luis.silva.52 Publicado Janeiro 21, 2006 Publicado Janeiro 21, 2006 Boas, antes de mais queria agradecer toda a ajuda que me possam dar a identificar esta praga e uma possível solução para a mesma. De um dia para o outro o meu aqua ficou infestado por milhares de bichinhos com cerca de 0,5 mm, os maiores, que não consigo identificar. Eles nadam muito rápido, para o seu tamanho é claro, e não mais do que a 1 cm do fundo. Notei que se agarram aos restos de comida que cai no fundo. Quando apertados com as unhas dão um estalo, devem ter carapaça. Parecem-se com as dáfnias. Quanto ás alterações ocorridas no aqua, aqui vai: - Dois dias antes introduzi 3 corydoras, 2 ottos e 2 pit bull´s. - um dia introduzi 3 lentilhas de água dum riacho aqui perto. Bom, à primeira vista pode-se dizer logo que foi das lentilhas, que realmente seria o mais provável. O que parece estranho é que num outro áqua que tenho de áqua fria pus uma boa centena delas e nada de bixinhos. Ora aqui vão umas fotos dos ditos: A primeira foto é num tubo de testes e as outras três dentro de uma bolha de água, vejam só o tamanho deles. Penso que não me esqueci de referir nada e toda a ajuda é bem vinda. PS: Quem tiver um microscópio ou simplesmente quiser uma amostra posso enviar. Vou estar em Lisboa neste Domingo, se me puder encontrar com alguém que me pudesse ajudar agradecia. Um abraço a todos, Luis Silva
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 23, 2006 Autor Publicado: Janeiro 23, 2006 Boas, estou a ficar muito preocupado por duas razões: primeiro a praga está a agarrar-se aos discus e eles já estão stressados e não comem, segundo, tanta gente a ver o tópico e ninguém se pronuncia. Será que alguém pode sequer dar uma opinião? NÃO SEI O QUE FAZER Com os melhores cumprimentos, Luis Silva
Regal Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Acho que ninguém se pronuncia, porque ninguém sabe o que é! Eu já ando aqui à um tempo e nunca vi tal coisa! Aguarda por alguém te saiba elucidar!
nunomiguel Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Olá, Talvez piolho (argulus). Faz uma pesquisa no google.. procura as imagens e compara com o que aí tens. Retira todos os peixes desse aquário. Nos discos tenta retirar o parasita com uma pinça, por exemplo. Coloca-os noutro aquário com antibiótico e um pouco de anti-fungus. Convém desinfectar tudo com permanganato de potássio (PP). Podes também usar o PP para dar banhos curtos ou longos aos peixes. Faz umas pesquisas pois o PP pode-se tornar perigoso para os peixes... Vê aqui as dosagens: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199 Cumprimentos, Nuno
FredSilva Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Se costumas estar em Lisboa fala com o Dr. Rui Ferreira de Almeida que ele talvez te ajude a identificar os bichos atravez do microscopio e tambem a arranjar solução. Podes tambem falar com um veterinario que conheças. O veterinario da minha cadela e do meu gato, analisa as feses dos meus peixes e tudo que eu lhe leve lá (no caso foram só mesmo feses). Se fores do norte eu arranjo-te o contaco dele... Abraços.
FredSilva Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Já vi que és alentejano, não te adianta arranjar o contacto do veterinario. Já sabes Dr. Rui Ferreira de Almeida, e tambem o Vitor Hugo Quaresma, melhor só na "feira", eh eh eh. Abraços.
rasec Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 http://www.pond-doctor.co.uk/longatozA.html Para tratares os peixes teras de fazer banhos de sal. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
bluejay Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Vê este link http://elacuarista.com/secciones/enferme5_parasito.htm faz scroll para o fim da página e vê se são parecidos.
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 23, 2006 Autor Publicado: Janeiro 23, 2006 De à pouco para agora já estão com um opráculo fechado. Tenho aqui em casa flagyl, azul de metileno formalina e omniour da Seara. Qual será o mais indicado? e a melhor forma de administrar? Para já vou fazer banhos curtos em água salina. mais logo dou notícias.
rasec Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Dos que tens ai optava pela formalina. Se não me engano 2 ml por cada 100 Litros. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 23, 2006 Autor Publicado: Janeiro 23, 2006 Ok Formalina. Vou então experimentar. O sal fica para segundo plano. Um abraço
ET Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 Se forem os piolhos que me parece que seja, o Cyprinopur da Sera segundo o site funciona.
zpoliveira Publicado: Janeiro 23, 2006 Publicado: Janeiro 23, 2006 A mim parece-me uma infecção por crustáceos parasitas, e os mais comuns em Porugal são: Caligulus minimus "o piolho do robalo" - mas é um parasita de peixes marinhos; Lernaea cyprinacea - parasita de águas doces com a extremidade cefálica em forma de âncora (pelas imagens não me parece que seja) Argulus foliaceus - causa necrose da pele do hospedeiro e Paragnathia formica - parasita apenas na fse larvar, 2ª larva ou praniza e caracteristica de tanques de terra Pelas imagens que aquí tenho assemelham-se mais com o Argulus foliaceus, mas obviamente que não posso garantir que o sejam! De qualquer forma aquí ficam os tratamentos recomendados: choque osmótico (só como forma de profilaxia) Banho com formalina (250mg/L, 60 min) ou triclorfon - pesticida organofosforado com várias designações comerciais - entr 0,5-1mg/L, 24 a 48Hr Qualquer destes banhos deve ser imediatamente interrompido se os peixes começarem a demonstrar alterações de comportamente como, por exemplo, perdas de equilibrio. Espero que isto ajude, no entanto a sebenta que estou a utilizar para dizer estes tratamentos já não é propriamente recente, por isso mesmo sendo estes os tratamentos utilizados em aquaculturas podem entretando ter aparecido formas diferentes de tratar esta parasitose! Boa sorte e desculpem o testamento! Zé Pedro
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 23, 2006 Autor Publicado: Janeiro 23, 2006 Últimas novidades, depois de ter administrado formalina na porção de 2mml por 100 L de água às 4 da tarde, os argulus continuam ainda vivos, pelo menos alguns, pegados aos troncos, mas os peixes parecem ter melhorado e até já demonstram algum apetite, apenas um ainda tem o operáculo fechado. Amanhã às 4 da tarde voltarei a administrar formol. De manhã, se ouver alterações volto a dar notícias. Um abraço Luis Silva
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 Vou deixar aqui uns artigos que pesquisei e segundo os mesmos o diflubenzuron e alguns organofosforados tais como o trichlorfon e o malathion, são eficazes. Neste artigo mosta um estudo onde utililizam o diflubenzuron, é muito onteressante. Sé resta saber onde encontrar o diflubenzuron.
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 Segundo esta foto não restam dúvidas quanto á identificação da praga. Assemelha-se mais aos das minhas fotos O link, http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....cac9ac164f3cddc
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Janeiro 24, 2006 Publicado: Janeiro 24, 2006 Viva Luís Desculpem mas só vi o tópico hoje. Podes tratar com um produto da sera para piolhos em carpas . Chama-se Cyprinopur. O trochlorfon era o melhor para isto mas saiu do mercado ( era o neguvon, usado no gado) : Existe ainda como principio activo de alguns herbicidas mas não recomendo porque desconheço o excipiente. Cump. Rui
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 24, 2006 Autor Publicado: Janeiro 24, 2006 Boas, os discus já vêm comer, não tão euforicamente mas já comem, os argulus é que teimam em desaparecer. Hoje há em mais quantidade nos troncos. Todos os discus já abrem os operáculos. Vou procurar a loja que vende o Cyprinopur. Como hoje ainda não tenho o produto referido vou continuar a administrar formalina. Um abraço e vou continuar a dar notícias. Um abraço, Luis Silva
