Recommended Posts

Publicado

Boas, antes de mais queria agradecer toda a ajuda que me possam dar a

identificar esta praga e uma possível solução para a mesma.

De um dia para o outro o meu aqua ficou infestado por milhares de

bichinhos com cerca de 0,5 mm, os maiores, que não consigo identificar.

Eles nadam muito rápido, para o seu tamanho é claro, e não mais do que

a 1 cm do fundo. Notei que se agarram aos restos de comida que cai no

fundo. Quando apertados com as unhas dão um estalo, devem ter

carapaça. Parecem-se com as dáfnias.

Quanto ás alterações ocorridas no aqua, aqui vai:

- Dois dias antes introduzi 3 corydoras, 2 ottos e 2 pit bull´s.

- um dia introduzi 3 lentilhas de água dum riacho aqui perto.

Bom, à primeira vista pode-se dizer logo que foi das lentilhas, que realmente seria o mais provável. O que parece estranho é que num outro

áqua que tenho de áqua fria pus uma boa centena delas e nada de bixinhos.

Ora aqui vão umas fotos dos ditos:

IMGP5507.jpg

IMGP5515.jpg

IMGP5519.jpg

IMGP5521.jpg

A primeira foto é num tubo de testes e as outras três dentro de uma bolha de água, vejam só o tamanho deles.

Penso que não me esqueci de referir nada e toda a ajuda é bem vinda.

PS: Quem tiver um microscópio ou simplesmente quiser uma amostra posso enviar.

Vou estar em Lisboa neste Domingo, se me puder encontrar com alguém que me pudesse ajudar agradecia.

Um abraço a todos,

Luis Silva

Publicado:

Boas, estou a ficar muito preocupado por duas razões: primeiro a praga está a agarrar-se aos discus e eles já estão stressados e não comem, segundo, tanta gente a ver o tópico e ninguém se pronuncia. Será que alguém pode sequer dar uma opinião? NÃO SEI O QUE FAZER

Com os melhores cumprimentos,

Luis Silva

Publicado:

Acho que ninguém se pronuncia, porque ninguém sabe o que é!

Eu já ando aqui à um tempo e nunca vi tal coisa!

Aguarda por alguém te saiba elucidar!

Publicado:

Olá,

Talvez piolho (argulus). Faz uma pesquisa no google.. procura as imagens e compara com o que aí tens.

Retira todos os peixes desse aquário. Nos discos tenta retirar o parasita com uma pinça, por exemplo.

Coloca-os noutro aquário com antibiótico e um pouco de anti-fungus.

Convém desinfectar tudo com permanganato de potássio (PP). Podes também usar o PP para dar banhos curtos ou longos aos peixes. Faz umas pesquisas pois o PP pode-se tornar perigoso para os peixes...

Vê aqui as dosagens: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Se costumas estar em Lisboa fala com o Dr. Rui Ferreira de Almeida que ele talvez te ajude a identificar os bichos atravez do microscopio e tambem a arranjar solução.

Podes tambem falar com um veterinario que conheças. O veterinario da minha cadela e do meu gato, analisa as feses dos meus peixes e tudo que eu lhe leve lá (no caso foram só mesmo feses).

Se fores do norte eu arranjo-te o contaco dele...

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

Já vi que és alentejano, não te adianta arranjar o contacto do veterinario.

Já sabes Dr. Rui Ferreira de Almeida, e tambem o Vitor Hugo Quaresma, melhor só na "feira", eh eh eh.

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

De à pouco para agora já estão com um opráculo fechado.

Tenho aqui em casa flagyl, azul de metileno formalina e omniour da Seara.

Qual será o mais indicado? e a melhor forma de administrar?

Para já vou fazer banhos curtos em água salina.

mais logo dou notícias.

Publicado:

Dos que tens ai optava pela formalina.

Se não me engano 2 ml por cada 100 Litros.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Se forem os piolhos que me parece que seja, o Cyprinopur da Sera segundo o site funciona.

Publicado:

A mim parece-me uma infecção por crustáceos parasitas, e os mais comuns em Porugal são:

Caligulus minimus "o piolho do robalo" - mas é um parasita de peixes marinhos;

Lernaea cyprinacea - parasita de águas doces com a extremidade cefálica em forma de âncora (pelas imagens não me parece que seja)

Argulus foliaceus - causa necrose da pele do hospedeiro

e Paragnathia formica - parasita apenas na fse larvar, 2ª larva ou praniza e caracteristica de tanques de terra

Pelas imagens que aquí tenho assemelham-se mais com o Argulus foliaceus, mas obviamente que não posso garantir que o sejam!

De qualquer forma aquí ficam os tratamentos recomendados:

choque osmótico (só como forma de profilaxia)

Banho com formalina (250mg/L, 60 min) ou triclorfon - pesticida organofosforado com várias designações comerciais - entr 0,5-1mg/L, 24 a 48Hr

Qualquer destes banhos deve ser imediatamente interrompido se os peixes começarem a demonstrar alterações de comportamente como, por exemplo, perdas de equilibrio.

Espero que isto ajude, no entanto a sebenta que estou a utilizar para dizer estes tratamentos já não é propriamente recente, por isso mesmo sendo estes os tratamentos utilizados em aquaculturas podem entretando ter aparecido formas diferentes de tratar esta parasitose!

Boa sorte e desculpem o testamento!

