Recommended Posts

Publicado

Boas!

Gostaria de saber qual a melhor alimentação para um rostratus!

Adquiri um ontem e gostaria que ele tivesse o melhor, tal como fiz com os outros meus peixes!

Tenho uma grande variedade de alimentos, quase 1 para cada espécie! Gosto de os mimar!

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Olá Pedro2001

Os Rostratus comem aptasias e é difícil de alimenta-los com outra comida tenta dar amêijoas, artémia, misys e ciclopes tudo congelado

Boa sorte

um Abraço

Pic_1236_22.jpg
  • 2 semanas depois...
Publicado:

el chelmon es un pez que aún que coma siempre acaba muerto,si te come las aiptasias cuando estas se acaben muere,tienes que adatarlo a comer congelado,mete artemia en los agujeros de las rocas y mira si te los come,peo como te digo pocos sobreviven por mucho tiempo.

acuarios de arrecife 2.000litros

Publicado:

Ola Pedro...

Como disse o Jesus (Benvindo ao forum!!) e um peixe "chato" para comecar a comer...

Existe de tudo: os que comem aptasias ou nao, os que comem artemia, mysys e larvas de mosquito vermelhas, os que comem tudo e os que nao comem nem aptasias nem nada e apenas comem a bicharada que esta na rocha (que e o caso do meu cheers:wink: ).

Ja esta no aquario a 2 meses e nunca o vi comer nada de nada a nao ser a bicharada...

Esta gordo, mas o mais certo e nao durar muito ja que se continua a nao comer nada e a bicharada morrer toda acabara por morrer.

E um peixe complicado apenas por isso, ja que se comer bem dura bastante tempo. :)

De qualquer maneira penso que e um peixe que deve ser adicionado mais tarde ao aquario de maneira a que se ele nao comer nada, ja existir uma quantidade elevada de bicheza no aquario...

Abraço...

Publicado:
Obrigado pelos excelentes posts que acabaram de me convencer a não comprar um rostratus  :wink:  

Tenho um 350 litros para povoar e esse acaba de ser eliminado da lista de possíveis...  :evil:

Nuno pensa um pouco mais porque este é um peixe muito bonito na minha opinião :D

Com os cirurgiões podes também ter imensos problemas, nomeadamente com o aquilles, leucosternon e outros e mesmo assim a maioria de nós arrisca.

Realmente o que é horrivel é que na maioria dos casos é tudo uma questão de sorte com o peixe.

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Boas!

Pos é, o peixe cá anda e nunca o vi comer a não se a bicharada! Talvez por sorte eu tenho alguma, principalmente camarões pequeninos e uns bichinhos muito pequeninos que andam num canto, até parecem mostas, são rápidos, mas são minusculos!

O rostratus está gordo, bastante gordo, o que me alivia bastante, mas mesmo assim vou insistindo todos os dias com variedade de comida congelada, se ele não come, os outros agradecem! :wink:

Assim que puder, ponho uma foto dele!

Cumps,

Pedro.

Publicado:

O Chelmon rostratus é dos poucos peixes que já fiz várias tentativas e não consigo ter por muito tempo.

Petisca nas rochas e é capaz de comer um pouco de cyclopeeze mas é difícil conseguir mais do que isto. Eu já desisti.

Com os cirurgiões podes também ter imensos problemas, nomeadamente com o aquilles, leucosternon e outros e mesmo assim a maioria de nós arrisca.

Neste caso a história é outra. Um espécime saudável come bastante e pode ser mantido saudável durante muitos anos desde que se tenha óptimas condições e um bom regime alimentar. Tenho 6 acanturídeos e basta olhar para eles para ver que estão gordos e respiram saúde.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Boas!

Depois de tentar tirar umas fotos, aqui estão algumas.

Não consigo tirar muitas fotos do rostratus, ele é bastante envergonhado! Sempre que apareço, ele foge para um local que, por azar, tenho halimeda! Digamos que é lá que ele sempre está, deve ter escolhido aquele local como o seu território, tenho que mudar de local a halimeda.

Aqui ficam as fotos:

IMG_3531.JPG

Na foto de cima, o flavescens ficou com inveja e juntou-se para a foto, mas na foto de baixo, já estava mesmo com ciumes e decidiu medir "forças" com o rotratus.

IMG_3534.JPG

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Boas!

Eu dou uma variedade enorme de alimentos aos peixes, óbviamente que ultimamente tenho dado mais congelada, mas nunca vi o rostratus comer! A minha mulher diz que uma das vezes que ela deu de comer viu ele a comer, e o extranho é que era Granumarin da Sera! Eu acho que não deve ter comido, deve ter sido ele a passar rente a um pedaço e ela entendeu que comeu! Ele tem andado a comer a bicharada que vai encontrando nas rochas! Por sorte tenho um canto que está cheio de bocharada, e cada vez mais vai aparecendo por lá mais bicharada, ainda bem! Falta saber por quanto tempo é que vai aparecendo mais!

Abraços,

Pedro.

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas!

Este tópico morreu dorante uns tempos, mas vou dar vida só por uns instantes!

O meu rostratus lá anda no aquário, cada vez mais desavergonhado a pousar para as fotos que vou tirando! Passado uns 3 meses desde a sua entrada no aquário, lá se decidiu a provar algo morto, neste caso foi preparado congelado à base de lulas e peixe! Ele até que não desgostou, mas quando dei mysis, Jesus, encheu a barriga! ;) Agora farto-me de comprar mysis congelada e viva para lhe dar, a ele e aos restantes peixes! Parece que safei-me desta, consegui fazer com que ele come-se algo morto!

Espero que os restantes membros que tenham este espécime e que ainda não o conseguiram ver ele a comer algo morto, tenham a sorte de um dia ver, é sempre um descanso!

