Recommended Posts

Publicado

boas! o que passa é o seguinte..ontem abri um topico porque alguns dos meus peixes tinham morrido devido a uma descida repentina do ph.. mas o que verifiquei foi que depois de estabilizar o PH(com produto para auentar o ph) ontem e de voltar a fazer o teste hoje de manha foi que o ph desceu novamente...ou seja o meu Ph está instavel e com tendência para descer.. alguem me sabe dizer as causas?e possiveis soluções? o meu aquario é de 60x30x30 etem areao uma planta e um filtro externo.. alem dos 3 peixes (adquiri ontem dois novos guppies) .. aquiri tambem uma pedra vulcanica mas ainda não a meti no aquario está a ser lavada.. Gostava que me ajudassem senão todosos dias teho que estar a por o produto...alem de sair caro está a matar os peixes sempre a subir e a descer o PH.

Obrigado e abraços!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Publicado:

Boas

Sabes os parametros da tua água?

ph e kh pelo menos.

O ph a descer constantemente pode ser devido a diversas situações...

-1 tronco no aquário e água com kh baixo.

-Comida a mais a apodrecer no fundo

-CO2 a mais.

Como não referes que tenhas um tronco eu apostaria para excesso de comida, ou alguma coisa em decomposição.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

boas

ph entre 4.5 e 5.0 .. =/ ontem estabilizei-o nos 7.0

dh e kh = 1

atraves destes valores que me aconeselhas?

Publicado:

Kh 1?

Tens tronco? E como é com a comida? os gajos comem tudo ou fica lá alguma coisa?

Quantos peixes lá tens e que sistema de filtragem tens (tipo de filtro, matérias filtrantes usadas, intervalo de manutenção)?

De quanto em quanto tempo fazes mudas de água?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

nao tenho tronco..(tinha mas desde que comcei este novo aquario ainda nao o pus) este é um aquario recente devido a morte do antigo.. tem prai cerca de duas ou 3 semanas.. o filtro é externo(novo) e só tem o que costuma vir de la.. nao comprei carvao.. em relaçao a comida normalçmente comem tudo...pode um bocado ou outro cair... neste momento apenas 3 guppies.. 2 dels adquiridos ontem ..

abraços!

Publicado:

Estranho essas descidas de ph então... possivelmente poderá ser já da tua água, mas de qualquer das formas deves verificar se não estarás a deitar comida a mais que fique no fundo a apodrecer e claro... deves verificar se já terminou o ciclo pois com 3 semanas de vida pode ainda não ter concluído.

O que podes fazer em relação ao ph é o seguinte:

Num recipiente de 5L adicionas uma colher de café de bicabornato de sódio (compras isso num qualquer hipermercado, normalmente no corredor dos bolos e preparados para bolos,pudins, etc), dissolves bem, esperas um bocado e medes o ph. O bicabornato sobe-te o ph até um máximo de 8,2 se não estou em erro.

Aqui em casa eu uso (entre outras coisas) uma relação de 1 colher de chá por cada 20L de água, mas o meu aquário é de tropheus e eles precisam de ph lá na casa dos 8,5 pelo menos.

O bicabornato de sódio vai-te aumentar o kh, fazendo com que o ph estabilize melhor e aumente. Para guppies podes ir até ph 8, embora eles prefiram valores na casa dos 7 a 7,5.

A experiencia que fazes nos 5L é para veres se o ph sobe muito ou não, para evitares um choque de ph nos teus peixinhos.

Depois de decidires a quantidade total de bicabornato de sódio a usar por cada 5L de água no teu caso, o que fazes é aumentar gradualmente.

Imagina que decides que são necessárias 5 colheres de café... ao longo de 5 dias, vais colocando uma colher de café por dia para que o ph aumente lentamente e os peixes se possam adaptar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

qual o kh ideal para o ph nao sofrer alteraçoes? vou tentar fazer isso. obrigado!

