Recommended Posts

Publicado:

Muito bem, estou a gostar do debate :(

Na minha opinião acho que temos de ter em conta todos os factores na escolha da iluminação e o que pode não ter importância nessa escolha e ser "subjectivo" para uma pessoa, pode ter influência na escolha de outra pessoa.

Pode mesmo ser um factor secundário (para a maioria) que faça optar por determinada iluminação pois temos de pensar no impacto que vai ter no nosso sistema TODO (calor, gasto eléctrico, estética, etc).

E os consumos inerentes à utilização de sistemas de arrefecimento/aquecimento também têm de ser levado em conta. Por exemplo: se a nossa casa é fria o ano todo, ao usar HQI poupamos no consumo dos aquecedores (pelo menos quando a luz está ligada...) mas se é quente poderemos ter de usar até um chiller(que não é nada barato, por isso TEM de ser levado em conta!)... :oops:

E contrariamente ao que (acho que o Hugo) disse pode ser factor decisivo na escolha da iluminação. Principalmente se houver problema em baixar a temperatura (devido à diferença de preço do chiller para 1 ou 2 aquecedor-termostato). Cada um de nós tem de avaliar o local onde o aquário é colocado e como é feito o móvel, sistemas de ventilação, etc, e escolher o melhor para cada um.

Relativamente ao factor estético, mais uma vez depende do gosto pessoal. E fala-se muito em aspecto natural mas pouquíssima gente usa lâmpadas de 6500K (pelo menos em HQI) que é a luz que se aproxima mais da cor nos recifes :?

Obviamente que tentamos imitar a Natureza nalgumas coisas, principalmente na qualidade da água, mas no que toca a iluminação, usamos a cor de que gostamos mais e pronto (óbviamente relacionando estética com crescimento e saúde dos corais :cry: ).

Quantos às vantagens/desvantagens de HQI vs T5 já foram referidos as principais. Assim nalguns casos é melhor 1 ou outra ou as duas em simultâneo. É um tema susceptível de opiniões diferentes mas o que é preciso é cada um ver o que é melhor para todo o sitema e não só com determinado aspecto :(

P.S.: Grande testamento :lol::lol::lol:

• Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Vou só dizer que iluminação uso e porque o uso:

Sistema de Santarém

projectores 2xHQI 250W + 2 T5 actínicas 1 de 54W e outra de 39W atrás (usei 1 mais pequena devido à coluna seca não precisar de iluminação :? )

Aquário 140x60x65(c.l.a)

Chapéu sobre o aquário

Sala fresca de Verão e aquecida com lareira no inverno.

Nesta sala não há problemas de calor e como queria criar as tais zona de luminosidade intensa nuns lados e menos intensa noutros, uso HQI sem exitação! O refúgio lateral também leva com uma HQI 150W porque tinha-o do outro aquário e aproveitei-o.

-------------------

Sistema do Algarve

Em princípio, colocarei 1 calha com T5 porque a casa é MUITO quente no Verão.

Aquário 90x35x35

Este é um caso onde a temperatura é factor decisivo :oops:

Publicado:
E contrariamente ao que (acho que o Hugo) disse pode ser factor decisivo na escolha da iluminação. Principalmente se houver problema em baixar a temperatura (devido à diferença de preço do chiller para 1 ou 2 aquecedor-termostato). Cada um de nós tem de avaliar o local onde o aquário é colocado e como é feito o móvel, sistemas de ventilação, etc, e escolher o melhor para cada um.
Precisamente! Eu queria debater e avaliar diferenças objectivas, ou seja, genéricas. Porque se vamos estar a particularisar e inserir "ses" no debate, ficamos todos na mesma como antes, que não andará muito longe de: "Eu prefiro T5, tu preferes HQI".

A ideia seria apresentar factores objectivos, porque os outros são ao gosto de cada um! Não estou a dizer que os factores subjectivos não têm importância, mas esses nem vale a pena discutir, porque cada um tem a sua ideia e não pode ser refutada.

E então, diferenças para escolher T5 em vez de HQI... :P:evil::shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

repondendo sucintamente a

E então, diferenças para escolher T5 em vez de HQI...

1- em termos economicos(aquisição, consumos electricos e trocas de lampadas)

2-distribuição luminosa

3- temperaturas de cor e espectros disponiveis em cada uma das tecnologias

4- aquecimento ( a avaliar consoante os casos)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Enfim...

acho que este fórum já tem "bagagem" suficiente para se juntar um grupo de "maduros" que convença um logista (são tão criticados aqui mas vão ver que há muitos bem sérios) a patrocionar a seguinte experiência:

Tanque com 2 metros com divisória central negra, prefurada.

Setup técnico simétrico.

T5 4x39w T5 + 1 x 24w de um lado = 184w

HQI 175 w do outro

(Acho os 9w de diferença aceitáveis desde que a temperatura de cor seja igual - sugiro 10000k por ser relativamente consensual)

Mediam-se os lumens e fundamentalmente o PAR (onde raio se arranja um medidor não faço ideia mas nos states penso que já se vendem para uso em aquariofilia).

Depois faziam-se plataformas em eggcrate onde estariam pares de frags de diferentes corais, um espécime de cada lado.

Passados 6 a 12 meses acho que ninguém teria dúvidas mas voltava-se a medir lumens e par só para ver como se comportaram as lâmpadas.

Estamos a falar dum investimento a preços de custo para um logista na ordem de 1500 a 2000 euros (dependendo da sofisticação tecnológica restante) e as conclusões da experiência dariam uma visibilidade muito grande. Por outro lado daria uma orientação bem precisa ao mercado.

O que é que acham?

Publicado:

http://www.aqua-work-group.com

Não fosse a falta de tempo e disponibilidade e...

Mea culpa na parte que me toca, de qualquer forma sugiro que a experiência vá mais no sentido da medição dos consumos já que parece ser a grande vantagem apresentada pels "T5's" e que, sinceramente, tenho dúvidas... :wink:

Se é melhor para os corais ou não, acho dificil de provar. Ou é por um coral ter maiores taxas de crescimento que outro que está melhor? :)

8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:
Olá

Já fizeram esse teste.

http://www.aquazoo24.de/images/06powermodul-gesamt.jpg

Mas nada como fazer um teste nacional  :D  

Abraço

Pedro Pacheco

E qual foi o resultado?

A foto não me parece elucidativa e eu não entendo alemão :wink:

Publicado:

Tanque com 2 metros com divisória central negra, prefurada.

Setup técnico simétrico.  

T5 4x39w T5 + 1 x 24w de um lado = 184w

HQI 175 w do outro  

Bela experiência Nuno. Acrescentaria apenas o seguinte: porque não acrescentar mais um metro e colocar PC 2x55w + 2x36w = 182w.

Já muitas vezes se falou que as PC são inferiores às T5, mas há estranhas coincidências que me levam a crer que são iguais, como por exemplo, o facto das lojas online lhes chamarem T5 compact e o facto do diâmetro ser exactamente igual, 1,6cm.

Se me sair o euromilhões, já que na betandwin só perco dinheiro, eu faço a experiência e ainda coloco T8. lol

Abraços

Carlos Domingues

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!