Recommended Posts

Publicado

Oi pessoal!!

Comprei um telescopio que me parecia sudável e coloquei-o num aquário que já tenho à muito tempo e que apenas tinha um outro telescopio. Passados alguns dias (1 a 2 dias) o novo peixe começou a ficar com pontos brancos. Coloquai-o noutro aquário (hospital) subia temperatura para 28ºC (estavam ambos a 26ºC), e começei o tratamento com o tetraMedica para pontos brancos. Um dia e meio depois, o peixe morreu! Agora o peixe que já tiha começou tb a ter pontos brancos....e é aqui que surgea minha duvida! Vale apena fazer tratamento com medicamentos, ou será que existe tratamento alternativo como fazer subir a temperatura e mantê-la assim, durante algum tempo (2 a 3 semanas)??

Contando com este peice que morreu, já é o segundo que tenho que morre com pontos tratados com este medicamento.

Fico à espera de uma resposta

Wooddy

Publicado:

Se for ictio (é o que parece...) acho que podes usar um agente corante como o verde-malaquite (se bem que acho que este foi proibido apesar de ser eficaz) ou azul de metileno (só não te sei dizer a dose) com formalina.

Se bem que conheço gente que diz que só o azul de metileno já resolve isso!

é melhor esperares que mais alguém diga alguma coisa...

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:

Bom dia.

Se a tua experiencioa não for muito grande sugiro que compres um medicamento para o efeito.

A subida da temperatura ajuda e se possivel cobre o aquario com jornais de forma a que não entre luz.

Os protozoarios (por expl. o ictio) necessitam de luz para se reproduzir portanto....

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Sugiro o medicamento protozin da waterlife que contem azul de metileno. há pouco tempo (3 ou 4 dias) tive esse problema (estou a falar de Íctio) em dois platys e 10 néons (n estavam todos doentes mas "mais vale prevenir do que remediar") pus-los no aqua hospital , temperatura a 29º e apliquei o tratamento. Os néons ficaram bons embora os platys tenham morrido.

Pedro Feijó

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Publicado:

Viva

A minha intervenção não deverá ajudar muito. è apenas para partilhar um angústia semelhante.

Tenho um problema identico ao do Wooddy (pontos brancos), no meu comunitário de platys, neons e guppies, 1 pleco e 2 corys.

Comecei ontem o tratamento com o medicamento da TetraMedica e subi a atemperatura para 29º.

Que segundo consegui apurar neutraliza a reprodução do protozoário.

Os peixes continuam animados e a alimentarem-se. O meu receio é se posso manter esta temperatura por muito tempo, o tratamento dura no mínimo 5 dias, segundo as instruções do medicamento.

Esperemos melhoras,

Nuno

Publicado:

Terminei hoje o tratamento com o GoldOomed da TetraMedica e os pontos brancos já não são visiveis.

Por precaução vou manter a temperatura em 29º por mais uns dias, segundo consegui apurar há quem aconselhe mais de 10 dias nesta temperatura. Vamos ver o resultado que para já parece animador, pois os peixes continuam bastante animados e a alimentarem-se bem, assim como activos nos rituais de acasalamento.

Espero poder ter ajudado alguma coisa, pois experiencia tenho pouca.

NMM

Publicado:

Eu tive esse problema há pouco tempo.

Dois ou três dias após o tratamento com protozin da waterlife, comecei gradualmente a baixar a temperatura dos 29 graus (1 grau em cada 2 dias) até estabilizar nos 25 graus

Desapareceu por completo o ictio, e eu tinha uma praga com os neons, guppies e tetras negros todos atacados.

Pelo que percebi essa situação surge pelas mudanças bruscas de temperatura, quando fazemos uma TPA. Comecei a fazer as TPAs colocadando água nova à temperatura da água do aquário e nunca mais tive quaisquer problemas

Ricardo

Publicado:

Já agora, como e que o RCGomes coloca a temperatura da água da TPA á temeratura da água do aquário??

Como é que a aquece?. Usa um segundo termoestato??

Também gostava de fazer assim.

NMM

Publicado:

Tenho outro termostato. Dá um pouco de trabalho mas tb não se fazem TPAs todos os dias...

Ricardo