Recommended Posts

Publicado

Vivam!

Em conversa com o Nuno ele falou-me para no próximo aquário pensar em colocar o vidro da frente em vidro extra-claro.

Nunca tal tinha ouvido falar, mas entretanto pequisei um pouco e encontrei, entre outras coisas: http://www.saint-gobain-glass.com/pg/b01.a...product_id=1062

Já alguém viu algum aquário com este vidro ou sabe se os preços são muito superiores ao verde (leia-se "normal" :wink::) )?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá Hugo,

Lembro-me de um aquário do mês da reefcentral (em 2004 ou 2005) em que o dono dizia que o melhor investimento que fez foi no vidro frontal, tendo usado este tipo (extra-claro).

Ele referia que era realmente mais caro, mas que a diferença era substancial. Parecia que estava a olhar os corais de cima (i.e., sem vidro...)

Quanto ao preço, não faço ideia

Abraços
João M Monteiro

Publicado:

A diferença é bastante! Quer em termos de visão quer em termos de preço. Mas fazendo só no vidro da frente é capaz de não pesar muito!

é tambem chamado de sapphire glass e dizem ser quase tão bom como o acrilico em termos opticos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Mas fazendo só no vidro da frente é capaz de não pesar muito!  

Pois... a não ser por questões técnicas, se for possível, para quê fazer nas laterais e/ou traseira? :wink:

Já agora alguém sabe se esse tipo de vidro tem a mesma resistência que o "normal"?
Faço minhas as palavras do carlos. Este vidro pode ser usado "livremente" em aquariofilia? :lol:

Publicado:

Como reponsável por ter posto esta "pulga atrás da orelha do Hugo" devia saber mais mas para já sei que esse vidro é menos resistente que o "normal" pelo que se devem usar espessuras ligeiramente maiores e travamentos mais "agressivos".

Estou certo que num dia não muito distante, ninguém se lembrará de fazer aquários em vidro com outro tipo de vidro frontal.

Publicado:

Esse vidro é utilizado em pequenos aquarios para se fazerem aquelas filmagens em macro que se vêm nos documentários e apenas usam este tipo de vidro, para verem como a transparência é elevada. No entanto o preço é também é muito elevado. :?

Publicado:

E pelo que dizem os aquariófilos que usam este tipo de vidro, ele risca-se mais que o normal, embora não se risque tanto como o acrílico...

Publicado:

Tenham lá calma com essas suposições. Eu trabalho na Saint-Gobain e o aquario que estou a fazer está todo feito com esse vidro ( :lol: ñ trabalhasse eu no sitio onde trabalho :lol: )

O vidro tem a mesma resistência que qualquer outro vidro e também não se risca mais fácilmente que os outros vidros. A unica diferença realmente que existe é o preço que é bastante mais caro.

Posso dar o exemplo que para o meu aquário de 105x50x50 fiz em vidro de 5mm laminado (5mm+5mm), ainda não colei o aquário mas tenho a certeza que não vai haver qualquer tipo de problema.

Abraços

Publicado:

Estou á espera de saber o preço por m2 do vidro.

Assim que souber digo as diferenças.

Publicado:

e já agora, se te fosse possivel, que tal algumas especificações técnicas do vidro "normal" (deve haver mais que um) e do extra-claro.

O bom das comunidades grandes é isto :oops: há sempre alguem que faz aquilo que precisamos :wink:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Não percebi o que queres dizer com mais algumas especificações do vidro.

O vidro tem as mesmas caracteristicas do que o vidro incolor normal, só é mais transparente porque na composição da materia prima do vidro é adicionada uma quantidade mais reduzida de óxido de ferro (mas compenssasse com outros tipos de materias mais caros) e como tem menos óxido de ferro é mais transparente.

Em relação a outros tipos de vidros, verdadeiramente incolor só existe um o Diamand que é o extra Claro (ou o extra caro :oops: ) de seguida é o incolor "normal" mas que tem ligeiros tons esverdeados chamado o Planilux, dp existem os de côr.

Melhor explicação do que esta não consigo. Pelo menos falando numa linguagem para que todos percebam :wink: .

Abraços

Publicado:

quanto a specs estava a falar disto :lol:

http://www.saint-gobain-glass.com/uk/PDBda...ets/uk/Diamant%

e depois de uma visita oa vosso site:

por exemplo o securipoint, que pelos vistos resiste muito melhor mecanicamente

mas realmente do normal só vi mesmo o planiluz e o diamond, mas pelo que me apercebi depois estes dois é que são a base para fazer depois o securipoint ou o stadip, certo?

encontrei no entanto um documento extremamente interessante no vosso site ;)

http://www.saint-gobain-glass.com/pg/b1012.asp

Publicado:

Olá nikito,

A Saint-gobain vende ao público? Não percebi qul é o vidro que vais utilizar no teu aquário: diamond ou planilux? Qual será o equivalente ao tão falado "starfire" nos EUA?

Pode-se colar este tipo de vidros a vidro normal sem problemas? A ideia é utilizar este vidro como vidro frontal e vidro "normal" no restante aquário.

Consegues saber preços?

Publicado:

Para Just_me:

Pronto tens aí toda a especificação que existe.

Para Ricardo Rodrigues:

A Saint-Gobain não vende vidro ao público o vidro é vendido ao público através de uma filial (Covilis). O vidro que vou utilizar no meu aquário é todo ele Diamand.

O Planilux é o normal incolor mas que na realidade tem ligeiros tons esverdeados. Em relação a esse vidro nos EUA não sei nada.

E podes colar este vidro a outro tipo de vidro (planilux neste caso) aliás para não desperdicar dinheiro em vão, essa é a forma mais inteligente de fabricar o aquário. A ideia é aplicar o vidro Diamant somente nos vidros que vão ficar totalmente expostos.

Estou á espera que me digam os preços.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ora bem, maneiras que já tenho preços para o vidro diamante.

E que preços :wink::evil: :D

Ora como referência posso dizer que para um aquário de 2m de frente e 60 de altura, estamos a falar de mais 162€ se quiseremos colocar apenas o vidro diamante na frente do aquário.

Até ver um aquário em extra-claro (coisa que talvez seja difícil de concretizar) diria que a diferença não compensa... :arrow::arrow:

Publicado:

+162€ em quanto?

ou seja o total de um aquario em vidro normal

e ja agora a espessura considerada (sem travas, com travas, etc)

uma pessoa fica com a pulga atrás da orelha ;)

Publicado:

Não percebo a tua questão... :lol:

Uma placa de vidro diamond de 200 x 60cm custa mais 162€ que a mesma placa em vidro incolor... :evil:

Publicado:

ok, e quanto custaria essa mesma placa em vidro normal, e estamos a falar de que espessura.

exagerando um pouco, se me disseres que em vidro normal custaria 200 euros e em extra-claro custa 362

é diferente de custa 20 euros mas se for em extra-claro custa 182.

e claro que os preços devem depender da espessura e a espessura depende de utilizares travas ou não...

espero que esteja mais claro :D

Publicado:
exagerando um pouco, se me disseres que em vidro normal custaria 200 euros e em extra-claro custa 362  

é diferente de custa 20 euros mas se for em extra-claro custa 182

O preço final é diferente, claro está, mas a diferença continua a ser 162€. :D

Neste exemplo estamos a falar de vidro de 15mm. :D

• 2 meses depois...