luis.silva.52 Publicado: Janeiro 27, 2006 Autor Publicado: Janeiro 27, 2006 Boas, depois de aplicar a formalina 3 dias seguidos os peixes já não apresentam sintomas e voltaram a comer normalmente, os argulos é que teimam em desaparecer, agora em muito menos quantidade mas ainda subsistem alguns. Como eles só sobrevivem alguns dias sem hospedeiros talvêz eles sejam eliminados. De qualquer das formas estou à espera do Cyprinopur que só chega para a semana, mais vale prevenir. Depois comunico as alterações. Um abraço, Luis Silva
luis.silva.52 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2006 Boas, em relação aos bichinhos que pensavamos que eram argulos, pois é, estive a ver com uma lupa que aumenta consideravelmente e verifiquei que não tem o formato dos argulos. eles são mais parecidos com uma joaninha com patas por baixo. Ainda não fiz o tratamento com cyprinopur e ainda bem pois não sei se resultaria. Ainda mantenho num frasco bastantes bichos e no aqua tambem mas em muito menos quantidade. Voltamos á estaca zero. Será que alguém pode tirar fotos com um microscópio? Seria bom para colocar as fotos. Um abraço, Luis Silva
JPRibeiro Publicado: Fevereiro 16, 2006 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Olá, Não tenho experiência nenhuma com discus mas, não poderias introduzir alguns peixes que comam esses "piolhos" ? Saudações. http://ocontagotas.blogspot.com
luis.silva.52 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Quando fiz o tratamento com formalina introduzi 40 neons rosa para predar esses bichinhos. Fiquei sem saber se a redução drástica se deveu à formalina ou aos neons. Fiz algumas experiências em recipiente reduzido com formalina, azul de metileno e sal. A formalina só mata numa concentração que os peixes não suportariam, o azul não resultou e o sal também só numa concentração mais elevada e neste morreram mais depressa que com formalina. Como conclusão nenhum destes três componentes testados elimina esta praga com segurança para os peixes. A minha preocupação é que podem ser parasitas e ter consequências desastrosas para os peixes. Continuo a precisar de toda a vossa ajuda. Um abraço, Luis silva
Vitor Melo Publicado: Fevereiro 25, 2006 Publicado: Fevereiro 25, 2006 Olá Luís. Se estiveres disposto a tentar, e é só o que me ocorre neste momento: compra Fluvermal líquido na farmácia e utiliza 1mL por cada 10 litros de água no aquário. Experimenta antes num recipiente à parte para não estares a fazer trataemntos em vão. Outra alternativa será o permanganato de potássio na proporçao de 1 pastilha por 100l de água... Qualquer um destes tratamentos são perfeitamente suportáveis pelos discus! São tratamentos relativamente baratos, mas aconselho-te a experimentar antes em recipientes à parte. Um abraço, boa sorte, Vitor Melo De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Quinzico_The_Twin Publicado: Fevereiro 26, 2006 Publicado: Fevereiro 26, 2006 Olá, um tratamento alternativo (e algo eficaz) é com o Masoten. Para aplicares este medicamento deverás baixar a temperatura para 25ºC de modo a ser tolerado mais fácilmente pelos peixes (a partir dos 28ºC pode ser toxico para alguns peixes). O tratamento é o seguinte: 1 - Fazer uma solução de Masoten com 1g para 1 litro de água (o Masoten é vendido em pó) 2 - Utilizar 1ml da solução confeccionada no ponto 1 para cada litro de água do aquário 3 - Ao fim de 3 dias, mudas 50% da água e colocas carvão activo para filtrar o restante medicamento. De modo a minimizar o risco para os peixes, o PH deverá estar entre os 6 e os 7. Também podes fazer o tratamento com formalina, mas só é relativamente eficaz se for formalina 35% a 45%, e em banho curtos (somente de imersão). Boa sorte Bruno Quinzico - The Twin As acções de hoje são as consequências do amanhã!!! www.algareef.com
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Fevereiro 27, 2006 Publicado: Fevereiro 27, 2006 Quinzico , consegues arranjar Masoten? è que o Masoten nunca existiu em Portugal que eu saiba. O principio activo é o Triclorfon e existiu como Neguvon para tratar sarna em gado ( e eu usei muito nos Discus para dactylogyrus e Gyrodactilus )e existe agora para tratar pulgas em gatos e cães como spot on e num pesticida . O problema e que nestes não sabemos os excipientes que podem ser perigosos. A formalina é sempre formol a 38% 40 %! Cump. Rui
Recommended Posts