Recommended Posts

Publicado

Comprei um aquario num supermercado, tem 50cm de comprimento, 25 de largura e 25/30 de altura.... juntamente c o aquario veio uma 'Bomba de agua c fluxo ajustavel' ao visitar alguns sites a unica coisa k tnh lido sao sbr filtros, inda n li nenhuma referencia a bombas de agua... no fundo do aquario traz um compartimento com 3 colunazinhas, na do meio traz uma esponja azul... nao sei o k fzr c isto, ate à pouco tempo apenas tinha um aquario redondo de pequenas dimensoes e gostava mt de ter um aquario maior e com boas condiçoes... agradecia k esclarecem-se a mh duvida sbr a bomba de agua, k é o modelo p-p 302 da pacific...

Publicado:

*Editado*

Percebi mal o teu problema e tava a responder mal :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Olá, Catarina e bem-vinda!

Esse "compartimento" no fundo do teu aquário é o filtro e essa esponja azul é um dos materiais de filtragem da água, deixa-a estar. A bomba, em principio, é para aplicares no inteiror do filtro, servirá para "puxar" a água, fazer com que esta circule no interior do compartimento, passe por essa esponja e outros materiais filtrantes que possas ter ou adicionar, a água depois é devolvida ao aquário já limpinha.

É essa a finalidade da bomba de que falas...

Outra coisa, que tipo de peixes queres meter nesse aquário?

Vinha mais alguma coisa além da bomba e do "compartimento"?

P.S.: Não consegues meter aqui uma foto da tal "bomba" para se poder identificar melhor a finalidade?

Cumprimentos!

Publicado:

knt ao tipo de peixes, talvez os comunitarios é assim k lhes chamam neh? :? ms por enquanto so tnh um de amarelinho de agua fria... adquiri isto a pouco tempo, e sinceramente acho k devia ter comprado numa loja msm de animais, ms cm n tnh carta ainda dependo dos kotas... por isso la se foi ao modelo, l0ol...

mcaclk.jpg

esta é a mh bomba, ms n tnh a peça 8 nem a 9? sao realmente necessarias? ando perdida nisto...

ai, ai...

Publicado:

Olá.

Pelo que vejo, não precisas dessas duas peças para nada.

A peça 9, pelo que percebo, é um regulador de caudal (entenda-se, torneira). E olhando para o desenho, tens a peça 5 no filtro, que permite regular o caudal, na própria bomba.

Quanto à peça 8, existem 3 (3 conjuntos, o que faz que sejam 4 peças)... :?

Acho que a única que poderá efectivamente fazer falta, será o cotovelo, porque de resto, parecem-me ser apenas adaaptadores para diferentes secções de tubo, e um espalhador...

E pelo que relatas, tens aí um filtro de decantação/sump interna. Logo, entendo que a única peça que poderá dar jeito, será o cotovelo. Mas isso depende de como está montado o filtro.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ena, ena, assim é que é trabalhar!

Não te preocupes, com tempo tudo vem! :?

Pois... Um comunitário, mas se já tens um peixe água fria, queres dar-lhe esse novo aquário como lar e arranjar mais companheiros ou queres fazer um aquário comunitário de água quente? Se for, tens que adquiri mais um aquecedor/termostato...

Pelo que consigo ver nas instruções da bomba, confirma-se: essa bomba é para aplicar no interior do compartimento (a partir de agora passa a chamar-lhe filtro).

Vê lá se as peças 8 e 9 não estão já aplicadas/encaixadas no filtro... Acho que são a entrada e saída de água.

Ah, outra coisa... antes de decidires e meteres aí os peixinhos, sejam eles quais forem, vasculha bem o fórum e aprende o básico para que eles sejam saudáveis e vivam felizes, OK?!

Cumprimentos!

Publicado:

Ó Luis,

Será que não necessita mesmo? Pelo menos uma das várias 8 (possivelmente devem ser opcionais e não inculidas) presumo que é o de retorno e faça falta, não achas?

Cumprimentos!

Publicado:

ya, é um aquario comunitario de agua quente que quero fazer... ms n ha problema do o peixinho de agua fria fkr por la, ou ha?, knd me fui informar dos peixes na loja disserame k os peixes de agua fria se adaptavam bem à agua quente...

quanto a peça 8 k me falta é aquela a k o ivanpantz chamou espalhador... tnh o cotovelo e as outras duas pekenas...

ms so vou msm comprar peixes knd tiver isto em condiçoes pa os receber...

Publicado:

Viva.

Será que não necessita mesmo? Pelo menos uma das várias 8 (possivelmente devem ser opcionais e não inculidas) presumo que é o de retorno e faça falta, não achas?

Pelo que a catarinasanto descreveu, parece-me ser um filtro de decantação/sump interna:

no fundo do aquario traz um compartimento com 3 colunazinhas, na do meio traz uma esponja azul... não (palavra corrigida) sei o k fzr c isto

Logo, deduzo que não haja cá intake's nem out-take's. Isso é para os filtros externos.

Entendo que a catarina esteja a falar de um filtro destes:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?p=241477

O que aparece logo na primeira foto, no lado esquerdo do aquário. Mas o da catarina está colocado no vidro traseiro. Andei à procura de fotos, mas não consegui encontrar. Mas "elas andem aí", é uma questão de paciência :?

Por isso, entendo que, tirando o cotovelo, nenhuma das outras peças seja realmente necessária.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
ya, é um aquario comunitario de agua quente que quero fazer... ms n ha problema do o peixinho de agua fria fkr por la, ou ha?, knd me fui informar dos peixes na loja disserame k os peixes de agua fria se adaptavam bem à agua quente...

Olha que não Catarina, não é tão simples assim, têm requisitos muito diferentes e o principal é a temperatura! É como já te disse e aconselhei, perde aqui umas horitas no fórum que vale a pena!

E se na loja te disseram isso, enganaram-te... é sempre a mesma história; só pensam em vender, vender... Pondera mudar de loja!

Voltanto à bomba, afinal já tens as peças, em principio serão para o retorno da água que será no topo do filtro, encaixa, experimenta, vai por exclusão de partes que logo dás com isso! Sem muitas pressas, nisto da aquariofilia tem que se ter muita, mas mesmo muita calma...

Contudo espera por mais e melhores opiniões.

ivanpantz,

Sim, agora percebi-te... E dou-te razão, poderá não ser necessário, mas pelo menos 1 das 8 acho que sim.

Por acaso também andei a vasculhar isto e o Google e nada, não vi nada de jeito para exemplificar... Irra, é sempre assim quando se precisa, nada!

P.S.: Ah, afinal encontrei isto, passando a publicidade, penso que seja exemplificativo e dê uma ideia de como funcionam esses filtros e sua montagem: http://www.aquapor.pt/pt/biospace.htm

Cumprimentos!

Publicado:

hehe axo k consegui por akilo bem... tivemos k improvisar umas coisitas pk sinceramente axo k isto n trazia bem tudo... tivemos k comprar outra mangueira k viesse desde a o filtro ate acima pa voltar para o exterior do filtro...

por hj ja chega de aquario...

xtudar um cadinho tbm...

Bigado pela ajuda...

:?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!