Publicado:

O meu aqui em casa, na torneira ronda os 14... e quando a minha esposa teve guppies, nem com 3 troncos dentro do aquário o ph baixou (mas o ph era e é 8 logo na saída da torneira).

Diria que um valor de kh na casa dos 7/8 já te deve aguentar o ph estável.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

o meu ph da torneira ronda os 5.5

dh e kh =1

testes acabados de fazer.

Publicado:

Olá.

o meu ph da torneira ronda os 5.5

dh e kh =1

:roll::):?:? Isso é água da torneira... da companhia?

Não te quero ofender, mas Deus dá nozes a quem não tem dentes... :?

Ainda ontem estive à conversa com um conhecido "discusófilo" da Margem Sul, por causa do pH e KH da torneira dele, que saiem altíssimos e nem com turfa lá vai (tipo o Nuno Antunes, ou pior).

E agora apareces tu com uma água dessas...

O meu conselho é: "Toma cuidado com os gajos dos Discus, porque te vão aí a casa buscar água, de certeza absoluta" :?

Quanto ao que o Nuno Antunes disse, nada tenho a comentar, só acho que avaliar a estabilidade de uma água apenas pelo KH, é um bocado difícil. O KH não é o único tamponizante das águas naturais :?

Muita gente tem águas ácidas, com KH's baixos, e o pH não deixa de ser estável...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

O animal da agua marada sou eu.

E não é que aquilo ontem saia com ph 8.5.

Tou passado.

Tenho de ir comprar garrafões de agua para fazer as mudas. :roll:

Portanto amanhã se me virem a vender agua para ciclideos africanos não pensem que sou maluco.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

tenho agua boa para discos? pena não curtir discos :roll: alem de caros axo-os muito estaticos.. :)

Publicado:
   Isso é água da torneira... da companhia?

Também me custa a acreditar que esses valores sejam de uma água de algum SMAS...

É realmente o paraíso para a criação de algumas espécies sul americanas (atenção que os Discus de criação alemã, e de óptima qualidade, estão ambientados a valores de pH perto dos 7) e africanas, como os Nanochromis.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

é mesmo agua da companhia.. embora seja boa para os peixes que voces referem para os meus estou com dificuldade... =/ abraços!

Publicado:

Vai ao SMAS ou a Camara Municipal e pede as analises da agua do furo de captação.

Penso que esses valores não são permitidos por lei, pois são altamente descalcificantes para quem os consumir.

1 Abraço

Publicado:

aserio? eu também não bebo agua da companhia..bebo agua do garrafão.. mas lavo os alimentos com a agua da companhia =/

Publicado:

para aumenares o pH podes mandar um bocado de areao coralino para dentro do aquario ( tens tipo areia , e depois um pouco mais grosso tipo areao de rio ) e meter pedras calcarias daquelas brancas que se metem em aquas de ciclideos africanos. tanto o areao como as pedras sao altamente calcarias e soubem-te o PH bastante e vao-no manter estavel, e n tens que te chatear a adicionar produtos etc.

smflogo.gif
Publicado:

Olá de novo.

para aumenares o pH podes mandar um bocado de areao coralino para dentro do aquario ( tens tipo areia , e depois um pouco mais grosso tipo areao de rio ) e meter pedras calcarias daquelas brancas que se metem em aquas de ciclideos africanos. tanto o areao como as pedras sao altamente calcarias e soubem-te o PH bastante e vao-no manter estavel, e n tens que te chatear a adicionar produtos etc.

Pois Esgalha... mas assim também corre o risco dos valores irem muito para cima, que poderá não ser o objectivo do aquariano...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Além disso, sempre que fizesse uma TPA, iria provocar uma oscilação das grandes, já que o pH da torneira sai tão baixo.

Quanto à descalcificação, poderá ser uma falsa questão, até porque a água de osmose já é aconselhada por muitos nutricionistas. O cálcio, e outros sais, podem ser obtidos através de vários alimentos (os peixes que vivem em águas ácidas e moles também conseguem cálcio para formar o seu esqueleto...)

