aquariano Publicado Janeiro 24, 2006 Publicado Janeiro 24, 2006 boas! o que passa é o seguinte..ontem abri um topico porque alguns dos meus peixes tinham morrido devido a uma descida repentina do ph.. mas o que verifiquei foi que depois de estabilizar o PH(com produto para auentar o ph) ontem e de voltar a fazer o teste hoje de manha foi que o ph desceu novamente...ou seja o meu Ph está instavel e com tendência para descer.. alguem me sabe dizer as causas?e possiveis soluções? o meu aquario é de 60x30x30 etem areao uma planta e um filtro externo.. alem dos 3 peixes (adquiri ontem dois novos guppies) .. aquiri tambem uma pedra vulcanica mas ainda não a meti no aquario está a ser lavada.. Gostava que me ajudassem senão todosos dias teho que estar a por o produto...alem de sair caro está a matar os peixes sempre a subir e a descer o PH. Obrigado e abraços! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Boas Sabes os parametros da tua água? ph e kh pelo menos. O ph a descer constantemente pode ser devido a diversas situações... -1 tronco no aquário e água com kh baixo. -Comida a mais a apodrecer no fundo -CO2 a mais. Como não referes que tenhas um tronco eu apostaria para excesso de comida, ou alguma coisa em decomposição. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 boas ph entre 4.5 e 5.0 .. =/ ontem estabilizei-o nos 7.0 dh e kh = 1 atraves destes valores que me aconeselhas? Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Kh 1? Tens tronco? E como é com a comida? os gajos comem tudo ou fica lá alguma coisa? Quantos peixes lá tens e que sistema de filtragem tens (tipo de filtro, matérias filtrantes usadas, intervalo de manutenção)? De quanto em quanto tempo fazes mudas de água? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 nao tenho tronco..(tinha mas desde que comcei este novo aquario ainda nao o pus) este é um aquario recente devido a morte do antigo.. tem prai cerca de duas ou 3 semanas.. o filtro é externo(novo) e só tem o que costuma vir de la.. nao comprei carvao.. em relaçao a comida normalçmente comem tudo...pode um bocado ou outro cair... neste momento apenas 3 guppies.. 2 dels adquiridos ontem .. abraços! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Estranho essas descidas de ph então... possivelmente poderá ser já da tua água, mas de qualquer das formas deves verificar se não estarás a deitar comida a mais que fique no fundo a apodrecer e claro... deves verificar se já terminou o ciclo pois com 3 semanas de vida pode ainda não ter concluído. O que podes fazer em relação ao ph é o seguinte: Num recipiente de 5L adicionas uma colher de café de bicabornato de sódio (compras isso num qualquer hipermercado, normalmente no corredor dos bolos e preparados para bolos,pudins, etc), dissolves bem, esperas um bocado e medes o ph. O bicabornato sobe-te o ph até um máximo de 8,2 se não estou em erro. Aqui em casa eu uso (entre outras coisas) uma relação de 1 colher de chá por cada 20L de água, mas o meu aquário é de tropheus e eles precisam de ph lá na casa dos 8,5 pelo menos. O bicabornato de sódio vai-te aumentar o kh, fazendo com que o ph estabilize melhor e aumente. Para guppies podes ir até ph 8, embora eles prefiram valores na casa dos 7 a 7,5. A experiencia que fazes nos 5L é para veres se o ph sobe muito ou não, para evitares um choque de ph nos teus peixinhos. Depois de decidires a quantidade total de bicabornato de sódio a usar por cada 5L de água no teu caso, o que fazes é aumentar gradualmente. Imagina que decides que são necessárias 5 colheres de café... ao longo de 5 dias, vais colocando uma colher de café por dia para que o ph aumente lentamente e os peixes se possam adaptar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 qual o kh ideal para o ph nao sofrer alteraçoes? vou tentar fazer isso. obrigado! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 O meu aqui em casa, na torneira ronda os 14... e quando a minha esposa teve guppies, nem com 3 troncos dentro do aquário o ph baixou (mas o ph era e é 8 logo na saída da torneira). Diria que um valor de kh na casa dos 7/8 já te deve aguentar o ph estável. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 o meu ph da torneira ronda os 5.5 dh e kh =1 testes acabados de fazer. Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Olá. o meu ph da torneira ronda os 5.5dh e kh =1 Isso é água da torneira... da companhia? Não te quero ofender, mas Deus dá nozes a quem não tem dentes... Ainda ontem estive à conversa com um conhecido "discusófilo" da Margem Sul, por causa do pH e KH da torneira dele, que saiem altíssimos e nem com turfa lá vai (tipo o Nuno Antunes, ou pior). E agora apareces tu com uma água dessas... O meu conselho é: "Toma cuidado com os gajos dos Discus, porque te vão aí a casa buscar água, de certeza absoluta" Quanto ao que o Nuno Antunes disse, nada tenho a comentar, só acho que avaliar a estabilidade de uma água apenas pelo KH, é um bocado difícil. O KH não é o único tamponizante das águas naturais Muita gente tem águas ácidas, com KH's baixos, e o pH não deixa de ser estável... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
rasec Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 O animal da agua marada sou eu. E não é que aquilo ontem saia com ph 8.5. Tou passado. Tenho de ir comprar garrafões de agua para fazer as mudas. Portanto amanhã se me virem a vender agua para ciclideos africanos não pensem que sou maluco. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 tenho agua boa para discos? pena não curtir discos alem de caros axo-os muito estaticos.. Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
paulo duarte Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Isso é água da torneira... da companhia? Também me custa a acreditar que esses valores sejam de uma água de algum SMAS... É realmente o paraíso para a criação de algumas espécies sul americanas (atenção que os Discus de criação alemã, e de óptima qualidade, estão ambientados a valores de pH perto dos 7) e africanas, como os Nanochromis. Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 é mesmo agua da companhia.. embora seja boa para os peixes que voces referem para os meus estou com dificuldade... =/ abraços! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
rasec Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Vai ao SMAS ou a Camara Municipal e pede as analises da agua do furo de captação. Penso que esses valores não são permitidos por lei, pois são altamente descalcificantes para quem os consumir. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 aserio? eu também não bebo agua da companhia..bebo agua do garrafão.. mas lavo os alimentos com a agua da companhia =/ Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Esgalha Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 para aumenares o pH podes mandar um bocado de areao coralino para dentro do aquario ( tens tipo areia , e depois um pouco mais grosso tipo areao de rio ) e meter pedras calcarias daquelas brancas que se metem em aquas de ciclideos africanos. tanto o areao como as pedras sao altamente calcarias e soubem-te o PH bastante e vao-no manter estavel, e n tens que te chatear a adicionar produtos etc. Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Olá de novo. para aumenares o pH podes mandar um bocado de areao coralino para dentro do aquario ( tens tipo areia , e depois um pouco mais grosso tipo areao de rio ) e meter pedras calcarias daquelas brancas que se metem em aquas de ciclideos africanos. tanto o areao como as pedras sao altamente calcarias e soubem-te o PH bastante e vao-no manter estavel, e n tens que te chatear a adicionar produtos etc. Pois Esgalha... mas assim também corre o risco dos valores irem muito para cima, que poderá não ser o objectivo do aquariano... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Além disso, sempre que fizesse uma TPA, iria provocar uma oscilação das grandes, já que o pH da torneira sai tão baixo. Quanto à descalcificação, poderá ser uma falsa questão, até porque a água de osmose já é aconselhada por muitos nutricionistas. O cálcio, e outros sais, podem ser obtidos através de vários alimentos (os peixes que vivem em águas ácidas e moles também conseguem cálcio para formar o seu esqueleto...) O que me custa a acreditar é que um SMAS não proteja as canalizações contra a corrosão provocada pela acidez da água. Corrijam-me se estiver a dizer asneira... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