Zé Pedro

DBDportugal.gif

Publicado:

Últimas novidades, depois de ter administrado formalina na porção de

2mml por 100 L de água às 4 da tarde, os argulus continuam ainda vivos,

pelo menos alguns, pegados aos troncos, mas os peixes parecem ter

melhorado e até já demonstram algum apetite, apenas um ainda tem o

operáculo fechado.

Amanhã às 4 da tarde voltarei a administrar formol.

De manhã, se ouver alterações volto a dar notícias.

Um abraço

Luis Silva

Publicado:

Vou deixar aqui uns artigos que pesquisei e segundo os mesmos o diflubenzuron e alguns organofosforados tais como o trichlorfon e o malathion, são eficazes.

Neste artigo mosta um estudo onde utililizam o diflubenzuron, é muito onteressante. Sé resta saber onde encontrar o diflubenzuron.

Publicado:

Viva Luís

Desculpem mas só vi o tópico hoje. Podes tratar com um produto da sera para piolhos em carpas . Chama-se Cyprinopur. O trochlorfon era o melhor para isto mas saiu do mercado ( era o neguvon, usado no gado) : Existe ainda como principio activo de alguns herbicidas mas não recomendo porque desconheço o excipiente.

Cump.

Rui

Publicado:

Boas, os discus já vêm comer, não tão euforicamente mas já comem, os argulus é que teimam em desaparecer. Hoje há em mais quantidade nos troncos.

Todos os discus já abrem os operáculos.

Vou procurar a loja que vende o Cyprinopur.

Como hoje ainda não tenho o produto referido vou continuar a administrar formalina.

Um abraço e vou continuar a dar notícias.

Um abraço,

Luis Silva

Publicado:

Boas, depois de aplicar a formalina 3 dias seguidos os peixes já não

apresentam sintomas e voltaram a comer normalmente, os argulos é

que teimam em desaparecer, agora em muito menos quantidade mas

ainda subsistem alguns.

Como eles só sobrevivem alguns dias sem hospedeiros talvêz eles sejam

eliminados. De qualquer das formas estou à espera do Cyprinopur que só

chega para a semana, mais vale prevenir. Depois comunico as alterações.

Um abraço,

Luis Silva

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, em relação aos bichinhos que pensavamos que eram argulos, pois é, estive a ver com uma lupa que aumenta consideravelmente e verifiquei que não tem o formato dos argulos. eles são mais parecidos com uma joaninha com patas por baixo.

Ainda não fiz o tratamento com cyprinopur e ainda bem pois não sei se resultaria.

Ainda mantenho num frasco bastantes bichos e no aqua tambem mas em muito menos quantidade.

Voltamos á estaca zero.

Será que alguém pode tirar fotos com um microscópio?

Seria bom para colocar as fotos.

Um abraço,

Luis Silva

Publicado:

Quando fiz o tratamento com formalina introduzi 40 neons rosa para predar esses bichinhos. Fiquei sem saber se a redução drástica se deveu à formalina ou aos neons. Fiz algumas experiências em recipiente reduzido com formalina, azul de metileno e sal. A formalina só mata numa concentração que os peixes não suportariam, o azul não resultou e o sal também só numa concentração mais elevada e neste morreram mais depressa que com formalina. Como conclusão nenhum destes três componentes testados elimina esta praga com segurança para os peixes.

A minha preocupação é que podem ser parasitas e ter consequências desastrosas para os peixes.

Continuo a precisar de toda a vossa ajuda.

Um abraço,

Luis silva

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá Luís.

Se estiveres disposto a tentar, e é só o que me ocorre neste momento: compra Fluvermal líquido na farmácia e utiliza 1mL por cada 10 litros de água no aquário. Experimenta antes num recipiente à parte para não estares a fazer trataemntos em vão.

Outra alternativa será o permanganato de potássio na proporçao de 1 pastilha por 100l de água...

Qualquer um destes tratamentos são perfeitamente suportáveis pelos discus!

São tratamentos relativamente baratos, mas aconselho-te a experimentar antes em recipientes à parte.

Um abraço,

boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Publicado:

Olá,

um tratamento alternativo (e algo eficaz) é com o Masoten. Para aplicares este medicamento deverás baixar a temperatura para 25ºC de modo a ser tolerado mais fácilmente pelos peixes (a partir dos 28ºC pode ser toxico para alguns peixes). O tratamento é o seguinte:

1 - Fazer uma solução de Masoten com 1g para 1 litro de água (o Masoten é vendido em pó)

2 - Utilizar 1ml da solução confeccionada no ponto 1 para cada litro de água do aquário

3 - Ao fim de 3 dias, mudas 50% da água e colocas carvão activo para filtrar o restante medicamento.

De modo a minimizar o risco para os peixes, o PH deverá estar entre os 6 e os 7.

Também podes fazer o tratamento com formalina, mas só é relativamente eficaz se for formalina 35% a 45%, e em banho curtos (somente de imersão).

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Publicado:

Quinzico , consegues arranjar Masoten?

è que o Masoten nunca existiu em Portugal que eu saiba. O principio activo é o Triclorfon e existiu como Neguvon para tratar sarna em gado ( e eu usei muito nos Discus para dactylogyrus e Gyrodactilus )e existe agora para tratar pulgas em gatos e cães como spot on e num pesticida . O problema e que nestes não sabemos os excipientes que podem ser perigosos.

A formalina é sempre formol a 38% 40 %!

Cump.

Rui