. A fêmea desapareceu literalmente sem deixar rasto de um dia para o outro. 2 ou 3 dias depois o macho começou a nadar na vertical :lol: , anda sempre quieto num canto, nunca vem à superficie. nem para comer, espera que a comida afunde :lol: e era um migo que ja faltava pouquinho para vir comer à mão...

alguem tem alguma ideia do que se passará?

Publicado:

bom acerca da femea isso é uma boa questao,agora do macho andar assim e normal,tu gostavas de perder alguem chegado a ti!? :o isso e solidao da-lhe companhia de volata pode ser que fique bom.Ja agora eu tou a tentar fazer de rams num aqua so com 3rams e 2corys desses 3rams 1casal tenho a certeza, a questao é como tens feito e quanto tempo tem demorado pras posturas!?

Publicado:

O casal estava num aqua de 100x40x50Cm de coluna de agua. Tinha lá 5 Caridinas japónicas, o casal de ramis, e 7 neons e cardinais que ofereci e uns kilos de caracois, troncos e pedras... o que queres dizer com como tens feito? as posturas demoram uma semana desde que os alevins desapareciam...

Tpa´s só reponho a agua evaporada com agua destilada, tenho CO2 pressurizado e adiciono nutrientes NPK para as plantas.

Publicado:

Os ciclideos anões americanos na natureza vivem em íntimo convívio com characidae como são os neons. A presença destes ajuda não só a estimular a relação do casal como a própria agressividade na defesa da prole. Por outro lado servem de alarme quanto à prtesença de predadores.

Nesse sentido, há algumas espécies em que vale a pena ter os chamados "target fishes".

Quanto ao que se passou contigo, a minha suspeita vai para o stress induzido pela captura dos neons. Depois disso, a sua ausência acabou por manter a pressão e a fêmea não resistiu. Repara também que os rams são peixes com uma longevidade baixa (o biótopo em que vivem é fortemente agredido por extremos sazonais - grandes secas/grandes inundações).