anasofia_gfr Publicado Janeiro 24, 2006 Publicado Janeiro 24, 2006 Olá! Os meus escalares têm andado com umas feridas pelo corpo todo, principalmente na zona perto dos olhos e boca. Não sei se isto é devido a bactérias ou fungos e tenho medo de tratar sem saber... Alguem me ajuda?? As fotos são meias manhosas... são do telemovel... Este tem poucas feridas: Este tem uma enorme na barbatana: Este tem várias, mas a maioria delas a cicatrizar, daí a sua coloração esbranquiçada: Este tem imensas feridas em redor de um olho... coitadinho Isto parecem aquelas manchas brancas que as vezes aparecem nas escamas causadas por fungos, no entanto é das imagens (foram tiradas com o telemóvel), são mesmo feridas. Eu não sei o que fazer. Queria trata-los, no entanto, como não sei qual a origem das feridas não sei o que fazer. Já vi sites onde dizem para tentar agarrar os peixes (o que já só por si é complicado) e colocar-lhes betadine o eosina com uma cotonete directamente nas feridas para evitar que infectem, mas como não sei se é adequado tenho medo de fazer pior. Já me morreram imensos escalares. Antes morriam sem apresentarem qualquer sinal físico de doença, o único sinal de doença era o comportamento deles, começavam a ficar isolados num canto do aquário durante uns 2-3 dias, muito parados, nem comiam e passado um tempo morriam! Agora começaram a apresentar este problema e o pior é que deve ser altamente contagioso, uma vez que os tenho quase todos assim! Ah e só um comentário à parte: Se eu alguma vez colocar em alguma mensagem texto do tipo "n, tb, cm, p xs" entre outros mandem-me uma Private Message. É que é do hábito... E tambem tenho o hábito de escrever sem acentos, mas é de programar (quem programa entende porquê). Apesar de tudo, acho que me consigo fazer entender!
Vitor Melo Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Olá Ana, antes de mais, sejas bem vinda Precisamos de saber mais algumas coisas sobre o teu sistema: volume do aquário, fauna, flora, e, essencialmente, filtragem que tens, temperatura e parâmetros. Ao fim de quanto tempo eles ficaram assim? Consegues tirar umas fotos mais esclarecedoras? No teu caso, faría um mudança de água, limparía a matéria filtrante mecânica e colocaría Sera Bactopur Direct. Já agora, de onde és? Assim podemos dar-te a indicação de um tratamento igualmente bom, mas que consigas encontrar com mais facilidade! Alguma coisa, já sabes, apita Bjos, Vitor Melo De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
espinhoo Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 Bom dia, Penso que estou com um problema igual, mas no meu aquário antes dos escalares ficarem assim, as plantas que eu lá tinha começaram a morrer. Talvez a origem deste problema tenha sido provocado pela deteriozação das plantas.
nunomiguel Publicado: Janeiro 25, 2006 Publicado: Janeiro 25, 2006 Parece-me Hexamita. Os sintomas que indicas dão a entender isso. Pesquisa por "Hexamita", "Flagyl" (que é um medicamento que comprar na farmácia). O ideal era juntar Flagyl à comida e fornecer aos peixes durante uns dias. Cumprimentos, Nuno
Vitor Melo Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Nuno, hexamita com fungus?? :D Huuum tás-me a enganar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
zpoliveira Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Não poderá ser o início da Doença da coluna? É causada por Flavobacterium columnare e os primeiros sinais clínicos são constituidos pelo aparecimento de pequenas lesões brancas no corpo e na região da cabeça ou nas barbatanas, podendo depois adquirir aspecto hemorrágico. Em estádios mais avançados esta bacteriose tem um aspecto muito característico ( lesão em forma de Sela no dorso do peixe - razão porque também é chamada de doença da Sela). Como esta bactéria tem o óptimo de crescimento entre 26-30ºC e faz parte do microbiota normal da água parece-me que poderia ser uma possibilidade... Por outro lado a mortalidade costuma ser alta e muito rápida (60 a 90% em 2 dois sem tratamento), o que não me parece ser o caso... Outra que me tinha ocorrido seria a furunculose, causada por Aeromonas salmonicida, (estes furunculos nos peixes não são semelhantes aos humanos) mas como está associada a hemorragias também não me parece que seja essa... Não sei se ajuda em alguma coisa o que disse mas se mais alguém quiser comentar a partir destas doenças... PS: Também dei uma vista de olhos às seguintes bacterioses: PAsteurelose/pseudopasteurelose Flexobacteriose Doença de águas frias Vibriose Septicemia por aeromonas móveis Doença da boca vermelha Doença BActeriana do Rim Streptococose Pseudo-doença renal e ainda as seguintes micoses: Saprolegniose Ictiofonose Aspergilose Phoma herbarum Exophialose Fialoforose Branquimicose Micose ulcerativa e não me pareceu nenhuma destas... Desculpa o testamente e boa sorte! Zé Pedro
nunomiguel Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Li o tópico meio na diagonal... e só tinha reparado na última foto... Huuum tás-me a enganar Os fungos podiam ser uma "infecção secundária"... :D O facto de alguns peixes terem morrido em pouco tempo, isolados e sem comer, leva de facto à suspeita de problema bacteriano... está bem visto. Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts