Algas no Aqua!


Recommended Posts

Olá, boa tarde a todos...

 

Hoje, reparei, que o meu aquario estava com o areão, coberto parcialmente, por algas castanhas... :twisted: Sem stress, visto que é sinal que as coisas estão a andar... as ditas estão a consumir ao silicatos e os nutrientes existentes, após o que tenderão a desaparecer, depois deverão aparecer as algas "azuis" (mais verdes e vermelhas que azuis) e por fim as coralinas ou calcárias... ao fim de 8 a 10 semanas, Certo??? :roll:

 

Apenas fiquei um pouco admirado após ter lido um tópico sobre as mesmas, que referenciava que este "sintoma" acontece algumas semanas depois de ser introduzida a RV, e eu introduzi a RV, apenas à 1 dia (embora o aqua estivesse com 50 Kg de areia "morta" e 10 de areia viva à um mês)!!! :admirado: . De notar ainda que os niveis de amónia e nitratos e nitritos, estão todos a zero... A minha pergunta é se os níveis não teriam que estar mais altos??? :roll:

 

Já agora o senhor, da Loja onde comprei a RV (Animal World, em Coimbra) disse-me que já tinha a RV na loja à um mês e meio.

 

Será que o ciclo ainda não começou??? ou por sua vez já está numa fase mais avançada, visto a RV já ter algum tempo de maturação??? Eu axo que ainda nem começou... mas espero vozes mais experientes!!! :wink:

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Bem o que aconteceu foi que entrou vida no teu sistema :roll: A rocha começou um novo ciclo no teu aquário, as algas são sinal de ou fosfatos ou silicatos. Podes remediar a situação, pois não é de todo "normal" ou seja, estas algas não deveriam aparecer.... mas aparecem. Bom podes remediar com mais circulação, mudas de água e não te esqueças de aspirar a porcaria. Podes também usar eremitas, cerites e nassarius para te remexerem o areão e impedir a fixação das algas ao areão. :roll:

 

Quanto ás algas, se adicionares kalk desde o início, o que deves estar a fazer, se não estás deverias :wink:, a alga coralina deveria aparecer desde o início (2 ou 3 semanas depois da introdução da rocha) E assim que começares a ter alga coralina tenta limpar as verdes e castanhas ou vermelhas pois estas impedem a coralina de crescer! :twisted: Pelo menos noto isso....

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais