Recommended Posts

Publicado

Olá,

Quando montei o aquário (reef), decidi optar pela máxima: mais vale gastar um pouco mais, mas ficar bem servido, do que poupar ... e acabar por gastar efectivamente mais.

No que toca às lâmpadas optei por 2 HQI de 250watts; no entanto, e observando o fraco crescimento da maioria dos corais (Actinodiscus + Zoanthus + Fungia + parazoant + Sarcophyton) lava-me a questionar se não terei exagerado na iluminação.

A teoria, em termos de iluminação, aponta para algo do tipo: corrente e iluminação, nunca são demais.

Será !? Parece que os corais se estão a dar melhor em zonas de semi-shade (semi sombra !?), do que, propriamente dito, a torrar debaixo das HQI (excepção para a Acropora).

Ah ... o aquário tem (desde a areia, à linha de água) 45cm altura.

Corro o risco de estar a gastar electricidade desnecessária; a aquecer a água (tb) de forma desnecessária e a não trazer qualquer mais valia.

Alguém usa lâmpadas de 250watts ?

Já agora, as lâmpadas são da Tunze, alguém experimentou desta marca ?

Todos os comentários são bem vindos

Cumps

Zurk

Publicado:

Olá Zurk.

Quando montei o aquário (reef), decidi optar pela máxima: mais vale gastar um pouco mais, mas ficar bem servido, do que poupar ... e acabar por gastar efectivamente mais.

É uma máxima da qual eu partilho. A pressa é por vezes a grande inimiga dos aquários de recife e se não tivermos dinheiro para comprar hoje, juntamos e compramos depois!-

Quanto à tua questão de iluminação, não exageraste na escolha das HQI. O problema é que os corais que referes nos quais não notas grandes crescimentos são de facto corais de baixos requisitos de iluminação e como constatas e bem dão-se melhor em zonas de luz indirecta ou mesmo de sombra.

Deves aproveitar as zonas de iluminação directa para a colocação de SPS (acroporas, montiporas, pociloporas, seriatoporas e por aí foras :lol:).

Eu utilizo tal como tu 2 lâmpadas HQI de 250 complementadas por 2 T5 de 54W actinicas. Nunca experimentei lâmpadas da Tunze, actualmente utilizo BLV de 10000K, porém as top rated são as Iwasaki, XM, Aquamedic, Giesmann pelo que nunca ouvi falar (mas sei que existem) de lâmpadas da Tunze.

Abraço

DC

Publicado:

Também há que levar em linha de conta o factor UV. Há relações balastro lâmpada HQI que produzem grandes quantidades de UV B e C que é muito mal tolerada pela grande maioria dos corais.

Os vidros clássicos que a maior parte das as calhas trazem reduzem mas não eliminam totalmente o problema.

Eu fiz uma calha DIY na qual coloquei uma AquaMedic de 13000k de 70w mas não meti um vidro protector. Serviu para ajudar a curar rocha num bidon. Resultado: só se desenvolveu coralina por detrás dum acrílico que lá tinha a suportar as boias do repositor (presumo que tenha sido porque este filtrava as UVs). Cheguei a meter lá um frag de Zoanthus e este quase queimou.

A minha sugestão é seguires o que disse o Duarte mas, igualmente, pensares na possibilidade de substituir o vidro da calha por um mais grosso (temperado, obviamente) mas com reconhecida acção filtradora de UV.

Até pode ser que não seja essa a causa, mas pelo menos é uma possível explicação.