rasec Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Além disso, sempre que fizesse uma TPA, iria provocar uma oscilação das grandes, já que o pH da torneira sai tão baixo. Quanto à descalcificação, poderá ser uma falsa questão, até porque a água de osmose já é aconselhada por muitos nutricionistas. O cálcio, e outros sais, podem ser obtidos através de vários alimentos (os peixes que vivem em águas ácidas e moles também conseguem cálcio para formar o seu esqueleto...) O que me custa a acreditar é que um SMAS não proteja as canalizações contra a corrosão provocada pela acidez da água. Corrijam-me se estiver a dizer asneira... Atenção que não é agua de osmose pura, tens de ter o modulo para tornar a agua bebivel. Penso que este problema de Ph devia ser corrigido não dentro do aquario mas na agua de origem, tipo, acrescentar bicarbonato de sodio a agua antes da colocar no aquario, isto seria repetido em todas as TPA's Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
aquariano Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 vou experimentar o biocarbonato de sodio..ver se me dá resultados! assim que tiver algo eu relato aqui.. abraços! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
paulo duarte Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Atenção que não é agua de osmose pura, tens de ter o modulo para tornar a agua bebivel Que módulo é esse? Os aparelhos de Osmose para consumo humano, que tenho visto, são iguais aos outros: pré-filtros de sedimemtos e carvão activado (alguns com KDF) e membrana. Existem algums sistemas (usados em aquariofilia) que têm um último estágio, pós membrana, com resinas. Mas são para retirar elementos à água, não para adicionar Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Oinq Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Vai ao SMAS ou a Camara Municipal e pede as analises da agua do furo de captação. Penso que esses valores não são permitidos por lei, pois são altamente descalcificantes para quem os consumir. ponto 1 - A agua pode não vir de furos de captação, pode vir de captações superficiais como albufeiras... ponto 2 - o valor parametrico de pH para agua tratada, é de 5.5 <pH < 9 :D Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
taita Publicado: Janeiro 26, 2006 Publicado: Janeiro 26, 2006 Estranho essas descidas de ph então... possivelmente poderá ser já da tua água, mas de qualquer das formas deves verificar se não estarás a deitar comida a mais que fique no fundo a apodrecer e claro... deves verificar se já terminou o ciclo pois com 3 semanas de vida pode ainda não ter concluído. O que podes fazer em relação ao ph é o seguinte: Num recipiente de 5L adicionas uma colher de café de bicabornato de sódio (compras isso num qualquer hipermercado, normalmente no corredor dos bolos e preparados para bolos,pudins, etc), dissolves bem, esperas um bocado e medes o ph. O bicabornato sobe-te o ph até um máximo de 8,2 se não estou em erro. Aqui em casa eu uso (entre outras coisas) uma relação de 1 colher de chá por cada 20L de água, mas o meu aquário é de tropheus e eles precisam de ph lá na casa dos 8,5 pelo menos. O bicabornato de sódio vai-te aumentar o kh, fazendo com que o ph estabilize melhor e aumente. Para guppies podes ir até ph 8, embora eles prefiram valores na casa dos 7 a 7,5. A experiencia que fazes nos 5L é para veres se o ph sobe muito ou não, para evitares um choque de ph nos teus peixinhos. Depois de decidires a quantidade total de bicabornato de sódio a usar por cada 5L de água no teu caso, o que fazes é aumentar gradualmente. Imagina que decides que são necessárias 5 colheres de café... ao longo de 5 dias, vais colocando uma colher de café por dia para que o ph aumente lentamente e os peixes se possam adaptar. isto do bicarbonato tb pode ser aplicado a um aquario de 2 discus, para manter o ph estavel? Obrigado Nuno Citar
aquariano Publicado: Janeiro 26, 2006 Autor Publicado: Janeiro 26, 2006 boas! eu ja apliquei biocarbonato..agora irei esperar parar ver como vai reagir o ph e o kh... abraços! Citar O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)
Recommended Posts