O que me custa a acreditar é que um SMAS não proteja as canalizações contra a corrosão provocada pela acidez da água. Corrijam-me se estiver a dizer asneira...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Além disso, sempre que fizesse uma TPA, iria provocar uma oscilação das grandes, já que o pH da torneira sai tão baixo.

Quanto à descalcificação, poderá ser uma falsa questão, até porque a água de osmose já é aconselhada por muitos nutricionistas. O cálcio, e outros sais,  podem ser obtidos através de vários alimentos (os peixes que vivem em águas ácidas e moles também conseguem cálcio para formar o seu esqueleto...)

O que me custa a acreditar é que um SMAS não proteja as canalizações contra a corrosão provocada pela acidez da água. Corrijam-me se estiver a dizer asneira...

Atenção que não é agua de osmose pura, tens de ter o modulo para tornar a agua bebivel.

Penso que este problema de Ph devia ser corrigido não dentro do aquario mas na agua de origem, tipo, acrescentar bicarbonato de sodio a agua antes da colocar no aquario, isto seria repetido em todas as TPA's

1 Abraço

Publicado:

vou experimentar o biocarbonato de sodio..ver se me dá resultados! assim que tiver algo eu relato aqui.. abraços!

Publicado:
Atenção que não é agua de osmose pura, tens de ter o modulo para tornar a agua bebivel

Que módulo é esse? Os aparelhos de Osmose para consumo humano, que tenho visto, são iguais aos outros: pré-filtros de sedimemtos e carvão activado (alguns com KDF) e membrana. Existem algums sistemas (usados em aquariofilia) que têm um último estágio, pós membrana, com resinas. Mas são para retirar elementos à água, não para adicionar

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Vai ao SMAS ou a Camara Municipal e pede as analises da agua do furo de captação.

Penso que esses valores não são permitidos por lei, pois são altamente descalcificantes para quem os consumir.

ponto 1 - A agua pode não vir de furos de captação, pode vir de captações superficiais como albufeiras...

ponto 2 - o valor parametrico de pH para agua tratada, é de 5.5 <pH < 9

:D

Publicado:
Estranho essas descidas de ph então... possivelmente poderá ser já da tua água, mas de qualquer das formas deves verificar se não estarás a deitar comida a mais que fique no fundo a apodrecer e claro... deves verificar se já terminou o ciclo pois com 3 semanas de vida pode ainda não ter concluído.  

O que podes fazer em relação ao ph é o seguinte:  

Num recipiente de 5L adicionas uma colher de café de bicabornato de sódio (compras isso num qualquer hipermercado, normalmente no corredor dos bolos e preparados para bolos,pudins, etc), dissolves bem, esperas um bocado e medes o ph. O bicabornato sobe-te o ph até um máximo de 8,2 se não estou em erro.  

Aqui em casa eu uso (entre outras coisas) uma relação de 1 colher de chá por cada 20L de água, mas o meu aquário é de tropheus e eles precisam de ph lá na casa dos 8,5 pelo menos.

O bicabornato de sódio vai-te aumentar o kh, fazendo com que o ph estabilize melhor e aumente. Para guppies podes ir até ph 8, embora eles prefiram valores na casa dos 7 a 7,5.

A experiencia que fazes nos 5L é para veres se o ph sobe muito ou não, para evitares um choque de ph nos teus peixinhos.

Depois de decidires a quantidade total de bicabornato de sódio a usar por cada 5L de água no teu caso, o que fazes é aumentar gradualmente.  

Imagina que decides que são necessárias 5 colheres de café... ao longo de 5 dias, vais colocando uma colher de café por dia para que o ph aumente lentamente e os peixes se possam adaptar.

isto do bicarbonato tb pode ser aplicado a um aquario de 2 discus, para manter o ph estavel?

Obrigado

Nuno

Publicado:

boas! eu ja apliquei biocarbonato..agora irei esperar parar ver como vai reagir o ph e o kh... abraços!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!