Rui Alexandre Cruz Publicado Janeiro 25, 2006 Publicado Janeiro 25, 2006 Boas a todos, Adquiri uma UV e em principio era para ser conectada depois do filtro externo com um T, mas por falta de espaço entre o filtro externo dentro do movel e a prateleira não pode ser desta maneira. Estou a pensar em ligá-lo a uma bomba não submersa, mas exterior, só que desta maneira a água entra dentro da UV directamente, não é filtrada, haverá problemas? Obrigado e Cumprs Rui Cruz Citar
PV Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 Boas! Em minha opinão, problemas de maior não terás... O unico senão será o facto de estares a induzir água não filtrada com impurezas em suspensão, ou seja, essa bomba irá puxar nhenha que ande na água e daí resultar que o UV fique mais depressa sujo e/ou obstruído, perdendo assim mais depressa eficiência... A solução ideal seria mesmo mete-lo em linha com a saída do filtro externo, mas nessa impossibilidade, e uma vez a teres optado, e bem, por uma bomba, o meu conselho vai para que no colector de água/bomba coloques um pré-filtro, uma simples esponja, para que assim só entre água para o contacto com a lâmpada e não outros detritos. Citar Cumprimentos!
Rui Alexandre Cruz Publicado: Janeiro 27, 2006 Autor Publicado: Janeiro 27, 2006 Boas PV, Eu vou optar por ligar a uma bomba de 300lt/h, pois no manual aconselham, para uma boa eficiência ter esse fluxo de água, e é essa a minha intenção exterminar tudo o que puder. Já no filtro externo debita 1.150 lt/h e era dificil controlar com a torneirinha esse fluxo a passar na UV. O problema é filtrar antes de passar na UV, achas que posso meter alguma esponja na ponta do ralo onde suga a àgua? Um abraço Rui Cruz, Citar
PV Publicado: Janeiro 27, 2006 Publicado: Janeiro 27, 2006 Olá Rui! Sim efectivamente é mais sensato aplicar o UV com uma bomba/powerhead que reduzir o caudal desse filtro externo... Quanto à solução da esponja, penso ainda que sim, uma de pequena porosidade como pré-filtro no colector da água, também será suficiente e eficaz no que respeita ao evitar que particulas em suspensão obstruam e diminuam a eficiência do UV... Comprei um filtro UV há relativamente pouco tempo http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36819 e estou deveras satisfeito com o mesmo. Serve-se do mesmo método, uma esponja, que limpo quase todos os dias, talvez um dos senãos deste tipo de filtro... Mas de resto estou satisfeito! Citar Cumprimentos!
Recommended Posts