Novo projecto - dúvidas


Recommended Posts

Tenho andando a pensar seriamente em construir um aquario, o formato que tenho em vista é Octagonal 70cm(L) X 80/90cm(A).

As minhas duvidas são, como medir o volume? (a matematica não é o meu forte 8) ). E que espessura deverá ter o vidro?

 

desde já obrigado pela ajuda

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em questao do volume, é L x F x A

sobre a espessura 10mm tens de por uns travamentos por causa da altura.

mas á ai gente mais pro nesta materia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oie

 

90cm de altura... hum.... isso é um pouco alto nao achas. Porque nao pensas em faze lo mais comprido ou mais largo. É que tanta altura so te vai trazer complicaçoes, quer a nivel de luz (nao te esquecas que vais ter de fazer a luz chegar ao fundo por causa das plantas e ate dos peixes), da filtragem e circulaçao da agua, e das espessuras do vidro. Mesmo que uses um de 10mm é sempre perigoso e talvez tivesses que usar umas barras fransesas.

Se perceberes bem ingles vai a este site http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...hickness.0.html la encontras toda a informaçao que precisas para a espessura dos vidros do teu aqua.

 

Boa sorte

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

ah, o volume... bem se for um paralelepipedo rectangular, uma especie de rectangulo a 3dimensoes é so fazer comprimento vezes largura vezes altura tudo em metros para obteres em litros (se não (palavra corrigida) estou em erro).

Estás enganada ,é em decimetros (o decimetro cubico é igual ao litro) :lol::(

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora... é um prisma octogonal, certo?

E cada um dos lados vai ter 70 cm??? :lol:

Ou queres que o comprimento de um lado ao outro do aquário seja 70 cm?

 

Either way, aqui fica a maneira (se for um hexágono regular):

 

Depois basta calculares o valor da área e multiplicares pela altura. Se usares todas as medidas em centímetros, tens de no final dividir por 1000, para saberes o volume em litros. Se usares em decímetros, tens o valor em litros...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é mesmo esta:

 

Pic_2132_29.jpg

 

Agora em relação á altura, quando pensei nos 80/90cm também fiquei com receio por causa da iluminação, mas com projector HQI não consigo resolver esse problema? senão qual a altura aconselhada?

A espessura do vidro se for 12mm e com uma ou duas traves (duas em X), fica seguro?

O ângulo de corte das arestas convem ser de 45º?

 

mais uma vez obrigado pela ajuda

-------------------------------

Um abraço,

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sorry pa medicao do volume :wink:

Li mal :D

De qualquer maneira continuo a achar que é um pouco alto de mais. E mesmo que ponhas umas lampadas laterais ... nao sei nao... De qualquer maneira vai ao site que te disse. Tem la muita informaçao.

Fui eu que contrui o meu aqua e o site ajudou bastante.

 

* * *

Alea jacta est...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se perceberes bem ingles vai a este site http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...hickness.0.html la encontras toda a informaçao que precisas para a espessura dos vidros do teu aqua.

 

Boa sorte

 

* * *

Desculpa, mas eu não aconselho esse site a ninguém... já fizeste as contas que eles referem lá? Eu fiz e não sei porquê mas não atingi nem de longe nem de perto os valores que eles referem, calculo que exista um qualquer erro nas formulas indicadas.

 

Neste forum tens um guia de espessuras... com formulas retiradas do site de um fabricante de vidros, parece-me um pouco mais fiável... pelo menos os valores batem certos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.