Recommended Posts

Publicado

Preciso de ajuda. Reparei que no meu aquário (água doce) começaram a aparecer uns caracóis. Retirei um e fotografei-o. Para já ainda só vi 4. Se isto for uma praga que me aconselham a fazer. Estes caracóis comem as plantas?

caracol.jpg

Obrigado desde já.

Ricardo

Publicado:

Olá.

Eu tenho vários desses caracóis, e eles não comem as plantas. Pelo menos riccia, glosso e musgo de java não comem.

Salvo erro, são detritívoros e algívoros. Só comem algas e restos de comida e folhas mortas.

Se quiseres acabar com eles, acho que um bótia palhaço dá conta do recado.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

Nome científico: Biomphalaria glabrata para a mais comum

Super-família: Lymnaeoidea

Familia: Planorbidae

Sub-familias: Planorbinae

Géneros: Bulinus e Planorbis

Origem: todas as regiões tropicais e temperadas do mundo

Tamanho: 2 a 3 cm

Respiração: aérea, por pulmões

Temperatura: de 10 à 32°C

Utilidade: grande consumidor de algas

Particularidade: concha em forma de corno de carneiro, que em inglês faz com que mereçam o nome de "Ramshorn Snails" (Caracol Corno de Carneiro)

Estes convidados dos nossos aquarios poêm os ovos sob a forma de uma massa gelatinosa, geralmente sobre o vidro, se bem que as plantas também sejam um suporte de eleição.

No meio ambiente, eles apresentam uma preferência pelas águas dos rios calmos ou dos pântanos de águas dormentes. Entre umas vinte espécies conhecidas na Europa Central, Biomphalaria Glabrata (o planorbe cornudo) é de salientar dado o tamanho de sua concha que varia de 2 a 3 cm.

Salvo erro, são detritívoros e algívoros. Só comem algas e restos de comida e folhas mortas.  

Esta é a sua preferencia , mas também mordiscam plantas(nada de preocupante)

Para combater os exessos basta colocar uma rodela de batata ou pepino para eles se juntarem e depois retirar os que se quiser.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

eu não tenho varias tenho centenas....ja vi os ovos deles e todas as suas fases,so que nao posso meter o botio por causa dos meus red cherrys