PsyErn Publicado Janeiro 25, 2006 Publicado Janeiro 25, 2006 Estes dias tenho acompanhado em filmagem a reprodução de uma planta (Aponogeton crispus), já é a 2ª vez que se reproduz: um dos caules emerge e fica florido, depois nasce uma semente, ao cair vai depois se enterrar no areão. Entretanto, captei umas imagens porreiras que passo a descrever: Tenho 4 kribensis, e entre vários peixes mais 1 gurami-pérola. Já tinha reparado que os guramis tinham um ritual q parecia de limpeza, mordiscando o corpo um do outro, embora às vezes parecesse mais violento. Reparei que o gurami-pérola, quando se aproxima uma fêmea Kribensis começa a inclinar-se para a frente até ficar na vertical (quase a fazer o pino..), então está dado o sinal para o início da limpeza, em analogia com a limpeza de algumas espécies de tubarões nos recifes de corais. No entanto, só permite isso às fêmeas, pois o macho é mais agressivo e deve magoá-lo. O que é certo é que o gurami-pérola fica com pequenas feridas que logo saram. Mas é nitidamente voluntário, e a posição (ritual)que adopta é sempre a mesma. Impressionante, não? Já alguem reparou em tal coisa nos Guramis-pérola? Só queria partilhar esta curiosidade.. "Cá se vai andando.. com a cabeça entre as guelras"
João Abóbora Publicado: Janeiro 27, 2006 Publicado: Janeiro 27, 2006 Será que é mesmo isso? Tenta filmar para se perceber melhor "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
João Magalhães Publicado: Janeiro 27, 2006 Publicado: Janeiro 27, 2006 Ca para mim o gourami é masoquista João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Arquimedes Publicado: Janeiro 27, 2006 Publicado: Janeiro 27, 2006 Também gostava de ver isso. Se não conseguires videos, vê se consegues fotos.
Recommended Posts