A ver se escolho uma foto e coloco depois aqui!

Abraços,

Pedro.

Publicado:

Ola Pedro...

O meu chelmon tambem ao fim de 4 meses e que se lembrou de comecar a comer. Entretanto durante os 4 meses em que apenas comia da rocha quase que duplicou de tamanho ;). Finalmente e depois de comecar a imitar os outros peixes comecou a comer... agora come artemia mysys e larva de mosquito branca... aiptasias nem por isso. Se ja nao comia, agora entao nunca mais lhes tocara.

Realmente é um peixe fabuloso que depois de comecar a comer torna-se muito menos timido e com um comportamento espetacular. Parabens pelo teu tambem ter comecado a comer... :evil:

Abraço...

Publicado:

Boas Marco!

Fico contente pelo teu também ter começado a comer! O meu também aumento de tamanho nos 3 meses de comportamento à Jet 7, só comida da melhor, mas depois lá se comportou como os outros! ;)

Agora até parece que, além de comer sem medo nenhum dos outros e de mim, quando está a nadar livremente se está a meter comigo! Até parece um vaidoso, quando passo à frente do aqua ele apróxima-se do vidro para chamar atenção e começa a mostrar-se todo! :evil::evil::)

É verdade, um dia gostaria de visitar o teu aqua! Tenho acompanhado o tópico dele e fico maravilhado com ele! O João Ribeiro diz que ele está excelente! Um dia destes combinamos!

Abraços,

Pedro.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Tive um chelmon por 4 meses e eu o alimentava com vôngole fresco, servia p ele duas vezes ao dia no início e depois de 15 dias passei a servir apenas uma vez ao dia. Ele gostava de comer tb artêmia salina viva, nunca comeu nada congelado.

Não o tenho mais pois fiz uma troca com ele com um amigo, por sinal o peixe continua bem.

Logo logo vou adquirir outro pois é um peixe muito belo.

[]s

Rogerio Milhomem.

• 1 mês depois...
Publicado:

BOM BOM era ele comer flocos!

esse peixe esta riscado da minha lista...

Publicado:
BOM BOM era ele comer flocos!

esse peixe esta riscado da minha lista...

Devo ter tido bastante sorte :) O meu Chelmon para além de congelado também come granulado e alguns flocos.

Para o aclimitizar tinha um grande população de espirógrafos e algumas aiptasias pequenas ... este conjunto demorou 2 semanas a desparecer por completo.

Como tenho um conjunto de cerca de 20 peixes é natural juntarem-se todos na altura da comida, e penso que isto foi fundamental para o Chelmon, o juntar-se ao grupo e "aprender" a comer com eles o que eles já comiam.

Ao fim de um mês já comia mysis e artémia congeladas para além de alguns mixs comerciais.

Cumps

DC

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas,

Mais um para reavivar o tópico :wink:

Eu também tive um. De longe o peixe mais bonito que já tive. Tem uma enorme graciosidade.

O meu só conseguia comer as bispiras que tinha na RV, por sinal bastantes. Todavia, apesar de inúmeras tentativas, desde o início da sua entrada no aqua, nunca consegui que ele comesse algo morto, mas nada. Tentei de tudo: ameijoa cortada em bocados bem pequeninos, cicclopeeze, artémia congelada, mysis congelados, enfim: tudo falhou.

Quando as bispiras se começaram a acabar ele começou a ficar cada vez mais fraco e acabou por morrer à fome perante a minha enorme frustração de não ter conseguido fazer nada para o salvar.

Passadas umas semanas depois de ele ter morrido, já tinha novamente o aqua cheio de bispiras... :D

Um abraço.

Publicado:

Eu tenho dois rostratus no meu aquário que comprei para acabar com as aptasias, e agora que já acabaram eles comem artemia congelada, tão gordos e já os tenho a 3 meses.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

• 1 ano depois...
Publicado:

Urgento

Preciso de saber onde posso comprar comida viva para o meu Chelmon, ele não pega nos congelados...

Publicado:
Urgento

Preciso de saber onde posso comprar comida viva para o meu Chelmon, ele não pega nos congelados...

Em Tocmar não conheço nenhuma loja, mas em Lisboa tens várias! Tens como vir cá?

Publicado:

Sim claro vou muitas vezes a Lisboa

podes indicar-me quais as lojas que tem essa comida viva, então???

Em Tocmar não conheço nenhuma loja, mas em Lisboa tens várias! Tens como vir cá?
Publicado:

OK obrigado vou experimentar

tenho dado artemia, misys, e larvas de mosquito vermelho e ele não liga a minima, mesmo que ponha sumo de alho

apenas vai nadando junto do vido e pouco mais quaze nem se volta para a rocha

ja tenho o aqua montado desde janeiro e os paremetros estão estaveis...

começo a pensar que este peixe não é para o meu aqua...lolol

Se a memória não me falhar, a Aquaplante vende, cheguei a comprar lá! Mas sempre podes perguntar aos nossos patrocinadores (mais abaixo da página).
Publicado:
OK obrigado vou experimentar

tenho dado artemia, misys, e larvas de mosquito vermelho e ele não liga a minima, mesmo que ponha sumo de alho

apenas vai nadando junto do vido e pouco mais quaze nem se volta para a rocha

ja tenho o aqua montado desde janeiro e os paremetros estão estaveis...

começo a pensar que este peixe não é para o meu aqua...lolol

Realmente o peixe não é muito para o teu aqua, devido ao pouco tempo dele! Esse peixe deve ser adquirido para aquas mais maturados e com algum tempo, que tenham produção de alimento vivo!

Agora...vai tentando vários tipos de comida!