RamireZ Publicado Janeiro 22, 2006 Publicado Janeiro 22, 2006 Boa noite pessoal. Estava hoje a fazer o primeiro teste ao aqua depois da mudança de layout assustei-me quando o teste de KH deu um valor de 10 mg/l. Uso o teste da nutrafin e ficou amarelo com a primeira gota. Será normal? Cumprimentos. Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Olá. Ao mudares o layout, apenas rearranjaste areão/substracto? e troncos e pedras? Já agora, se puderes medir o pH também. Injectavas CO2, e deixaste de injectar? Introduziste alguma coisa "ácida" dentro do aquário? Diz-nos qualquer coisa, se faz favor. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
MárioFoito Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Mas é a primeira vez que testas o KH ou ele variou bruscamente?? O KH da agua da torneira é o mesmo que o da àgua do aquário?? O meu por exemplo é 14 e já sai assim da torneira. Abraço Citar
RamireZ Publicado: Janeiro 22, 2006 Autor Publicado: Janeiro 22, 2006 A mudança de layout foi radical. Areao e substrato novo (ADA) e mais dois troncos novos (guardei os antigos). Os valores agora estão: amonia 2.4 ph 6.4 nitri 0.3 gh 60 ml/l CaCO3 (3 gotas) kh 10 ml/l CaCO3 (1 gotas) Antes tinha isto: amonia < 0.6 ph 7.0 nitri 0.1 gh 140 ml/l CaCO3 (7 gotas) kh 110 ml/l CaCO3 (11 gotas) Sempre teve CO2 e continua. Cumps PS: Sem que os restantes valores podem estar alterados, pois o aqua ainda esta a ciclar. Mas nao esperava ver o KH com o valor actual como está. Citar Os sonhos de uns são as certezas de outros.
MárioFoito Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Em prnicipio deve ter sido dos troncos, é normal ele acidificarem a água e tornarem-na mais mole, o substracto da ADA não tenho a certeza mas penso que seja neutro, mas para teres a certeza disso podes fazer uma experiencia, agarras num bocado de substrato e metes num copo, testas a água antes e depois de ter o substracto, assim tiras as duvidas do que poderá ser. Se a tua ideia é fazer um plantado tens os valores muito bons, quem me dera ter conseguido isso quando tinha o meu, o unico problema com um KH tão baixo vai ser as mudanças de Ph, tens de ter muito cuidado com isso Eu quando li o teu post inicial foi um bocado asim por alto e, tinha ficado com a ideia que o kH tinha subido por isso é que te disse que o meu era 14. Abraço Citar
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 22, 2006 Publicado: Janeiro 22, 2006 Olá de novo. A mudança de layout foi radical.Areao e substrato novo (ADA) e mais dois troncos novos (guardei os antigos). Normalíssimo... Ao introduzires esse substracto novo, ele vai baixar o pH para valores da ordem de 6.0-6.5 E é também certo e sabido, que quanto menor o pH, mais pequenos serão o GH e o KH. E se antigamente tinhas CO2 a bombar, e tinhas um pH dessa ordem, é normal que o KH fosse alto (muitos iões bicarbonato e carbonato na água). Agora, quase todo o CO2 está na forma de ácido carbónico (H2CO3) e CO2. Sem que os restantes valores podem estar alterados, pois o aqua ainda esta a ciclar. Mas não (palavra corrigida) esperava ver o KH com o valor actual como está. É muito previsível... não te preocupes. Se tens um KH tão baixo, até é bom, de certa forma. Quer dizer que a maior parte do CO2 que injectes, está na forma de CO2, assimilável pelas plantas. Vai medindo o pH, se não oscilar, mesmo tendo um KH baixo, é bom sinal. Significa que o areão, por si só, está a estabilizar o pH. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts