andremmf Publicado Janeiro 23, 2006 Publicado Janeiro 23, 2006 Bom dia. Adquiri ontem, numa conhecida loja de animais, em Lisboa, cerca de 4 Kg de seixos arredondados a achatados, de cor clara (quase brancos) e com um brilho vítreo ou metálico, que me disseram ser mica. Segundo o lojista me informou, este material não iria libertar calcário para a água, mas não me pareceu muito convencido... Tenho um aquário com cerca de 220 l, e gostaria de saber se a introdução deste tipo de pedra poderá influenciar negativamente os parametros químicos do aquário, e subir o pH da água. Alguém tem experiência com mica ? Pela quantidade que existia na loja não devo ter sido o único a comprar... mas não encontrei nenhuma referência a mica no forum. Obrigado. Cumprimentos. André Citar André Fonseca
Space Cowboy Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 ola :D provavelmente esses seixos sao seguros e podes usa-los passo a explicar a situaçao (sim vou-me armar em esperto e mostrar que percebo de calhaus ): as micas sao filosilicatos, ou seja, sao silicatos em "folha". sao compostos por camadas de tetraedros de silica empilhados, como o nome diz, em folhas e daí vem que as micas têm uma característica muito específica que é a de que se partem facilmente pelos planos de "folha" (e daí tambem vem a típica fractura dos xistos, que nao são mais do que rochas constituidas essencialmente por micas, todas orientadas com a mesma direcçao). portanto o que deves ter não sao obviamente micas, pois o processo que leva à forma arredondada dos seixos (o rolar nos rios ao longo do percurso) é muito violento e facilmente dava cabo de qualquer mica. restam duas opções, baseadas na cor que referiste: 1º quartzitos rolados 2º mármores brancos se for o caso do primeiro estas na boa, podes usa-los à vontade. se for o segundo caso convem pensares nas consequencias (aumento do pH e kH, que o amigo Ivanpantz certamente poderá explicar melhor que eu). para distinguires podes usar dois testes: o teste do ácido, que é indicador da presença de carbonatos: pegas num seixo e deixas-lhe ácido muriático ou vinagre e se houver reacçao e libertação de bolhas entao estas na presença de seixos de marmore e não os deves usar. o teste da risca: os quartzitos sao formados basicamente por quartzo (daí vem o nome) que é um mineral bastante mais duro que a calcite (componente principal de um calcário) portanto podes distinguir os 2 com este teste. pegas num canivete e riscas se o canivete fizer uma marca no seixo entao é porque a rocha é menos dura e deve ser um calcário. se não riscar deve ser um quartzito e podes usa-lo. de preferencia deves fazer os dois testes para teres mais certezas. qualquer dúvida que tenhas ao ler a minha mensagem, extremamente elucidativa quanto a mim , podes perguntar à vontade. Citar Go ahead...make my day
Space Cowboy Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 ali enganei-me e a meio da descriçao do teste passei a usar o termo calcario em vez de marmore. um erro meu, deves interpreta-lo como sendo sempre marmore. Citar Go ahead...make my day
FredSilva Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 ... eu tenho umas pedras de granito no meu aqua (granito este que contem mica) nunca tive problemas devido a isto... ...devo dizer que tenho 6 discus... ...abraços... Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Quem sabe, sabe... :D Quanto à questão dos pH's e KH's (se quiseres... ), podes dar uma olhadela neste tópico: conchas em aquario de agua doce? Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
andremmf Publicado: Janeiro 25, 2006 Autor Publicado: Janeiro 25, 2006 Olá novamente. Antes de mais os meus agradecimentos aos "experts" nesta matéria, em particular ao Space Cowboy pela sua explicação detalhada. Devo dizer que, em matéria de pedras, sou realmente um novato, e uma prova disso é o que passo a descrever. Efetuei o teste do vinagre e não obtive qualquer reacção. Em relação ao canivete a mesma coisa - nada de riscos visíveis. A maior surpresa aconteceu quando coloquei as pedras dentro de água - aquilo que parecia ser quase branco escureceu, e bastante. Assim, dos 7 seixos aparentemente iguais fiquei com o seguinte: 3 seixos cinzento esverdeado com algumas riscas cor de "ferrugem" 1 seixo cinzento acastanhado 2 seixos que parecem granito não polido 1 seixo cinzento com um brilho metálico ou vítreo Em todos os seixos, excepto nos que parecem granito, é agora visível a disposição do material em camadas ou estratos, o que faz supôr que podem efectivamente ser de mica, embora não possuam arestas afiadas. Peço desculpa pela descrição deficiente que fiz da côr das pedras. Posto isto, e tendo em conta os testes, julgo que será seguro introduzir as pedras no aquário. Já as fervi e vou acompanhar a evolução dos parâmetros da água, que neste momento tem um pH de 7,50. Quando puder vou tentar colocar aqui uma foto do aspecto final no aquário. Mais uma vez obrigado a todos. Cumprimentos, André Citar André Fonseca
Recommended Posts